A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem."— Transcrição da apresentação:

1 1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a palavra de Deus. A Bíblia é uma composição de livros, que são chamados de “livros sagrados”, porque foram escritos sob a inspiração divina: “Toda escritura é inspirada por Deus”. II Tm 3,16a. Estes livros são chamados também de “livros canônicos” para indicar que constam na revelação autêntica dos livros sagrados. A Bíblia é a palavra de Deus, fonte da doutrina revelada e norma de fé.

2 01.A) Como se divide a Bíblia? A Bíblia se divide em antigo e novo testamento. Testamento significa “aliança”. O antigo testamento trata do começo da humanidade até Jesus Cristo, trata da humanidade e da doutrina do plano de Deus. O novo testamento narra a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, e a história dos primeiros 60 anos da Igreja. A divisão da Bíblia em capítulos foi feita pelo Cardeal Estevão Langton (+1228), em Paris, e a divisão em versículos foi feita pelo Frade Pagnini em 1528.

3 02) POR QUE DEVEMOS LER A BÍBLIA? A íntegra desta resposta encontramos nas palavras de São Paulo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” II Tm 3, “Ela (a Bíblia) tem o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus” II Tm 3,15b.

4 04) QUAIS SÃO OS SINAIS USADOS COMO REFERÊNCIAS PARA A CITAÇÃO DE TRECHOS BÍBLICOS? O QUE SIGNIFICAM? Normalmente, para a citação de trechos bíblicos, podem ser usados os seguintes sinais: números, hífen, o ponto, a vírgula, o travessão, o parêntese, o ponto e vírgula e a sigla, que significam respectivamente: •SIGLA: indica o livro da devida referência, e é composta por duas ou três letras retiradas do próprio nome do livro. Ex: Mt (Mateus), Lc (Lucas), Jo (João), Dt (Deuteronômio) etc... •CAPÍTULOS: Na bíblia são os números maiores e mais destacados. Na citação, ele vem logo depois da sigla. Ex: Mc 10; Jó 3; Sl 5 etc... •VÍRGULA: Separa o capítulo do versículo. •VERSÍCULO: São os números menores, marcados entre as linhas do texto. Na citação este número vem sempre depois da vírgula ou do ponto. Ex: Jo 13,5; Sl 50,4; Is 5,3 etc...

5 •PONTO: Indica um salto entre os versículos. Significa que devem ser lidos somente o que precede e o que segue. Ex: Rm 12,14.17 (ler em Romanos, capítulo 12, os versículos 14 e 17). •HÍFEN: Significa o espaço de leitura entre o versículo anterior e o posterior ao hífen, sem omitir nenhum dos versículos intermediários. Ex: I Cor 4,6-13 (ler em I Coríntios, no capítulo 4, os versículos de 6 a 13, sem pular nenhum). •PONTO E VÍRGULA: Separa a citação dentro de um mesmo livro. Ex: Prov 1,7; 9,10. O ponto e vírgula separa também as citações de um livro para outro. Ex: Tb 5,7; Jer 15,13; Jó 12,8 etc... •PARÊNTESES: Textos entre parênteses se referem aos textos da citação anterior ao parênteses, por uma certa semelhança entre eles. Ex: Prov 1,7 (Sl 110,10).

6 •LETRA “S”: Pode conter uma ou mais letras “esses”, que significa ler mais um (no caso de “s”) ou ler mais dois (no caso de “ss”) versículos imediatamente seguintes. Ex: Gn 7,8ss (ler em Gênesis, no capítulo 7, o versículo 8 mais o 9 e o 10). •TRAVESSÃO: Usado em citações extensas, que ultrapassam capítulos. Ex: Tb 5,5-12,22 (ler no livro de Tobias, do capítulo 5 versículo 5, até o capítulo 12 versículo 22). Um versículo bíblico pode ser dividido em até quatro partes (dependendo do tamanho do versículo), sendo cada parte representada pelas letras A, B, C e D. Ex: Jr 38,4b (ler em Jeremias capítulo 38 o versículo 4, até a segunda parte, ou, segundo ponto).

7 05) É CORRETO INTERPRETAR SOZINHO AS PASSAGENS BÍBLICAS DIFÍCEIS OU QUE CAUSAM DÚVIDAS? A QUEM SE DEVE RECORRER? Não é correto interpretar sozinho tais passagens. Realmente a Bíblia possui passagens difíceis, como o próprio Pedro já advertia: “É verdade que em suas cartas se encontram alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes distorcem, como fazem com as demais escrituras, para a sua própria perdição” II Pd 3,16b. Pedro disse ainda: “Antes de mais nada sabei isto: que nenhuma profecia da escritura resulta de interpretação pessoal”. II Pd 1,20. É possível e correto interpretar sozinho as passagens bíblicas, se isto serve a seu próprio desenvolvimento espiritual, em suas leituras diárias. Porém, é atitude errônea e grave imprudência diante de Deus e dos homens querer, a partir de leituras particulares, formar novas e falsas doutrinas, deturpando a verdadeira e santa doutrina da Igreja de Jesus Cristo. São Pedro já previa e advertia contra tais fatos: “Por avareza, procurarão, com discursos fingidos, fazer de vós objetos de negócios”. II Pd 2,3a.

8 06) QUEM SÃO OS PERSONAGENS FIGURATIVOS DA BÍBLIA? Os autores bíblicos, sob inspiração divina, ilustram a história sagrada, algumas vezes, com personagens figurativos e simbologias para expressar melhor a mensagem sagrada. Os autores bíblicos que usaram tais simbologias ou personagens figurativos escolheram, cada qual, a forma que no seu tempo melhor servia para transmitir a sua idéia no plano de Deus, igualmente como ocorreu na história do casamento de Caim. Entre os personagens figurativos da Bíblia estão: Adão, Eva, Caim, Abel, Set, Noé etc... Existem ainda outros dos quais não se sabe se realmente existiram ou não, como é o caso de Jó e Jonas. Tudo isso é realmente inspiração de Deus, pois textos com mensagens da história sagrada de 1700 A.C. permanecem vivos até hoje, como se tivessem sido escritos há pouco tempo, apesar da constante evolução do mundo.

9 07) O QUE SÃO LIVROS APÓCRIFOS? São livros que versaram sobre os mesmos assuntos de alguns escritos bíblicos mas que não são tidos como inspirados por Deus e, portanto, não estão incluídos no cânon oficial. Em geral foram escritos na mesma época ou um pouco mais tarde que os livros do cânon oficial. Quase sempre os livros apócrifos aparecem sob nomes fictícios de autores inspirados, como por exemplo: “Evangelho de Pedro”, “Atos de Paulo”, “O livro de Henoc”, “Os Salmos de Salomão”, “Proto-Evangelho de Tiago” etc...


Carregar ppt "1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google