A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura Cliente /Servidor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura Cliente /Servidor"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura Cliente /Servidor

2 Arquitetura baseada no Cliente Todo o processamento da informação é feita na máquina do usuário. Caso haja servidor, fica a cargo do mesmo apenas fornecer ou armazenar as informações. Exemplos: Office, Corel Draw. (software de desktop) Outros exemplos: Google Earth, software da Receita.

3 Arquitetura baseada no Servidor o Todo o processamento da informação em uma remota. o Maquina do usuário(cliente), recebe apenas a interface gráfica. Não há processamento relacionado a aplicação nesta maquina. o Páginas contendo apenas HTML. o Caso haja tecnologias como: Ajax, JavaScript, Flash, Applet Java não pode ser considerado nesta arquitetura, pois tais tecnologias executam na maquina do cliente.

4 Arquiteturas anteriores

5 Time-sharing baseada em um processamento centralizado. Uma máquina, chamada de hospedeiro, é responsável por rodar todos os programas e gerenciar todos os recursos. Processamento compartilhado pelos programas em uma única máquina; Terminais conectados remotamente ou localmente; Terminais não possuem nenhuma capacidade de processamento (tela, teclado e hardware); Compartilhamento de dados a qualquer terminal;

6 Resource-sharing vários computadores (estações de trabalho) interligados, sendo cada um capaz de realizar seu próprio processamento. Alguns desses computadores são responsáveis em compartilhar e gerenciar recursos tais como impressora, disco, etc (servidores de rede). Rede não é utilizada para processamento cooperativo; Existe apenas o compartilhamento do recurso; Compartilhar a base de dados permitindo o acesso por várias pessoas simultaneamente; Inviável o tráfego de informações pela rede;

7 Arquitetura cliente/servidor(I) Mainframes Estrutura Cliente/Servidor Maiframes são computadores de grande porte que fazem processamento de dados de forma centralizada: modelo que até os anos 90 reinava absoluto. Principais Desvantagens do modelo maiframe: Serviços e recursos reduzidos; Centralização de dados e recursos de processamento; Inflexibilidade; Custos elevados.

8 Fotos de um Mainframe produzido pela IBM

9 Arquitetura cliente/servidor(II) consiste de vários computadores, cada um com seu próprio processamento, interligados em rede. A diferença básica para a arquitetura Resource‐Sharing é que aqui já começa a haver um processamento distribuído cooperativo. O processamento é feito agora pela própria máquina responsável pelo armazenamento e distribuição da informação, diminuindo assim o tráfego de informações na rede.

10 Conceitos “É uma arquitetura onde o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (Servidor), enquanto que outro é responsável pela obtenção dos dados (Cliente)”. BATTISTI, (2001, pág. 38).

11 “É uma abordagem da computação que separa os processos em plataformas independentes que interagem, permitindo que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtém o máximo de benefício de cada dispositivo diferente, ou seja, Cliente/Servidor é um modelo lógico”. VASKEVITCH, (1995, pág. 375).

12 “Sistema inovador surgido nos anos 90 e muito utilizado no meio corporativo, baseado em três componentes principais: gerenciamento de banco de dados, que funcionam como servidores; redes, que funcionam como meio de transporte de dados e, finalmente, softwares para acesso aos dados: Clientes”. BATTISTI, (2001, pág 39).

13 Vantagens Na maioria dos casos, a arquitetura cliente-servidor permite que os papéis e responsabilidades de um sistema de computação possam ser distribuídos entre vários computadores independentes que são conhecidos por si só através de uma rede. Isso cria uma vantagem adicional para essa arquitetura: maior facilidade de manutenção. Por exemplo, é possível substituir, reparar, atualizar ou mesmo realocar um servidor de seus clientes, enquanto continuam a ser a consciência e não afetado por essa mudança;

14 Todos os dados são armazenados nos servidores, que geralmente possuem controles de segurança muito maiores do que a maioria dos clientes. Os servidores podem controlar melhor o acesso a recursos, para garantir que apenas os clientes com credenciais válidas possam aceder e alterar os dados;

15 Desvantagens Clientes podem solicitar serviços, mas não podem oferecê-los para outros. Sobrecarregando o servidor, pois mais clientes mais informação que precisara de mais e mais banda. Um servidor poderá ficar sobrecarregado caso receba mais solicitações simultâneas dos clientes do que pode suportar;

16 Estrutura básica Em uma rede de computadores existem uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes. Temos servidores para arquivos, banco de dados, e outras funções, tais como: servidores de impressão, servidores web, etc.

17 Em uma rede de computadores existem uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes. CLIENTE SERVIDOR EXECUTA REQUISITA RESPONDE

18 Característica do cliente Inicia pedidos para servidores; Espera por respostas; Recebe respostas; Conecta-se a um pequeno número de servidores de uma só vez ; Normalmente interage diretamente com os usuários finais através de qualquer interface com o usuário;(??) Utiliza recursos da rede.

19 Características dos servidores Reativo; Execução contínua; Sempre espera por um pedido de um cliente; Atende os pedidos e, em seguida, responde aos clientes com os dados solicitados; Pode se comunicar com outros servidores para atender uma solicitação específica do cliente; Fornece recursos de rede.

20 FIM


Carregar ppt "Arquitetura Cliente /Servidor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google