A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional Petrópolis PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional Petrópolis PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional Petrópolis PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES

2 Dimensão: Marketing VariávelPropostas Planejamento de marketing Criar Plano de Marketing adequado às características da cidade (a ser realizado por profissionais qualificados) e que contemple o ecoturismo. *Material Promocional *Elaboração e confecção de material promocional. *Participação em Feiras e Eventos *Divulgação dos Atrativos e comercialização dos Roteiros: ABAV, O Rio é de vocês, Salão do Turismo, Brite, RioIntertour, Adventure Fair.

3 Dimensão: Serviços e Equipamentos Turísticos VariávelPropostas Espaço para eventosConstrução de um Centro de Convenções. *Capacitação dos meios de hospedagem *Aumentar capacidade hoteleira – Casas de Hóspedes. *Centro de Atendimento ao Turista *Reestruturação dos Centros de Informação Turística – CIT’s. *Qualificação profissional *Criação da Escola de Turismo, Hotelaria e Gastronomia *Sinalização turística*Circuito a Pé – sinalização locacional e informacional para Turista.

4 Dimensão: Cooperação Regional VariávelPropostas Planejamento Capacitar iniciativa privada e gestores públicos para a gestão da instância regional de turismo, benchmarking e sensibilização sobre a importância da regionalização; acompanhar a implantação do plano de desenvolvimento turístico para a região. Promoção e apoio à comercialização Articular atores para a confecção de material promocional dos destinos e roteiros de forma integrada (folheteria, CD, cartazes e divulgação na mídia nacional); articular a inclusão da região Serra Verde Imperial nas caravanas de operadoras e agências de viagem.

5 Dimensão: Monitoramento VariávelPropostas *Setor específico de estudos e pesquisas no destino *Criação do Observatório Regional do Turismo. *Pesquisa de demanda*Realização de pesquisa de demanda com periodicidade definida.

6 Dimensão: Políticas Públicas VariávelPropostas Existência de cooperação público-privada Articular parcerias entre os setores público e privado para a comercialização e promoção do destino. Existência de cooperação público-privada Implantar projeto do parque temático de ciência e tecnologia. Existência de cooperação público-privada Articular ações que viabilizem a candidatura da cidade para ser subsede da Copa de Existência de planejamento Revisar, atualizar, adequar e implantar o Plano Imperial, com avaliação de resultados.

7 Dimensão: Economia Local VariávelPropostas Infraestrutura de negóciosCriar linhas de financiamento específicas para a atividade turística na região. *Infraestrutura de negócios *Integrar as modalidades de turismo entre o primeiro distrito e os demais, implantando ônibus turísticos devidamente equipados.

8 Dimensão: Infraestrutura Geral VariávelPropostas *Segurança Pública*Implementação de um plano de capacitação para proteção ao Turista. *Urbanização*Revitalização das praças existentes no Centro Histórico.

9 Dimensão: Aspectos Sociais VariávelProposta *Cidadania*Sensibilização e participação sistemáticas da comunidade na atividade turística.

10 Dimensão: Aspectos Culturais VariávelPropostas *Patrimônio histórico e cultural *Criação de um Centro de Serviços e Apoio Operacional à Rua Teresa nas Instalações da antiga fábrica Dona Isabel (imóvel tombado) *Patrimônio histórico e cultural *Criação de um Centro de Tradições Petropolitanas nas instalações da antiga fábrica da Bohemia (prédio tombado)

11 Dimensão: Atrativos Turísticos VariávelPropostas *Atrativos Culturais *Estruturar adequadamente os Atrativos Turísticos: Casa da Princesa Isabel, Catedral, Theatro D. Pedro, Trono de Fátima, Barão de Mauá, entre outros. *Atrativos Culturais *Criação dos Circuitos Turísticos: Artes e Enogastronômicos. *Atrativos Naturais *Reestruturação dos Circuitos Ecorurais: Rota 22, Taquaril, Brejal e Serra dos Órgãos. *Eventos programados *Consolidação do Calendário Anual: Expo Petrópolis, Bauernfest, Festival de Inverno, Festival Internacional de Corais, Festival de Tecnologia de Petrópolis, Festival Literário, Petrópolis Gourmet e Natal de Luz.

12 Dimensão: Aspectos Ambientais VariávelPropostas Destinação pública de resíduos Implantar uma usina de destinação e reaproveitamento de resíduos. Implantar um sistema de coleta seletiva de lixo domiciliar. Destinação pública de resíduos Implantar uma rede de biodigestores. Destinação pública de resíduos Criar programa de capacitação em gestão ambiental no destino.

13 Dimensão: Acesso VariávelPropostas Outros tipos de acesso (aquaviário e ferroviário) Implantar projeto da Estrada de Ferro Príncipe Grão-Pará. Sistema de transporte no destino Construir uma estrada de ligação Bingen- Quitandinha. Sistema de transporte no destino Municipalizar a rodovia união- indústria. Sistema de transporte no destino Implantar ciclofaixa.

14 Dimensão: Capacidade Empresarial VariávelProposta Qualificação profissional Criar pólos técnicos de preparação de mão- de-obra nos distritos de Petrópolis; articular o aproveitamento dos espaços existentes, tais como escolas, igrejas, centros de treinamento e qualificação.


Carregar ppt "Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional Petrópolis PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google