A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3/3/20141 1 PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO. 3/3/20142 2 Devido à grande variedade de técnicas disponíveis e de objetivos a serem atingidos, não existe um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3/3/20141 1 PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO. 3/3/20142 2 Devido à grande variedade de técnicas disponíveis e de objetivos a serem atingidos, não existe um."— Transcrição da apresentação:

1 3/3/ PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO

2 3/3/ Devido à grande variedade de técnicas disponíveis e de objetivos a serem atingidos, não existe um padrão definitivo para a prescrição da massagem. Na prática do SESI Ginástica na Empresa, cada intervenção no ambiente de trabalho tem a duração de poucos minutos. Por esse motivo, seria razoável pensarmos que cada sessão de massagem teria a duração de aproximadamente cinco a 10 minutos. Devido à restrição de tempo, as massagens realizadas com objetivos de resultados físicos devem ser concentradas em regiões corporais específicas, de acordo com o planejamento de cada aula. Alguns estudos demonstram efeitos fisiológicos com massagens de duração de apenas 5 minutos! A tabela seguinte resume os principais parâmetros da massagem no SESI Ginástica na Empresa, com o objetivo de dar suporte ao profissional no planejamento desta atividade. PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO

3 3/3/

4 4 4 CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

5 3/3/ Agora que já sabemos o que fazer, como aplicar e alguns dos porquês da massagem, nos resta chamar atenção para algumas situações de alerta, casos em que a massagem não pode e não deve ser utilizada. É fundamental que o profissional esteja preparado a reconhecer esses riscos e identificar aqueles trabalhadores que não devem acompanhar o grupo quando a atividade envolver técnicas de massagem. Dessa maneira, as aulas serão, além de prazerosas, extremamente seguras para todos. CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

6 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

7 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: Quadros de dor aguda CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

8 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: Quadros de dor aguda Inflamação tecidual CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

9 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: Quadros de dor aguda Inflamação tecidual Presença de hematomas CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

10 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: Quadros de dor aguda Inflamação tecidual Presença de hematomas Calcificações CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

11 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: Quadros de dor aguda Inflamação tecidual Presença de hematomas Calcificações Lesões em nervos periféricos CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

12 3/3/ Algumas contra-indicações para a aplicação de massagem incluem: Quadros de dor aguda Inflamação tecidual Presença de hematomas Calcificações Lesões em nervos periféricos Pessoas com alterações de sensibilidade CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS

13 3/3/ O ESSENCIAL Seja qual for a técnica escolhida ou o objetivo da massagem, é importante que o profissional respeite alguns princípios básicos para garantir a segurança e os melhores resultados.

14 3/3/ O ESSENCIAL Seja qual for a técnica escolhida ou o objetivo da massagem, é importante que o profissional respeite alguns princípios básicos para garantir a segurança e os melhores resultados. Vamos lembrar daquilo que não se deve esquecer?

15 3/3/ ) Relaxe... Antes de iniciar a massagem, os músculos da região devem estar sempre relaxados. Além disso, na postura escolhida, os tendões e ligamentos ao redor da articulação devem estar em posição de mínima tensão. Tipicamente, a massagem deve ser feita com o trabalhador relaxado na posição sentada, de pé ou, quando possível, deitada.

16 3/3/ ) RELAXE... Antes de iniciar a massagem, os músculos da região devem estar sempre relaxados. Além disso, na postura escolhida, os tendões e ligamentos ao redor da articulação devem estar em posição de mínima tensão. Tipicamente, a massagem deve ser feita com o trabalhador relaxado na posição sentada, de pé ou, quando possível, deitada.

17 3/3/ ) RELAXE... Antes de iniciar a massagem, os músculos da região devem estar sempre relaxados. Além disso, na postura escolhida, os tendões e ligamentos ao redor da articulação devem estar em posição de mínima tensão. Tipicamente, a massagem deve ser feita com o trabalhador relaxado na posição sentada, de pé ou, quando possível, deitada.

18 3/3/ ) FUJA DA DOR A massagem NUNCA deve trazer dor!!

19 3/3/ ) FUJA DA DOR A massagem NUNCA deve trazer dor!!

20 3/3/ ) RESPEITE OS LIMITES INDIVIDUAIS Cada indivíduo tem seu próprio limiar de tolerância ao desconforto. Por isso, faça questão de orientar os praticantes para o fato de que a massagem deve ser feita gentilmente, apenas até o ponto em que o colega esteja confortável.

21 3/3/ ) RESPEITE OS LIMITES INDIVIDUAIS Cada indivíduo tem seu próprio limiar de tolerância ao desconforto. Por isso, faça questão de orientar os praticantes para o fato de que a massagem deve ser feita gentilmente, apenas até o ponto em que o colega esteja confortável.

22 3/3/ ) COMUNIQUE SEUS OBJETIVOS Explique aos participantes qual exatamente deve ser a sensação esperada durante a aplicação da técnica. Sensações em regiões diferentes do local da massagem e/ou desconforto indicam que o objetivo não está sendo atingido.

23 3/3/ ) COMUNIQUE SEUS OBJETIVOS Explique aos participantes qual exatamente deve ser a sensação esperada durante a aplicação da técnica. Sensações em regiões diferentes do local da massagem e/ou desconforto indicam que o objetivo não está sendo atingido.

24 3/3/ ) DESACELERE... Instrua os trabalhadores no sentido de controlar a velocidade e intensidade dos movimentos das mãos para reduzir os riscos de lesão. Os movimentos bruscos ou muito vigorosos podem produzir sobrecarga na região que está sendo massageada, aumentando os níveis de tensão ao invés de provocar relaxamento.

25 3/3/ ) DESACELERE... Instrua os trabalhadores no sentido de controlar a velocidade e intensidade dos movimentos das mãos para reduzir os riscos de lesão. Os movimentos bruscos ou muito vigorosos podem produzir sobrecarga na região que está sendo massageada, aumentando os níveis de tensão ao invés de provocar relaxamento.

26 3/3/ ) RESPIRE... Não se esqueça da respiração! Uma sessão de massagem no ambiente de trabalho deve ser relaxante. Mantendo uma respiração lenta, profunda e regular, o praticante atinge um estado de maior relaxamento. Por outro lado, prendendo a respiração o indivíduo tensiona vários músculos, compromete a circulação sanguínea e aumenta os riscos de aplicação da técnica.

27 3/3/ ) RESPIRE... Não se esqueça da respiração! Uma sessão de massagem no ambiente de trabalho deve ser relaxante. Mantendo uma respiração lenta, profunda e regular, o praticante atinge um estado de maior relaxamento. Por outro lado, prendendo a respiração o indivíduo tensiona vários músculos, compromete a circulação sanguínea e aumenta os riscos de aplicação da técnica.

28 3/3/ ) ACIMA DE TUDO, SORRIA!! Qualquer intervenção de massagem fica mais eficiente se for acompanhada de um sorriso! Acima de tudo, o momento de interromper as tarefas diárias para fazer exercícios deve ser prazeroso para o praticante. Lembre-se que a massagem no ambiente de trabalho é na verdade muito mais que um simples toque de mãos...

29 3/3/ ) ACIMA DE TUDO, SORRIA!! Qualquer intervenção de massagem fica mais eficiente se for acompanhada de um sorriso! Acima de tudo, o momento de interromper as tarefas diárias para fazer exercícios deve ser prazeroso para o praticante. Lembre-se que a massagem no ambiente de trabalho é na verdade muito mais que um simples toque de mãos...


Carregar ppt "3/3/20141 1 PARÂMETROS PARA PRESCRIÇÃO. 3/3/20142 2 Devido à grande variedade de técnicas disponíveis e de objetivos a serem atingidos, não existe um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google