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Realidade Virtual GRUPO: André Lins Heitor Farias Katharine Galdino Leonardo Melo Pedro Felix.

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1 Realidade Virtual GRUPO: André Lins Heitor Farias Katharine Galdino Leonardo Melo Pedro Felix

2 Realidade Virtual Também chamada de : Holograma ou ambiente virtual Objetivo: recriar o máximo de realidade para o individuo

3 Evolução da Realidade virtual • Anos 50: Morton Heilig “pai da realidade virtual” “cinema das experiências” Criou do Sensorama

4 Evolução da Realidade virtual • Ivan Sutherland imaginou o "Ultimate Display“ • 1966 – criou o HMD (monocular ou binocular) • Inicio dos anos 80 - Jaron Lanier, se aprofundou nesse tipo de tecnologia • Utilizou o termo Realidade virtual (1987)

5 Evolução da Realidade virtual Durante muito tempo, as tecnologias de RV foram exclusivas de grandes empresas para desenvolvimento de protótipos e agências como a NASA. • Anos 90 – difusao da realidade virtual • Hoje - a Realidade Virtual é grande aliada do desenvolvimento de novas tecnologias. (medicina, engenharia e administração)

6 Conceito “A exibição mais avançada seria uma sala onde o computador puder controlar a existência da matéria. Uma cadeira exibida seria boa o suficiente para se sentar. Algemas exibidas na sala seriam o suficiente para confinar e uma bala exibida nesta sala poderia ser fatal. Com a programação adequada, a sala poderia ser literalmente o país das maravilhas que Alice andou“. (Ivan Sutherland).

7 Principais características da Realidade Virtual • Imersão • Interação • Envolvimento

8 Tipos de Sistema de Realidade Virtual “A Realidade Virtual pode ser classificada em: Imersiva e Não Imersiva.” (JACOBSON, 1994 apud STIVAL). Tipos: • Sistemas de Simulação • Sistema de Telepresença • Sistema de Realidade Aumentada • RV de projeção ou Realidade Artificial

9 Dispositivo de Entrada de Dados Dispositivos de Interação - Responsável pela manipulação e movimentação dos objetos na realidade virtual; a)Dispositivos com 2DOF • Dispositivos simples muito utilizados no dia a dia; • Baixo custo; • Reduzem o tempo de resposta;

10 Dispositivo de Entrada de Dados b)Luva de Dados • Captura movimentos das mãos e os transferem para o sistema de RV; • Maior imersão no sistema de RV; c) Sensores de Entrada Biológicos • Capturam sinais biológicos e os emitem para o sistema de realidade virtual; • Comandos de voz e sinais elétricos musculares;

11 Dispositivo de Entrada de Dados Dispositivos de Trajetória - Responsável pelo tracking de partes do corpo do usuário; • Responsável pela detecção e rastreamento de trajetória dos movimentos do usuário; • Trabalha conjuntamente com os de interação; • Composto por emissor de um sinal, sensor e caixa controladora;

12 Dispositivo de Saída de Dados Através dos dispositivos de saída de dados que o usuário recebe as informações do sistema de realidade virtual. a)Dispositivos Visuais • Sentido mais explorado para imersão em um sistema de RV; • Monoscópicos - a mesma imagem é exibida para ambos os olhos; • Estereoscópicos - cada olho capta uma imagem ligeiramente diferente; • Uso Individual - Vídeocapacetes (HMDs) • Uso Coletivo – Monitores e sistemas de projeção

13 Dispositivo de Saída de Dados b)Dispositivos Auditivos • Isola as fontes da audição, fazendo com que o usuário capte apenas as fontes selecionadas • Maior imersão no sistema de RV; c) Dispositivos Físicos • Estimulam o tato, a tensão muscular e a temperatura

14 Ferramentas para Criação de RV “O aplicativo de Realidade Virtual é uma simulação animada que permite definir e exibir um objeto 3D, alterar seu ponto de referência e campo de visão, manipular e interagir com os objetos, e fazer com que esses objetos afetem uns aos outros.” Jacobson (1994)

15 Ferramentas para Criação de RV Conceitos compartilhados pelos Softwares de construção de RV: • O Universo: representa o lugar onde ocorrerá a experiência de Realidade Virtual.

16 Ferramentas para Criação de RV • Os Objetos do universo: objetos que são caracterizados por formato, aparência e comportamento. Normalmente são criados através de uma modelagem 3D. (Iluminação, textura, sombras, animação) • As técnicas de apresentação e dinâmicas e feedback.

17 Ferramentas para Criação de RV • Cyberspace Development Kit • REND386 • VRML - Virtual Reality Modeling Language • Virtual Reality Studio • VREAM - Virtual Dream • WorldToolKit para Windows

18 APLICAÇÕES • Jogos e entretenimento • Medicina: estudo tridimensional do corpo humano; intervenções cirúrgicas • Engenharia: criação de protótipos de construções • Arquitetura: simulação de ambientes • Educação: interatividade no processo ensino- aprendizagem • Publicidade: estratégias de marketing • Treinamento de pilotos

19 REFERÊNCIAS • The father of virtual reality. Disponível em: Acesso em: 07 Out • Realidade Virtual. Disponível em:. Acesso em: 04 Out • Realidade Virtual e Multimídia. Disponível em:. Acesso em: 03 Out • Disponível em:. Acesso em: 04 Out • Princípios e aplicações da realidade virtual. Disponível em:. Acesso em: 07 Out • BUEGARE, Bruno. Telepresença, a vídeoconferência muito mais realista. 18 Out Disponível em:. Acesso em: 02 Out Telepresença, a vídeoconferência muito mais realista • FABRICIO, Daniel. Realidade Aumentada - essa tecnologia promete. Disponível em:. Acesso em: 02 Out Realidade Aumentada - essa tecnologia promete. • GOUVEIA, Luís Manuel Borges. Realidade Virtual: Introdução e conceitos associados. Disponível em:. Acesso em: 07 Out

20 REFERÊNCIAS • JACOBSON, L. Realidade virtual em casa. Rio de Janeiro: Berkeley, • KIRNER, Claudio. TORI, Romero. Realidade Virtual: conceitos e tendências. São Paulo: Editora Mania de Livro, • LANDIM, Wikerson. O futuro da realidade virtual. 29 Dez Disponível em:. Acesso em: 07 Out Wikerson. • MACHADO, Liliane dos Santos. Conceitos básicos da realidade virtual. Disponível em:. Acesso em: 04 Out • MEDEIROS. Gustavo Adolfo de. Sistema de realidade virtual para tratamento de fobia. Set Disponível em:. Acesso em: 29 set • MOURA, Clea. Internet 3D e VRML. 22 Set Disponível em:. Acesso em: 02 Out • STIVAL, Douglas O. Realidade Virtual: construindo um novo ponto de vista para unifra. Disponível em:. Acesso em: 30 set • STRICKLAND, Jonathan. Como funciona a realidade virtual. Disponível em:. Acesso em: 07 Out Jonathan. • TRIGO, Clodonil Honório. Desenvolvimento de um ambiente adaptativo de aprendizagem com suporte para colaboração 3D. Disponível em:. Acesso em: 02 Out.2011.


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