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Luís Carlos Mota Gregório 5º Seminário de Transporte Urbano de Carga Companhia de Engenharia de Tráfego Histórico e Resultados ZMRC – Zona de Máxima Restrição.

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1 Luís Carlos Mota Gregório 5º Seminário de Transporte Urbano de Carga Companhia de Engenharia de Tráfego Histórico e Resultados ZMRC – Zona de Máxima Restrição de Circulação

2 Objetivos da ZMRC • Reestruturar a logística de abastecimento para a melhoria do trânsito; • Utilização do sistema viário 24hs do dia visando maior racionalidade e eficiência na distribuição de bens e no uso da infraestrutura viária. • Prioriza a mobilidade das pessoas durante o dia e estimula o transporte de mercadorias, operações de carga/descarga e serviços no período noturno.

3 Histórico Expansão da ZMRC para 25 km² - proibido de 2ª à 6ª 10h às 20h e Sábados das 10h às 14h Vias Estruturais Restritas – unificação dos horários de restrição com o da ZMRC VLC é extinto surge o Novo VUC : 6,3m X 2,20m e PROCONVE P5 Criação da ZMRC Centro e Bom Retiro 2ª à 6ª 09h às 19h e Sábados das 10h às 14h ZMRC totalizando 11 km² VUC liberado VLC até às 16h00 - preservar pico da tarde ZMRC Quadrilátero de 2ª à 6ª 10h às 20h e Sábados das 10h às 14h Regulamentação de veículos alternativos: Veículo Urbano de Carga - VUC até 5,50m x 2,20m Veículo Leve de Carga - VLC até 6,30m X 2,20m Garantir a mobilidade e assegurar o desempenho da economia local Exceções na ZMRC Criação da ZMRC - àrea 4 km² Melhoria do trânsito no centro expandido: proibição de caminhões, de 2ª à 6ª das 6h às 21h e aos sábados das 8h às 14h Restrição a caminhões com peso acima de 15 toneladas, das 6 às 9h e das 16 às 21h Não previa exceções – Problemas no abastecimento e na prestação de serviços Aproximadamente 100 km²

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5 ZMRC – 100km² • Diálogo preliminar com entidades afetadas pela medida; • Local que apresenta grande concentração de atividades comerciais, de serviços, além do uso residencial; • Início em 30 de junho de 2008, por decreto municipal; /08 • Ampliação da área para 100 km² com restrição ao trânsito de caminhões das 5h às 21h.

6 ZMRC – 100km² • Decretos complementares que dispõem sobre a liberação do trânsito do VUC; • Exceções (obrigatoriedade de cadastro): ▫ VUC, atendimentos de urgência (ambulâncias, bombeiros e polícia), serviços públicos essenciais (manutenção de rede elétrica, água e telecomunicações), prestação de serviços públicos (coleta de lixo) e outros (construção civil (concretagem, remoção de terra e entulho). • Em 28/07/08 os caminhões foram incluídos no rodízio municipal de placas nas vias do mini anel viário.

7 ZMRC – Exceções • Veículo Urbano de Carga - VUC • Autorização Especial - alimentos perecíveis; mudanças; bomba-lança; feiras-livres; estacionamento próprio; obras na via • Outras excepcionalidades - guincho; reportagem; valores; concretagem; mudanças; terra/entulho; saneamento ambiental; produtos perigosos de consumo local TODOS os caminhões autorizados precisam efetuar o CADASTRO

8 Resultados • Indicadores utilizados: ▫ Volume de tráfego; ▫ Velocidade média em rotas; ▫ Extensão de lentidão na cidade; ▫ Autuações de caminhões; • Além dos indicadores, também foi realizada documentação visual dos efeitos das medidas implantadas (fotos e vídeos).

9 Resultados – Volume de Tráfego • Pesquisa em 10 pontos da cidade, 6 pontos internos à ZMRC, por 6 horas de pico. • Período Antes (abril a junho/2008) Área InternaÁrea ExternaTotal Cidade Tipo de VeículoSet/08Mar/09Set/08Mar/09Set/08Mar/09 Caminhões 2 eixos-58%-59%-6%-17%-21%-29% Caminhões 3 eixos-66%-69%-13%-22% -30% Cam. 4 ou mais eixos-67%-81%-10% -13%-15% VUC-24%-16%9%26%-8%5% Tot. Caminhões-60%-62%-9%-18%-20%-28% Total Caminhões e VUC-48%-46%-7%-12%-18%-22% Automóveis0%-3%4% 1%0% Outros*-4%5%1%6%-2%5% Total Geral-2% 3% 0% *Motos, ônibus e utilitários

10 Área InternaÁrea ExternaCidade Tipo de VeículoAntesSet/08Mar/09AntesSet/08Mar/09AntesSet/08Mar/09 Cam 2 eixos Cam 3 eixos Cam. 4 ou mais VUC Tot. Caminhões Total Cam e VUC Automóveis Outros* Total Geral LOCAIS E VOLUMES Área Interna Av. Duque de Caxias antes da Av. São João Av. Francisco Matarazzo entre R. Costa Jr. E Viad. Antártica Av. Pedroso de Moraes entre Pça. Pan Americana e R. Banibás Av. Ricardo Jafet entre R. Ribeiro Lacerda e R. Artur Thiré R. Heitor Penteado entre R. Abegoária e R. Monsanto R. Henrique Schaumann entre R. Teodoro Sampaio e R. Artur de Azevedo Área Externa Av. Dr. Gastão Vidigal entre R. Hassib Monfarej e R. Mergenthaler Av. Ermano Marchetti entre Av. Santa Marina e Rua Adriano J. Marchini Av. Tancredo Neves entre R. Vergueiro e R. N. Sra. Das Mercês Altura do nº R. Bresser entre R. João A. de Lima e R. 21 de Abril

11 Resultados – Extensão da Lentidão • Redução de 19% na cidade (Antes=01/03/08 a 27/06/08, Depois=01/07/08 a 31/03/09) ▫ Manhã: -29% ▫ Entre pico: -16% ▫ Tarde: -14%

12 Resultados • Velocidade ▫ De 18 principais corredores arteriais da cidade, verificou-se aumento de 9% no pico manhã (21,0 para 22,0 km/h) e ligeira queda de 2% no pico tarde (20,2 para 19,4 km/h); • Autuações ▫ Transitar em local / horário não permitido – Veículo de Carga, Infração Média,4 pontos, R$ 85,13.

13 Documentação fotográfica • Ilustrar os resultados obtidos com as medidas de restrição de trânsito de caminhões na cidade de São Paulo; • Registros realizados em: ▫ Maio e junho de 2008 (antes); ▫ Julho e agosto de 2008 (depois).

14 Marginal Tietê Antes, 12/06/2008Depois, 15/07/2008

15 Av. das Juntas Provisórias Antes, 05/06/2008Depois, 09/08/2008

16 Rua Prof. Atílio Innocenti Antes, 28/05/08Depois, 29/08/08

17 Conclusões • Redução do volume total de caminhões em 22%, aumento de velocidade no PM de 9% e diminuição da extensão da lentidão média do dia em 19%; • Diminuição dos conflitos de trânsito e melhoria da fluidez; • A utilização de medidas regulamentares com a publicação de instrumentos legais implica alterações: ▫ dos segmentos de transporte de bens e prestadores de serviços que se utilizam de caminhões, ▫ nas atividades rotineiras de fiscalização e de procedimentos internos aos órgãos do poder público, ▫ dos agentes da autoridade de trânsito e dos analistas das áreas operacionais, ▫ dos analistas dos processos de emissão de autorização especial.


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