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O Paradigma Cliente/Servidor Prof. Carlos A. Maziero, PhD PPGIA PUCPR.

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1 O Paradigma Cliente/Servidor Prof. Carlos A. Maziero, PhD PPGIA PUCPR

2 2 Sistema centralizado Computador central (mainframe) + conjunto de terminais + recursos centralizados mainframe recursos terminais

3 3 Sistema distribuído Grupo de computadores + suporte de comunicação + recursos compartilhados C1C3C2 rede recursos

4 4 Relações entre entidades Peer-to-peer (não hierárquico) Filtros Cliente/servidor AA cooperação BCA dados SC resposta pedido

5 5 O paradigma cliente/servidor O servidor O servidor: –oferece um serviço aos clientes –passivo: responde aos pedidos dos clientes –efetua um processamento específico O cliente O cliente: –ativo: submete pedidos ao servidor –implementa a interface com o usuário O serviço O serviço: –constitui o contrato entre as partes

6 6 Middleware Infra-estrutura para: –Execução (sistema operacional) –Comunicação (protocolos) –Gerenciamento (ferramentas de suporte) Presente no cliente E no servidor Baseado em padrões abertos Estruturado em camadas

7 7 Arquitetura cliente/servidor ClienteServ. A pedido resposta Serv. B Middleware Suporte de comunicação Máquina BMáquina A Usuário

8 8 Características dos sistemas C/S Contrato Contrato entre cliente e servidor Encapsulamento Encapsulamento do serviço assimétrico Comportamento assimétrico Transparência Transparência de localização Independência Independência de plataforma mensagens Interações por mensagens Escalabilidade Escalabilidade horizontal e vertical

9 9 Vantagens dos sistemas C/S preço/desempenho Melhor relação preço/desempenho equipamentos mais baratos expansão Maior facilidade de expansão expansão incremental dos serviços soluções abertas É possível adotar soluções abertas integrar soluções de diferentes fabricantes falhas Menor impacto das falhas falhas afetam somente parte do sistema mais fácil replicar servidores

10 10 Desvantagens dos sistemas C/S complexo Software mais complexo é preciso quebrar a aplicação em partes saturação da rede Problemas de saturação da rede Maior dependência do meio de comunicação interações devem ser bem projetadas segurança Aspectos de segurança mais críticos dados confidenciais circulam na rede necessidade de criptografia

11 11 Nível: aplicação ou sistema ? C/S a nível de aplicação C/S a nível de sistema Hardware Sistema Aplicação Hardware Sistema Aplicação Hardware Sistema Aplicação Hardware Sistema

12 12 Sistemas cliente/servidor típicos Servidores de arquivos/impressão cliente Acessos a arquivos servidor Jobs de impressão

13 13 Sistemas cliente/servidor típicos Servidores de bancos de dados cliente Chamadas SQL servidor DBMS

14 14 Sistemas cliente/servidor típicos Servidor de cálculo (Unix / X-Windows) terminal (comandos) Servidor de cálculo Cliente gráfico Cliente de cálculo Servidor gráfico X-Protocol (saída gráfica)

15 15 Sistemas cliente/servidor típicos Servidores de WWW HTTP servidor HTML CGI aplicação cliente java cliente HTML

16 16 Sistemas cliente/servidor típicos cliente EspecíficosWWWDHCPDNSNewsE-mailArquivosImpressãoFTPSegurançaCálculoBootpNISGroupware

17 17 Características do cliente Estreita relação com o usuário Pode acessar diversos servidores Interface gráfica usual ou a objetos Sistema operacional leve e flexível Win 95/NT, OS/2, MacOS, JavaOS,... Browser Web: o cliente universal !

18 18 Características do servidor Processamento especializado Pode servir clientes simultâneos controle de concorrência Sistema operacional robusto Unix, Windows NT/2k,... Mainframe + protocolos abertos Servidores replicados Versatilidade em comunicação Atender clientes com vários protocolos

19 19 Características do middleware Suporte às interações entre clientes e servidores: –Protocolos de transporte: TCP/IP, NetBIOS, IPX/SPX, SNA,... –NOS - Network Operating Systems: mensagens, RPC, segurança, arquivos,... –DSM - Distributed System Management: SNMP, CMIP, NIS, SMS,... –Suporte a serviços específicos: HTTP, IIOP, SMTP, ODBC,...

20 20 Clientes gordos ou magros ? Aplicação: GUI + lógica + dados Onde separar cliente e servidor ? –Fat Server : lógica no servidor –Fat client : lógica no cliente GUILógicaDados Thin clientFat server Fat clientThin server

21 21 Clientes gordos ou magros ? Cliente Servidor GUI Lógica Dados GUILógicaDados Arquivos Bancos de dados Transações WWW

22 22 Gordos X Magros Cliente gordo: menos processamento para o servidor possivelmente mais tráfego na rede cliente é mais sensível a mudanças Cliente magro: mais processamento no servidor menos tráfego na rede manutenção mais simples

23 23 2-Tiers X 3-Tiers 2-tiers: cliente e servidor 3-tiers: cliente, lógica e servidor Uso ambíguo ao longo do tempo: Servidores corporativos Servidores departamentais PCs Servidores de bcos de dados Servidores de aplicação Cliente Banco de dados corporativo Banco de dados local Cliente t

24 24 Arquitetura 3-tiers Separação completa: cliente: interface com o usuário aplicação: lógica do negócio dados: informações armazenadas cliente servidor de aplicação servidor de dados B servidor de dados A

25 25 WWW: uma arquit 3-tiers típica HTTP WWW server RDBMS OODBMS OLTP Groupware browser HTML docs CGI clientapplicationdata

26 26 Finalizando... Leitura complementar: The Essential Client/Server Survival Guide, partes 1 e 2 Introduction to Client/Server Systems, capítulo 1


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