A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você conhece algo a respeito dos profetas do Velho Testamento, sobre a época que viveram? Sabemos mais da vida de Jeremias do que de qualquer outro. Vamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você conhece algo a respeito dos profetas do Velho Testamento, sobre a época que viveram? Sabemos mais da vida de Jeremias do que de qualquer outro. Vamos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Você conhece algo a respeito dos profetas do Velho Testamento, sobre a época que viveram? Sabemos mais da vida de Jeremias do que de qualquer outro. Vamos ajudá-lo a tornar mais concreto seu conhecimento.

3 BIOGRAFIA DE JEREMIAS No ano 627 A.C foi chamado para ser profeta..

4 Jeremias era um homem de posição. Julga-se que tinha cerca de 20 anos ao ser chamado. Foi um importante profeta de Deus para o povo de Judá. Por quase meio século viveu e trabalhou sob cinco governantes diferentes.

5 Foi chamado no terceiro ano do reinado de Josias e continuou como profeta até o fim de seu governo que durou 31 anos.

6 Depois de Josias reinou Jeoaquim que governou onze anos. E Joaquim que governou somente três meses.

7 Veio então Zedequias que reinou onze anos e que permaneceu até que os israelitas fossem levados para o cativeiro.

8 Jeremias viveu para ver a destruição do templo em 586 A.C.

9 Continuou como profeta sob o governo de Gedalias Contra a sua vontade foi levado para o Egito onde morreu no ano de 575 A.C. Selo real de Gedalias encontrado por arqueólogos

10 O CHAMADO Em Jeremias 1:4-19 pode-se ler a descrição desse chamado!

11 “A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.”

12 “Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. Outra vez, me veio a palavra do Senhor, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do Norte. Disse-me o Senhor: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra. Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o Senhor; e virão, e cada reino porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá.”

13 Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos. Tu, pois, cinge os lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença. Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. (Jeremias 1:4-19)

14 HÁ NESTE CHAMADO UM TOM DE MAU PRESSÁGIO. A “vara da amendoeira” e a “panela ao fogo” eram símbolos da ira divina que cairiam sobre o povo.

15 Indicam também que nem Jeremias, nem sua mensagem seriam bem recebidos. Essa mensagem de condenação seria um fardo bem pesado para um jovem de apenas vinte anos.

16

17 Jeremias 7:1-11 O SENHOR Deus mandou que eu fosse ao portão do Templo, aonde o povo de Judá estava indo para a adoração. Ele mandou que eu ficasse ali e anunciasse ao povo a mensagem do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel. A mensagem era esta: — Mudem de vida, mudem a sua maneira de agir, e eu deixarei que vocês continuem vivendo aqui. Não confiem mais nestas palavras mentirosas: “Nós estamos seguros! Este é o Templo do SENHOR, este é o Templo do SENHOR, este é o Templo do SENHOR!” — Mudem de vida e parem de fazer o que estão fazendo. Sejam honestos uns com os outros.

18 “Parem de explorar os estrangeiros, os órfãos e as viúvas. Não matem mais pessoas inocentes neste lugar. E parem de adorar outros deuses, pois isso vai acabar com vocês. Se vocês mudarem de vida, eu deixarei que continuem morando aqui, na terra que dei para sempre aos seus antepassados. — Vejam! Vocês estão confiando em palavras mentirosas e sem valor. Vocês roubam, matam, cometem adultério, juram para encobrir mentiras, oferecem sacrifícios a Baal e adoram outros deuses que vocês não conheciam no passado. Fazem coisas que eu detesto, depois vêm e ficam na minha presença, no meu próprio Templo, e dizem: “Nós estamos seguros!” Será que vocês estão pensando que o meu Templo é um esconderijo de ladrões? Eu tenho visto o que vocês estão fazendo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” Jeremias 7:1-11

19 Será que existe aqui um paralelo com a religião atual? Será que sendo religiosos no domingo temos licença para agir segundo a nossa vontade no mundo dos negócios, na sociedade, em relação à moral?

20 Deus disse àquele povo de antigamente que o lugar correto o culto correto, tinham que estar combinados com vidas justas e corações fiéis. Podemos adivinhar que ao fim desse sermão poucos se agradaram dele. Os sacerdotes pediram a morte de Jeremias, imediatamente.

21 Alguns o defenderam e o protegeram o suficiente para que fugisse do templo e se escondesse. Quando estava em segurança Deus lhe disse que escrevesse suas palavras, então ele as ditou a Baruque, o escriba.

22

23

24

25 VEJA QUE MENSAGEM DEUS LHE DEU PARA TRANSMITIR:

26 Portanto, porque vocês não quiseram escutar as suas palavras, o SENHOR Todo-Poderoso diz: “Eu mandarei buscar todos os povos do Norte e também meu servo, o rei Nabucodonosor, da Babilônia. Vou trazer esses povos para lutarem contra os moradores desta terra de Judá e contra todas as nações vizinhas. Eu as destruirei completamente; elas ficarão arrasadas para sempre e serão um espetáculo horrível e assustador. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.Vou acabar com os seus gritos de alegria e de felicidade e com o barulho alegre das festas de casamento. Vocês não terão mantimento para comer nem azeite para as lamparinas.Toda esta terra ficará arrasada e será um espetáculo horrível. Todas estas nações serão dominadas pelo rei da Babilônia durante setenta anos. Jeremias 25:8-11

27 DESEJOS ÍNTIMOS

28 Jeremias amava as pessoas. Tinha um grande coração e transmitia suas mensagens com grande tristeza. Não se casou e apesar de viver no meio do povo era um solitário

29 Sofreu durante meio século, desejando salvar o povo, mas não lhe deram ouvidos Vamos ler essa passagem que fala do conflito íntimo de Jeremias:

30 – Ó Senhor, tu és que sabes. Lembra de mim e ajuda-me. Vinga- me daqueles que me perseguem. Não tenhas paciência com os meus inimigos para que eles não me matem. Lembra que é por causa de ti que eles me insultam.Tu falaste comigo, e eu prestei atenção em cada palavra. Ó Senhor, Deus Todo- Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. Não tenho gasto o meu tempo rindo e gozando a vida junto com outras pessoas. Por causa do trabalho pesado que me deste, fiquei sozinho e muito indignado. Por que continuo a sofrer? Por que as minhas feridas doem sem parar? Por que elas não saram? Será que não posso confiar em ti? Será que és como um riacho que seca no verão? O Senhor respondeu: Se você voltar, eu o receberei de volta, e você será meu servo de novo. Se você disser coisas que se aproveitem e não palavras inúteis, você será de novo meu profeta. O povo voltará para você, mas você não deve voltar para eles. Farei com que você seja para este povo como um forte muro de bronze. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo, pois eu estarei com você para protegê- lo e salvá-lo. Eu o livrarei das mãos dos perversos e o libertarei do poder dos violentos. Jeremias 15:15-25

31 Ó SENHOR Deus, tu me enganaste, e eu fiquei enganado. Tu és mais forte do que eu e me dominaste. Todos zombam de mim, caçoando o dia inteiro. Cada vez que falo, tenho de gritar e anunciar: “Violência! Destruição!” Ó SENHOR, eles me desprezam e zombam de mim o tempo todo porque anuncio a tua mensagem.Mas, quando penso: “Vou esquecer o SENHOR e não falarei mais em seu nome”, então a tua mensagem fica presa dentro de mim e queima como fogo no meu coração. Estou cansado de guardá-la e não posso mais agüentar. Ouço as multidões cochichando: “Há terror-por-todos-os- lados.” E dizem: “Acusem Jeremias! Vamos denunciá-lo!” Até os meus amigos íntimos esperam que eu tropece. Eles dizem: “Talvez ele caia numa armadilha; então nós o pegaremos e nos vingaremos.” Outra passagem reflete a profunda angústia de sua alma.

32 Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso. Os que me perseguem tropeçarão e nunca vencerão. Eles ficarão muito envergonhados por causa do seu fracasso. A desgraça deles não acabará e nunca será esquecida. Assim, ó Senhor Todo-Poderoso, com justiça tu nos pões à prova, pois sabes o que está na nossa mente e no nosso coração. Deixa que eu veja a tua vingança contra os meus inimigos, pois coloquei a minha causa nas tuas mãos. Cantem ao Senhor Deus, louvem o Senhor porque ele livra os pobres do poder dos maus. Maldito seja o dia em que eu nasci! Esqueçam o dia em que a minha mãe me deu à luz! Maldito seja o homem que alegrou o meu pai quando lhe deu esta notícia: “É menino! Você tem um filho!” Que esse homem seja como as cidades que o Senhor Deus destruiu sem dó! Que ele ouça gemidos de dor pela manhã e gritos de batalha ao meio-dia, porque não me matou antes de eu nascer! Pois assim a barriga da minha mãe teria sido a minha sepultura, e eu nunca teria nascido. Por que nasci? Será que foi só para ter tristeza e dor e acabar a minha vida na desgraça? Jeremias 20:7-18

33 Este homem extrovertido de grande coração, ansiava por ser aceito e amado por seus semelhantes, mas por sua lealdade a Deus não conseguia se calar. Ele se encontrava sozinho mas o passar dos anos provou que ele estava certo e o povo errado. O inimigo veio do norte e a calamidade caiu sobre o povo.

34

35 Este livro não fala só de desânimo e lamento. Existem algumas belas previsões sobre o Messias. Deus abriu algumas janelas para que Jeremias pudesse ver um dia melhor no futuro.

36 O Senhor Deus diz: – Volte, povo infiel, pois vocês são meus. Eu vou pegar vocês, um de cada cidade e dois de cada grupo de famílias, e vou levá-los de volta ao monte Sião. Então, quando vocês se tornarem um povo numeroso naquela terra, ninguém mais falará a respeito da arca da aliança. Vocês não pensarão mais na arca, nem lembrarão dela; não precisarão dela, nem farão outra. E aí, quando chegar o tempo certo, Jerusalém será chamada de “Trono do Senhor Deus”, e todas as nações se reunirão ali em meu nome. Não farão mais aquilo que os seus corações teimosos e maus mandarem. Jeremias 3:14,16,17

37 Uma das passagens mais famosas da Bíblia, fala de Sião espiritual. Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. Jeremias 31:31-34

38 Naqueles dias, Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; ela será chamada Senhor, Justiça Nossa. Jeremias 33:16

39 conclusão

40

41

42 DEUS TE ABENÇOE.

43 verdadeinsubstituivel.blogspot.com monergismo.com palavraemelodia.blogspot.com jacksonmacena.com.br historias-da-biblia.blogspot.com Apresentado na rádio Piratininga em 1969, no programa “Abra Sua Bíblia” goodsalt.com themoralliberal.com


Carregar ppt "Você conhece algo a respeito dos profetas do Velho Testamento, sobre a época que viveram? Sabemos mais da vida de Jeremias do que de qualquer outro. Vamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google