A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Voltamos ao ano de 1925, quando os moradores desta região para assistirem às missas precisavam ir até a Igreja Bom Jesus, na praça Rui Barbosa ou até.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Voltamos ao ano de 1925, quando os moradores desta região para assistirem às missas precisavam ir até a Igreja Bom Jesus, na praça Rui Barbosa ou até."— Transcrição da apresentação:

1

2 Voltamos ao ano de 1925, quando os moradores desta região para assistirem às missas precisavam ir até a Igreja Bom Jesus, na praça Rui Barbosa ou até a Igreja Bom Jesus do Portão. Devido as condições do trajeto, a longa distância e sendo impulsionados por sua convicção religiosa, os moradores solicitaram a construção de uma Igreja na região. Do ano de 1925 até o ano de 1962, a comunidade católica local era atendida por um Padre destacado para a capela do Portão, sendo as missas rezadas uma vez na semana.

3 Porém o desejo de ter uma Paróquia não estava realizado. Foi então que no dia 6 de junho de 1962, na casa da família do senhor Estanislau e Tekla Kucek, foi realizada a primeira reunião para a concretização da idéia de se ter a Paróquia, contando com a presença do Reverendo D. Manuel da Silveira Delboux, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, o Reverendo Pe. Dário Zampiero, Pároco da Igreja Bom Jesus do Portão e membros da comunidade.

4 Pois naquela primeira reunião, D. Manuel ouviu da dona da casa, a senhora Tekla Kucek, a manifestação de toda sua devoção a Sagrada Família de Nazaré, sugerindo que a Paróquia recebesse o título de Sagrada Família, para que todas as famílias do Novo Mundo e do mundo inteiro fossem agraciadas pelas bênçãos de Deus. A escolha da Padroeira.

5 A paróquia teve início em um terreno localizado na praça do Novo Mundo, no qual existiam duas construções, uma de alvenaria e outra de madeira. A construção de alvenaria após pequena reforma, foi utilizada para a celebração das missas e a construção de madeira utilizada para a catequese e realização de festas.

6 ª Eucaristia, realizada pelo Pe. Dario – pároco da Capela do Portão

7 O primeiro padre destacado para atender a então capela do Novo Mundo foi o Pe. Henrique Kulesza no ano de 1969, que com seu coajuntor Pe. Ladislau Korzekwa

8 Celebração campal realizada pelo Pe. Henrique.

9 Em 14 de setembro de 1969, D. Manuel da Silveira Delboux, estabeleceu a criação da Paróquia Sagrada Família no bairro Novo Mundo, em uma missa Celebrada ainda no casarão, na qual contou com a presença de autoridades do Governo Estadual e Municipal.

10 Foi adquirido em 1974, um terreno na rua João Stenzowski, com área total de metros quadrados, onde hoje temos a nossa Paróquia.

11 De 1974 até 1983, todos os esforços foram para o desenvolvimento do projeto arquitetônico da Paróquia Sagrada Família, projetado por Lineu Borges de Macedo.

12 A Comissão de Obras trabalhava com muita perseverança, juntamente com vários paroquianos. Durante anos todas as terças-feiras eram realizadas reuniões que não terminavam antes das onze horas da noite.

13 Em 1975 foi lançada a pedra fundamental da Igreja, sendo lacrada uma urna no piso do salão paroquial, na qual continha várias notícias da paróquia, com a presença do pároco Pe. Henrique, o auxiliar Pe. Rupert e Comissão de Obras.

14 Missa celebrada pelo Pe. André, onde hoje temos o salão nobre.

15 Primeira missa celebrada no local onde temos a nossa igreja hoje. Dom Pedro Fedalto presidiu a celebração.

16 Primeira missa celebrada no local onde temos a nossa igreja hoje. Dom Pedro Fedalto presidiu a celebração.

17 O pátio e o antigo barracão verde, local onde realizavam-se festas e aulas de catequese.

18 Comissão de Obras no almoço festivo da conclusão das obras.

19 A nossa igreja concluída nos anos 80, faltavam ainda os acabamentos externos e os jardins.

20 Dona Tekla e Estanislau com o Padre Ladislau, o sonho de se ter uma paróquia no bairro estava pronto.

21

22 Evento ocorrido nos anos 80.

23 A igreja foi concluída em meados dos anos 80 e entrou na fase de acabamentos, que seriam a aquisição de bancos para o templo, na sua área externa, precisava ser feito todo o calçamento, a construção de um salão de festas e o com doações, nos anos 90 foi construído o Centro Catequético, que abriga muitas salas de catequese. Com muito esforço e dedicação dos paroquianos e dos padres que passaram pela paróquia, todos estes objetivos foram concretizados.

24 Fazem parte dessa história famílias que tiveram muita fé cristã e força de vontade para ultrapassar cada obstáculo que aparecia durante a construção de uma Igreja como esta.

25


Carregar ppt "Voltamos ao ano de 1925, quando os moradores desta região para assistirem às missas precisavam ir até a Igreja Bom Jesus, na praça Rui Barbosa ou até."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google