A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Narrar fatos Levá-los a refletir sobre a busca de si mesmo Fazê-los acreditar na relação intensa da Programação com a Matemática Conseqüências da informatização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Narrar fatos Levá-los a refletir sobre a busca de si mesmo Fazê-los acreditar na relação intensa da Programação com a Matemática Conseqüências da informatização."— Transcrição da apresentação:

1

2 Narrar fatos Levá-los a refletir sobre a busca de si mesmo Fazê-los acreditar na relação intensa da Programação com a Matemática Conseqüências da informatização Sim, para inclusão de muitos e, Não para nossa própria exclusão CONSIDERAÇÕES INICIAIS

3 Antes do século XVII, não existia nada mais eficiente para se efetuar cálculos

4 Ano: desconhecido(3000 a.c ?) - ÁBACO Inventor: desconhecido

5

6

7 1614 – Descobre o logaritmo

8

9 1614 – Francês que construiu a Pascalina (somava e subtraia)

10

11 1622 – Inglês que criou a régua de cálculo circular

12

13 Alemão que inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina. Efetuava cálculos de multiplicação e divisão, tornando-se a antecessora direta das calculadoras manuais

14

15 1802 – Francês que automatizou a máquina de tear, utilizando cartões perfurados

16

17 1822 – Inglês que desenvolveu uma máquina diferencial que permitia cálculos com funções trigonométricas e logaritmícas, utilizando os cartões de Jacquard.Em 1834, desenvolveu uma máquina analítica que só foi construída após sua morte.

18

19 1842- Tornou-se a primeira programadora, escrevendo uma série de instruções para o engenho analítico

20 Inglês fundador da Lógica Simbólica, ligando a Lógica à Matemática

21

22

23 Tabulador de Hollerith

24

25

26 1904 – Cria a válvula

27 1943 – Inglês que colocou em funcionamento o Colossus. Este computador usava válvulas ao invés de relés eletromecânicos. Tudo funciona na minha máquina imaginária!

28

29 Características Criado para decifrar os códigos secretos alemães. Possuía válvulas, coincidentemente o mesmo número proposto por Zuse alguns anos antes.

30 1944 – Universidade de Harward. Termina o MARK I

31

32

33 Características Era controlado por programa e usava o sistema decimal. Suas medidas: 15 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. Uma caixa de vidro e de aço inoxidável brilhante acondicionava: peças, 800 km de fios e 420 interruptores para controle. Realizava uma soma em 0,3 s, uma multiplicação em 0,4 s e uma divisão em cerca de 10 s. A programação era feita ajustando os seus 420 interruptores manualmente.

34 1946 – Universidade da Pensilvânia

35

36 Características Era mil vezes mais rápido do que o MARK I, mas em compensação seu tamanho tinha dobrado. Efetuava 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo. Todos os 100 mil componentes, incluindo cerca de 17 mil válvulas eletrônicas encheram 40 gabinetes. A temperatura chegava às vezes aos 67 graus apesar de seus inúmeros ventiladores. Sua programação era muito lenta. O consumo de válvulas era muito grande, tendo que substituir cerca de válvulas por ano.

37 1945 – Sugere que as instruções sejam armazenadas na Memória do computador.

38

39 1947 – Inventam o transistor

40 1 o computador comercial

41 1952 – John Mauchly e Presper Eckert criam o UNIVAC

42 Características O primeiro computador comercial de grande escala era americano e se chamava UNIVAC, UNIVersal Automatic Computer. A programação era feita através de ajustes de chaves. A entrada e saída de informações era realizada por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Ao todo, venderam 46 unidades do UNIVAC Modelo I, que eram normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado UNIPRINTER, que, sozinho, consumia W.

43

44 1959 – criação do Circuito Integrado

45

46 1968 – Foi um dos primeiros. Podia armazenar milhões de números. Surgem conceitos como memória virtual, multiprogramação e sistemas operacionais complexos.

47

48 1971- Planeja o microprocessador Intel 4004, o qual era um único chip com todas as partes básicas de um processador central. Esse processador era a CPU de um computador de 4 bits.

49 1971- Computador de grande porte com 1 MByte de memória e processador de 1 MHz

50 Surge o microcomputador ALTAIR 8800, construído com base no processador da Intel o 8080 que já era um descendente do processador Intel Tornou-se o maior sucesso, marcando o início de uma indústria multibilionária!

51 Criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC para o ALTAIR. Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft.

52 Surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da Commodore

53 1981 – Na Universidade de Cambridge, surge o ZX81

54

55

56

57 1981 – IC LSI - Integrated Circuit Circuit Large Scale Integration

58 1984 – Anita Lopes -Curso de BASIC para as linhas: APPLE, TRS-80 e SINCLAIR

59

60

61

62

63

64 Usam CI de tecnologia VLSI - Integrated Circuit Very Large Scale Integration. em uma Escala Muito Maior de Integração". Os "chips" vêm diminuindo tanto de tamanho, fazendo com que seja possível a criação de computadores cada vez menores. Características

65 2002 – Anita Lopes

66 Aqui eu paro, pois já lhe trouxe ao presente. Agora você irá sozinho e só depende do seu desejo e investimento que vier a fazer para ser incluído nesta História. E, se tudo der certo, quem sabe um dia seus bisnetos estarão vendo sua foto quando forem assistir a uma apresentação como esta.

67 SUA FOTO É meu bisavô(bisavó)!

68 F F M M A busca de si mesmo nos leva a esferas desconhecidas que nos atraem para o desejo do conhecimento profundo sobre os objetos que nos cercam, possibilitando novas descobertas.

69

70 O não desceu no slide anterior porque senão formaria a palavra FIM e esta história ainda não terminou! O não desceu no slide anterior porque senão formaria a palavra FIM e esta história ainda não terminou! I I

71 Anita Lopes AutoraAutora


Carregar ppt "Narrar fatos Levá-los a refletir sobre a busca de si mesmo Fazê-los acreditar na relação intensa da Programação com a Matemática Conseqüências da informatização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google