A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3/3/20141 1 MASSAGEM A partir de agora estudaremos outra ferramenta bastante utilizada nas séries de exercício do SESI Ginástica na Empresa. Antes disso,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3/3/20141 1 MASSAGEM A partir de agora estudaremos outra ferramenta bastante utilizada nas séries de exercício do SESI Ginástica na Empresa. Antes disso,"— Transcrição da apresentação:

1 3/3/ MASSAGEM A partir de agora estudaremos outra ferramenta bastante utilizada nas séries de exercício do SESI Ginástica na Empresa. Antes disso, faça um pequeno intervalo para recarregar as baterias!

2 3/3/ MASSAGEM A partir de agora estudaremos outra ferramenta bastante utilizada nas séries de exercício do SESI Ginástica na Empresa. Antes disso, faça um pequeno intervalo para recarregar as baterias!

3 3/3/ CONCEITO A palavra massagem tem sua origem do grego masso, que significa literalmente "amassar". De uma maneira bem simples, a massagem pode ser definida como a manipulação de tecidos moles com a intenção de se promover saúde e bem-estar

4 3/3/ CONCEITO A palavra massagem tem sua origem do grego masso, que significa literalmente "amassar". De uma maneira bem simples, a massagem pode ser definida como a manipulação de tecidos moles com a intenção de se promover saúde e bem-estar

5 3/3/ UM POUCO DE HISTÓRIA Atualmente, a massagem é mundialmente difundida, mas os primeiros registros de sua utilização datam de 2000 anos A.C. Historicamente, a massagem terapêutica era parte integrante de diversas culturas, tais como Chinesa, Egípcia, Grega, Hindu, Japonesa e Romana. Vários registros desses tempos sugeriam o valor desta técnica manual como parte integrante da medicina. No entanto, a partir da Idade Média, com a popularização da massagem entre cidadãos comuns, a massagem se separou da evolução científica e da corrente principal das intervenções médicas.

6 3/3/ UM POUCO DE HISTÓRIA Atualmente, a massagem é mundialmente difundida, mas os primeiros registros de sua utilização datam de 2000 anos A.C. Historicamente, a massagem terapêutica era parte integrante de diversas culturas, tais como Chinesa, Egípcia, Grega, Hindu, Japonesa e Romana. Vários registros desses tempos sugeriam o valor desta técnica manual como parte integrante da medicina. No entanto, a partir da Idade Média, com a popularização da massagem entre cidadãos comuns, a massagem se separou da evolução científica e da corrente principal das intervenções médicas.

7 3/3/ Talvez pelo fato de todos reconhecerem os imediatos benefícios de bem-estar após uma sessão, pouco se pesquisou rigorosamente sobre o assunto por muitos anos. Hoje em dia, apesar de ser um recurso amplamente utilizado por diversos profissionais de todo o mundo, ainda existe uma carência enorme de pesquisas direcionadas à investigação mais profunda destas técnicas. UM POUCO DE HISTÓRIA

8 3/3/ POPULARIDADE Para que se tenha uma idéia da popularidade da massagem, apenas nos EUA são gastos mais de U$ 6 bilhões em sessões por ano!! A Associação Americana de Massagem Terapêutica (AMTA) estima que aproximadamente 18% da população do país visita um massoterapeuta com frequência, sendo o público composto por homens e mulheres, jovens, adultos e idosos.

9 3/3/ MASSAGEM NA EMPRESA As intervenções de massagem no ambiente de trabalho também vêm passando por um grande processo de expansão. No ano 2000, a AMTA estimava que 14% das 200 maiores empresas norte- americanas ofereciam massagem como parte do programa de benefício aos seus colaboradores. Um número crescente de empresas atualmente reconhece que oferecer massagem aos seus colaboradores é uma alternativa de baixo custo e alto retorno sobre investimento.

10 3/3/ TERRA DO FUTEBOL E DA MASSAGEM Quem já recebeu uma boa sessão de massagem sabe o quão relaxante e prazerosa essa técnica pode ser. No entanto, mesmo sem qualquer formação profissional na área, muitos se consideram experts em massagem. Assim como se costuma dizer que no Brasil temos mais de 180 milhões de técnicos de futebol talvez não seja exagero assumir que temos também muitos milhões de massoterapeutas...

11 3/3/ TERRA DO FUTEBOL E DA MASSAGEM Quem já recebeu uma boa sessão de massagem sabe o quão relaxante e prazerosa essa técnica pode ser. No entanto, mesmo sem qualquer formação profissional na área, muitos se consideram experts em massagem. Assim como se costuma dizer que no Brasil temos mais de 180 milhões de técnicos de futebol talvez não seja exagero assumir que temos também muitos milhões de massoterapeutas...

12 3/3/ GARANTIA DE SUCESSO... Não é por acaso que, de maneira geral, utilizar técnicas de massagem nos programas de promoção de saúde no trabalho significa garantia de sucesso e satisfação. Muitos profissionais do Ginástica na Empresa já devem ter vivenciado situações em que os trabalhadores oferecem resistência para participar das séries de exercícios ou alongamentos. No entanto, se a programação do dia for uma série de massagem relaxante, o problema provavelmente será fazer com que todos voltem ao trabalho...

13 3/3/ OU CAMPO MINADO! Por outro lado, certamente há também casos em que os trabalhadores oferecem resistência às sessões de massagem, especialmente em duplas ou grupos, por preconceito ou simplesmente rejeição ao toque interpessoal. Por isso, é importante que o profissional tenha bastante bom senso e critério ao propor atividades de massagem para turmas novas, grupos de ambiente hostil ou em setores predominantemente masculinos. Conhecendo bem as pessoas e o ambiente de trabalho da empresa cliente, o profissional não corre o risco de avançar o sinal com atividades que podem, se mal recebidas, causar efeitos totalmente adversos.

14 3/3/ OU CAMPO MINADO! Por outro lado, certamente há também casos em que os trabalhadores oferecem resistência às sessões de massagem, especialmente em duplas ou grupos, por preconceito ou simplesmente rejeição ao toque interpessoal. Por isso, é importante que o profissional tenha bastante bom senso e critério ao propor atividades de massagem para turmas novas, grupos de ambiente hostil ou em setores predominantemente masculinos. Conhecendo bem as pessoas e o ambiente de trabalho da empresa cliente, o profissional não corre o risco de avançar o sinal com atividades que podem, se mal recebidas, causar efeitos totalmente adversos.

15 3/3/ MAS QUAIS SÃO OS REAIS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM? Os Pilares Conceituais do Programa SESI Lazer Ativo fazem menção ao trabalhador que aprende, se cuida e se diverte. Em todas estas dimensões, a massagem pode contribuir de forma muito significativa!

16 3/3/ MAS QUAIS SÃO OS REAIS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM? Os Pilares Conceituais do Programa SESI Lazer Ativo fazem menção ao trabalhador que aprende, se cuida e se diverte. Em todas estas dimensões, a massagem pode contribuir de forma muito significativa!

17 3/3/ CONSCIÊNCIA CORPORAL Ao receber uma massagem, por exemplo, o trabalhador tem a oportunidade de aprender mais sobre seu próprio corpo. Muitos indivíduos, por exemplo, não saberiam, até que fossem alertados, o quanto os músculos da coluna se tornam tensos quando se sustenta uma postura incorreta de trabalho.

18 3/3/ CONSCIÊNCIA CORPORAL Ao receber uma massagem, por exemplo, o trabalhador tem a oportunidade de aprender mais sobre seu próprio corpo. Muitos indivíduos, por exemplo, não saberiam, até que fossem alertados, o quanto os músculos da coluna se tornam tensos quando se sustenta uma postura incorreta de trabalho.

19 3/3/ ALÍVIO DE DORES E INTEGRAÇÃO SOCIAL A massagem pode ser entendida ainda como uma maneira de cuidar de si mesmo e do outro, na medida em que auxilia no alivio de dores corporais, tensão e rigidez muscular. Por fim, o momento da massagem pode ser extremamente divertido, contribuindo para a integração entre colegas e para a sensação de prazer e bem-estar no ambiente de trabalho.

20 3/3/ ALÍVIO DE DORES E INTEGRAÇÃO SOCIAL A massagem pode ser entendida ainda como uma maneira de cuidar de si mesmo e do outro, na medida em que auxilia no alivio de dores corporais, tensão e rigidez muscular. Por fim, o momento da massagem pode ser extremamente divertido, contribuindo para a integração entre colegas e para a sensação de prazer e bem-estar no ambiente de trabalho.

21 3/3/ EFEITOS FÍSICOS E MENTAIS A lista de benefícios atribuídos à massagem é enorme. Segundo a Associação Americana de Massagem Terapêutica (AMTA), os potenciais resultados ocorrem tanto no plano físico quanto mental. Na tabela do slide seguinte estão listados alguns dos principais aspectos relacionados diretamente à realidade do trabalhador:

22 3/3/201422

23 3/3/ SIGNIFICADO Podemos perceber que a massagem pode ser uma ferramenta extremamente útil para responder a diversas demandas do cliente. Sendo assim, é fundamental reconhecer que ela possui um significado que vai muito além do simples toque…


Carregar ppt "3/3/20141 1 MASSAGEM A partir de agora estudaremos outra ferramenta bastante utilizada nas séries de exercício do SESI Ginástica na Empresa. Antes disso,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google