A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.

2 Porque é que tenho tantos acidentes de trabalho na minha empresa?
Quais as medidas que tenho de adoptar na minha empresa para reduzir o numero de acidentes? Porque é que os meus operadores não cumprem os regulamentos internos de S.H.T.? ? ? ? José Carlos Sá, Eng.

3 Riscos ? As falhas ao nível da Segurança e Higiene do Trabalho continuam a ser um dos maiores problemas que as empresas têm por resolver dentro das suas portas. Os motivos para que tal aconteça prendem-se com várias situações. José Carlos Sá, Eng.

4 Riscos ? Alguns exemplos dessas situações… 24-03-2017
José Carlos Sá, Eng.

5 Em busca do risco… Falta de sensibilidade para várias situações, em matéria de higiene e segurança do trabalho, com potencial para o dano; José Carlos Sá, Eng.

6 Em busca do risco… Acções preventivas/correctivas inadequadas face aos riscos existentes; José Carlos Sá, Eng.

7 Em busca do risco… Desorganização dos postos de trabalho; 24-03-2017
José Carlos Sá, Eng.

8 Em busca do risco… Manipulação de substâncias químicas sem informação adequada (Ficha de Dados de Segurança) em matéria de higiene e segurança do trabalho; José Carlos Sá, Eng.

9 Em busca do risco… Utilização de máquinas de trabalho sem competência técnica e sem Manual de Segurança. José Carlos Sá, Eng.

10 Em busca do risco… Com estas atitudes é muito difícil conceber um sistema de gestão de segurança e higiene do trabalho, com o objectivo de atingir o “zero acidentes” e o “zero dia de baixa” resultante de doenças profissionais. José Carlos Sá, Eng.

11 Quais as consequências?
José Carlos Sá, Eng.

12 Análise… O que fazer então? Por onde é que devo começar? 24-03-2017
José Carlos Sá, Eng.

13 Realização da Avaliação de Riscos a todas as actividades
O primeiro passo a dar nas empresas em para solucionar os problemas existentes em matéria de H.S.T. Realização da Avaliação de Riscos a todas as actividades José Carlos Sá, Eng.

14 Avaliação de Riscos Permite determinar a origem, a natureza e os efeitos dos riscos em presença, possibilitando a adopção de medidas de Controlo do Risco, que deverão desenvolver-se a partir de um Planeamento e Programação coerentes, conduzindo, se possível… José Carlos Sá, Eng.

15 Avaliação de Riscos … à eliminação dos riscos ou à sua redução a níveis aceitáveis, através de medidas de engenharia, administrativas ou outras. José Carlos Sá, Eng.

16 José Carlos Sá, Eng.

17 Decreto – Lei n.º 441/91, de 14 de Novembro
Legislação Decreto – Lei n.º 441/91, de 14 de Novembro REVOGADO Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro José Carlos Sá, Eng.

18 Legislação Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro Artigo 5.º
Princípios gerais 3 — A prevenção dos riscos profissionais deve assentar numa correcta e permanente avaliação de riscos e ser desenvolvida segundo princípios, políticas, normas e programas (…) José Carlos Sá, Eng.

19 Obrigações gerais do empregador
Legislação Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro Artigo 15.º Obrigações gerais do empregador 2.b — Integração da avaliação dos riscos para a segurança e a saúde do trabalhador no conjunto das actividades da empresa(…) José Carlos Sá, Eng.

20 Legislação Lei n.º 102/2009 de 10 de Setembro Artigo 42.º
Avaliação de riscos susceptíveis de efeitos prejudiciais no património genético 3 — A avaliação de riscos deve ser feita trimestralmente, bem como quando haja alteração das condições de trabalho susceptível de afectar a exposição dos trabalhadores(…) José Carlos Sá, Eng.

21 Legislação Riscos susceptíveis de efeitos prejudiciais no património genético (exemplos): As preparações e substâncias perigosas (R 46 — pode causar alterações genéticas hereditárias / R 60 — pode comprometer a fertilidade / R 62 — possíveis riscos de comprometer a fertilidade, etc.) As radiações ionizantes e as temperaturas elevadas As bactérias da brucela, da sífilis, o bacilo da tuberculose e os vírus da rubéola (rubivírus) José Carlos Sá, Eng.

22 Avaliação de Riscos Existem várias técnicas de análise de riscos.
VALORIZAÇÃO DO RISCO Com o valor do risco obtido, e comparando-o com o valor do RISCO TOLERÁVEL (que pode ser definido por legislação, normas, etc.) emite-se um juízo sobre a tolerabilidade do risco em questão José Carlos Sá, Eng.

23 …há que CONTROLAR O RISCO!!!
Avaliação de Riscos     Se da avaliação do risco se deduzir que o risco não é tolerável… …há que CONTROLAR O RISCO!!! José Carlos Sá, Eng.

24 Avaliação de Riscos Evitar riscos, se possível eliminando-os na origem; Substituir elementos perigosos por outros não perigosos ou menos perigosos; José Carlos Sá, Eng.

25 Avaliação de Riscos Integrar a prevenção dos riscos no sistema de gestão da empresa; José Carlos Sá, Eng.

26 Avaliação de Riscos Adoptar prioritariamente medidas de protecção colectiva de preferência a medidas de protecção individual; José Carlos Sá, Eng.

27 Avaliação de Riscos Adaptar o trabalho ao homem;
Adaptação ao progresso técnico e às alterações na informação; José Carlos Sá, Eng.

28 Avaliação de Riscos Procurar melhorar permanentemente o nível de protecção José Carlos Sá, Eng.

29 Objectivo Final… As condições de Higiene e Segurança do Trabalho dos colaboradores da empresa, deverão ser mais do que… José Carlos Sá, Eng.

30 José Carlos Sá, Eng. 30 José Carlos Sá, Eng.

31 31 José Carlos Sá, Eng.

32 José Carlos Sá, Eng. 32

33 Como conclusão… José Carlos Sá, Eng.

34 Obrigado pela vossa atenção!
José Carlos Sá, Eng.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google