A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE SABER - FLEXIBILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE SABER - FLEXIBILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SABER - FLEXIBILIDADE
1

2 FLEXIBILIDADE Nesta etapa, você aprenderá sobre:
As principais definições dos termos relacionados à flexibilidade e alongamento.

3 FLEXIBILIDADE Nesta etapa, você aprenderá sobre:
As principais definições dos termos relacionados à flexibilidade e alongamento. A importância deste tipo de exercício para o Programa SESI Ginástica na Empresa.

4 FLEXIBILIDADE Nesta etapa, você aprenderá sobre:
As principais definições dos termos relacionados à flexibilidade e alongamento. A importância deste tipo de exercício para o Programa SESI Ginástica na Empresa. As possíveis classificações da flexibilidade e alongamento.

5 FLEXIBILIDADE Nesta etapa, você aprenderá sobre:
As principais definições dos termos relacionados à flexibilidade e alongamento. A importância deste tipo de exercício para o Programa SESI Ginástica na Empresa. As possíveis classificações da flexibilidade e alongamento. As técnicas de alongamento mais utilizadas na prática, com suas principais vantagens e desvantagens.

6 FLEXIBILIDADE Nesta etapa, você aprenderá sobre:
As principais definições dos termos relacionados à flexibilidade e alongamento. A importância deste tipo de exercício para o Programa SESI Ginástica na Empresa As possíveis classificações da flexibilidade e alongamento. As técnicas de alongamento mais utilizadas na prática, com suas principais vantagens e desvantagens. Os melhores parâmetros para o treinamento de flexibilidade de acordo com os objetivos do exercício.

7 FLEXIBILIDADE Nesta etapa, você aprenderá sobre:
As principais definições dos termos relacionados à flexibilidade e alongamento. A importância deste tipo de exercício para o Programa SESI Ginástica na Empresa. As possíveis classificações da flexibilidade e alongamento. As técnicas de alongamento mais utilizadas na prática, com suas principais vantagens e desvantagens. Os melhores parâmetros para o treinamento de flexibilidade de acordo com os objetivos do exercício. As referências de normalidade para as amplitudes de movimento articular.

8 UM POUCO DE HISTÓRIA As origens do alongamento parecem estar perdidas na antiguidade. Os primeiros relatos de uso desta técnica remontam o período da Grécia Antiga, como parte do treinamento de ginastas e lutadores.

9 UM POUCO DE HISTÓRIA As origens do alongamento parecem estar perdidas na antiguidade. Os primeiros relatos de uso desta técnica remontam o período da Grécia Antiga, como parte do treinamento de ginastas e lutadores. As posturas de alongamento chamadas “Asanas” também são utilizadas há milhares de anos nas culturas asiáticas, tanto como forma de se alterar o estado mental quanto para se desenvolver habilidades nas artes marciais.

10 FLEXIBILIDADE X ALONGAMENTO
Apesar de trabalhar rotineiramente com essas técnicas, muitos profissionais ainda se confundem quanto ao significado de alguns conceitos básicos.

11 FLEXIBILIDADE X ALONGAMENTO Flexibilidade e Alongamento?
Apesar de trabalhar rotineiramente com essas técnicas, muitos profissionais ainda se confundem quanto ao significado de alguns conceitos básicos. Você sabe qual é a diferença entre Flexibilidade e Alongamento?

12 FLEXIBILIDADE X ALONGAMENTO
Flexibilidade: capacidade de uma ou mais articulações de desenvolver uma determinada amplitude de movimento considerada ideal.

13 FLEXIBILIDADE X ALONGAMENTO
Flexibilidade: capacidade de uma ou mais articulações de desenvolver uma determinada amplitude de movimento considerada ideal. Alongamento: conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de se manter ou aumentar a flexibilidade de uma ou mais articulações de maneira segura e eficaz. Zachazewski – Athletic Injury Rehabilitation, 1990

14 EM OUTRAS PALAVRAS...

15 EM OUTRAS PALAVRAS... A flexibilidade é uma valência física, assim como a capacidade cardiorrespiratória, força e resistência muscular etc. Já o alongamento é o método usado para se treinar a flexibilidade. Simples, não?

16 EM OUTRAS PALAVRAS... A flexibilidade é uma valência física, assim como a capacidade cardiorrespiratória, força e resistência muscular etc. Já o alongamento é o método usado para se treinar a flexibilidade. Simples, não? Podemos dizer, portanto, que utilizamos exercícios de alongamento como forma de manter ou desenvolver a flexibilidade.

17 AMPLITUDE DE MOVIMENTO (ADM)
É a medida de um movimento articular, que pode ser expressa em graus. Quanto maior a amplitude de movimento articular, maior é a flexibilidade de uma dada articulação.

18 AMPLITUDE DE MOVIMENTO (ADM)
É a medida de um movimento articular, que pode ser expressa em graus. Quanto maior a amplitude de movimento articular, maior é a flexibilidade de uma dada articulação.

19 EXEMPLO A amplitude fisiológica de flexão do joelho é de aproximadamente 150 graus, a partir da posição anatômica (joelhos totalmente estendidos). É natural que exista alguma variabilidade nesses valores mesmo entre indivíduos saudáveis, já que diversos fatores podem interferir na flexibilidade (idade, sexo, atividades laborais e esportivas etc).

20 EXEMPLO A amplitude fisiológica de flexão do joelho é de aproximadamente 150 graus, a partir da posição anatômica (joelhos totalmente estendidos). É natural que exista alguma variabilidade nestes valores mesmo entre indivíduos saudáveis, já que diversos fatores podem interferir na flexibilidade (idade, sexo, atividades laborais e esportivas etc).

21 EXEMPLO Quando uma articulação apresenta restrição na sua ADM, isso pode significar encurtamento de algum grupo muscular. Por outro lado, quando a ADM de uma articulação é maior que os limites fisiológicos, isso pode significar alongamento excessivo de algum grupo muscular.

22 EXEMPLO Quando uma articulação apresenta restrição na sua ADM, isso pode significar encurtamento de algum grupo muscular. Por outro lado, quando a ADM de uma articulação é maior que os limites fisiológicos, isso pode significar alongamento excessivo de algum grupo muscular. Restrição na ADM do joelho

23 EXEMPLO Quando uma articulação apresenta restrição na sua ADM, isso pode significar encurtamento de algum grupo muscular. Por outro lado, quando a ADM de uma articulação é maior que os limites fisiológicos, isso pode significar alongamento excessivo de algum grupo muscular. Restrição na ADM do joelho ADM excessiva na coluna

24 MAS QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?

25 MAS QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?
No meio esportivo, a flexibilidade é amplamente reconhecida como uma habilidade importante, já que a amplitude dos movimentos muitas vezes está associada à melhor performance. No entanto, mesmo para as atividades diárias é fundamental que tenhamos amplitudes de movimento fisiológicas.

26 MAS QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?
No meio esportivo, a flexibilidade é amplamente reconhecida como uma habilidade importante, já que a amplitude dos movimentos muitas vezes está associada à melhor performance. No entanto, mesmo para as atividades diárias é fundamental que tenhamos amplitudes de movimento fisiológicas. Para calçar as meias com facilidade, por exemplo, é necessário ter boa amplitude de flexão e rotação do quadril...

27 MAS QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?

28 MAS QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO?
Caso as amplitudes de movimento estejam restritas (o que muitas vezes acontece pelo simples desuso) o desempenho de atividades funcionais pode ficar comprometido. Além disso, o risco de lesões aumenta a partir do momento em que o indivíduo tenta explorar uma amplitude de movimento que suas articulações e músculos não conseguem suportar.


Carregar ppt "O QUE SABER - FLEXIBILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google