A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso consciente da água na Educação Infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso consciente da água na Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 Uso consciente da água na Educação Infantil
Mão lava outra, lava uma Uso consciente da água na Educação Infantil Cinthia Regina Piazza Vitalis Chrystina Magalhães Michelle Santana do Nascimento Rosana Machado Jacinto Unidade Escolar: CMTECE Prefeitura de Itanhaém 2012

2 Prefeitura de Itanhaém
Objetivos O projeto objetiva intervir quanto ao uso da água, evitando seu desperdício ou consumo inadequado. Espera-se que ao final do projeto o aluno possa: - ampliar a visão sobre água, relacionando a água encanada a sua origem natural; - diferenciar os usos da água potável da não tratada; - usar seu próprio utensílio para beber água; - escovar os dentes sem desperdício de água; - lavar as mãos antes das refeições e após idas ao banheiro; - reconhecer a importância da contribuição da água para a saúde de todos e indispensável para obtermos uma vida saudável. Prefeitura de Itanhaém 2012

3 Prefeitura de Itanhaém
Premissas A Educação Infantil deve aliar a busca de autonomia em atividades cotidianas à formação de conceitos importantes como o uso consciente da água. Desta forma, ao observar uma criança lavando as mãos deve ser ensinada a maneira de ensaboar os dedos, mas também o uso limitado da água, trazendo a tona conceitos de preservação ambiental, evitando o desperdício. Prefeitura de Itanhaém 2012

4 Prefeitura de Itanhaém
Hipóteses Alunos mais conscientes quanto ao uso correto da água, evitarão o desperdício em procedimentos de higiene e consumo deste bem natural. Prefeitura de Itanhaém 2012

5 Prefeitura de Itanhaém
Justificativa O uso da água é recorrente a inúmeras atividades na Educação Infantil, são momentos de alimentação e higiene que devem conjugar sempre o cuidar com o educar. Nesta linha compõem-se este projeto, visando refletir sobre as ações que envolvem o uso da água, intervindo para que sejam realizadas corretamente e agregando a consciência do consumo, evitando desperdícios. Abordar temas de preservação ambiental para crianças da Educação Infantil visa sensibilizá-los para o futuro, e reconhecer nos pequenos verdadeiros agentes transmissores de conhecimento para comunidade, ampliando o alcance da reflexão sobre o uso consciente da água Prefeitura de Itanhaém 2012

6 “As pessoas não tem idéia do desperdício de água que existe no planeta. Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta são gastos sete litros de água. Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas não fecham a torneira durante a escovação e gastam 10 litros”. Ivanilde Muxfeldt, Assessora de imprensa da Companhia de Saneamento do Paraná. 

7 Prefeitura de Itanhaém
Conclusão/Avaliação Os desdobramentos deste projeto são para toda vida, uma postura mais consciente diante do uso de recursos naturais é necessária pois a água que usamos é finita. Afinal, apenas 1% de todas as reservas de água do mundo encontra-se disponível para uso humano; o restante é composto por água salgada ou congelada em icebergs. Essa pequena porcentagem é responsável pela manutenção da agricultura mundial, manufaturas, uso da comunidade e individual, além de processos de limpeza, incluindo sanitários e chuveiros. Este projeto reflete uma preocupação com o meio-ambiente, possibilitando um aumento da prática de medidas que melhorem os processos de consumo da água. Desta forma, o valor da água cresce e o uso consciente da água leva a dois grandes benefícios: a economia pessoal em termos de gasto com água e a preservação do ambiente. Prefeitura de Itanhaém 2012

8 “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. Madre Teresa de Calcutá


Carregar ppt "Uso consciente da água na Educação Infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google