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EDP UNIVERSITY CHALLENGE EDP UNIVERSITY CHALLENGE 2009 Outubro 2008 Prémio Anual de Estratégia e Marketing.

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Apresentação em tema: "EDP UNIVERSITY CHALLENGE EDP UNIVERSITY CHALLENGE 2009 Outubro 2008 Prémio Anual de Estratégia e Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 EDP UNIVERSITY CHALLENGE EDP UNIVERSITY CHALLENGE 2009 Outubro 2008 Prémio Anual de Estratégia e Marketing

2 Objectivos Objectivos

3 3 EDP University Challenge 2009 O EDP University Challenge 2009 tem por finalidade atribuir um prémio ao melhor trabalho nomeadamente nas áreas de estratégia e marketing apresentado pelos alunos universitários das principais escolas a nível nacional. Permitir aos estudantes universitários a realização de projectos o mais próximo possível da realidade empresarial; Promover a investigação aplicada na área da estratégia e marketing; Aproximar as empresas da população universitária com enfoque na área da estratégia e marketing, de forma a identificar talentos para possível colaboração futura. Objectivos

4 4 O projecto – visão macro Universidades População universitária População universitária Target Resultados Aproximação à realidade empresarial Aproximação à realidade empresarial Bolsas e estágios para o grupo vencedor Bolsas e estágios para o grupo vencedor Desenvolvimento sustentado do país Planos de estratégia e marketing Planos de estratégia e marketing Identificação de talentos

5 Âmbito Âmbito

6 6 Âmbito Temas O objectivo do EDP University Challenge 2009 é Contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da Licenciatura, Pós-graduação e Mestrado (1.º e 2.º ciclo do processo de Bolonha). Estimular a criatividade dos estudantes universitários sobre temas relacionados com o sector energético e mais concretamente com as energias renováveis.

7 7 Âmbito “A EDP e as Energias Renováveis: um futuro lado a lado” Alguns temas possíveis sobre os quais os trabalhos/projectos se poderão basear: Análise estratégica das energias renováveis para a EDP ao nível de Portugal; Estratégia e processos de fidelização de clientes portugueses para um mercado de energias liberalizado; Elaboração de um Business Plan (modelo de negócio) para campanha de divulgação da actividade da EDP no âmbito das energias renováveis em Portugal; Elaboração de plano de comunicação para promoção da imagem da EDP associada às energias renováveis em Portugal; Criação/análise crítica de estratégias de marketing desenvolvidas para os produtos e imagem da EDP;

8 8 Âmbito “A EDP e as Energias Renováveis: um futuro lado a lado” Alguns temas possíveis sobre os quais os trabalhos/projectos se poderão basear: Elaboração de um modelo de negócio para lançamento de novos produtos associados às energias renováveis (Biomassa, Eólica, Hídrica, Oceanos, Solar); Elaboração de plano de comunicação para campanhas de sensibilização da população em Portugal relativamente às energias renováveis; Elaboração de plano de comunicação para campanhas de sensibilização da população portuguesa relativamente a eficiência energética; Estudo de soluções tecnológicas inovadoras ou em processo de desenvolvimento para o aproveitamento mais eficiente das fontes de energia renováveis;

9 9 Âmbito “A EDP e as Energias Renováveis: um futuro lado a lado” Alguns temas possíveis sobre os quais os trabalhos/projectos se poderão basear: Desenvolvimento de equipamentos de microgeração e aperfeiçoamento de sistemas e equipamentos de microgeração já existentes no mercado; Desenvolvimento de projectos inovadores podendo compreender caso o entendam uma componente de engenharia / arquitectura / estratégia ou marketing para o aproveitamento de energias renováveis; Estudo sobre o aproveitamento de biomassa (florestal, animal e outros resíduos) para sistemas de cogeração e geração de raiz; Estudos de potencial aproveitamento da energia das ondas; Potencial aproveitamento da energia eólica instalada em turbinas eólicas no mar;

10 10 Âmbito “A EDP e as Energias Renováveis: um futuro lado a lado” Alguns temas possíveis sobre os quais os trabalhos/projectos se poderão basear: Desenvolvimento do conceito de “cidade renovável”; Plano de comunicação para promoção da energia eólica residencial em Portugal; Desenvolvimento de conceito para programa/concurso televisivo alusivo ao tema das energias renováveis; Estudo e desenvolvimento de soluções de mobilidade que impliquem a utilização de veículos eléctricos; Estudo e desenvolvimento de soluções de mobilidade que impliquem a utilização de veículos movidos a energias renováveis (os projectos poderão contemplar a componente de engenharia, estratégia, marketing ou apenas alguma(s) das referidas componentes).

11 Critérios de avaliação dos projectos

12 12 Critérios de avaliação dos projectos A avaliação dos trabalhos/projectos terá por base nomeadamente os seguintes aspectos: Definição do problema / objectivos do projecto; Metodologia de abordagem; Definição estratégica (Targeting, Positioning, Segmenting); Definição do marketing mix; Criatividade; Inovação; Plano de implementação (caso aplicável); Sustentabilidade do projecto; Apresentação do projecto (relatório formal) Note-se, no entanto, que em face do tipo de projecto apresentado alguns dos critérios de avaliação anteriormente referidos poderão não ser aplicáveis.

13 Cronograma Cronograma

14 14 Cronograma Actividades Meses 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 … 1) Briefing do projecto nos estabelecimentos de ensino (1º Semestre) 2) Período de inscrições (1º Semestre) 3) Desenvolvimento de trabalhos (1º Semestre) Set 08 – 10 Nov 08 4) Briefing do projecto nos estabelecimentos de ensino (2º Semestre) 5) Período de inscrições (2º Semestre) 6) Desenvolvimento de trabalhos (2º Semestre) 7) Avaliação de todos os projectos 8) Cerimónia de entrega de prémios Set 08 – 21 Nov 08 10 Nov 08 – 27 Fev 08 Jan 09 – 9 Mar 09 9 Mar 09 – 9 Jun 09 10Jun08 – Jul09 Set 09

15 15 Cronograma  21 de Novembro de 2008 A data limite de entrega dos trabalhos é: A data limite para entrega dos elementos de candidatura ao prémio é:  27 de Fevereiro de 2009 Cronograma – 1º Semestre Os grupos podem enviar questões/esclarecimentos relacionadas com o negócio da EDP desde o dia 11 de Novembro de 2008 até ao dia 05 de Dezembro de 2008 para o endereço de e-mail EDPUniversChallenge.premivalor@gmail.com Questões / Esclarecimentos

16 16 Cronograma  9 de Março de 2009 A data limite de entrega dos trabalhos é: A data limite para entrega dos elementos de candidatura ao prémio é:  9 de Junho de 2009 Cronograma – 2º Semestre Os grupos podem enviar questões/esclarecimentos relacionadas com o negócio da EDP desde o dia 10 de Março de 2009 até ao dia 23 de Março de 2009 para o endereço de e-mail EDPUniversChallenge.premivalor@gmail.com. Questões / Esclarecimentos

17 17 Cronograma Cronograma – Avaliação 1.A avaliação preliminar dos projectos pela equipa da PremiValor Consulting será efectuada durante o mês de Junho de 2009. 2.Os projectos finalistas (5 projectos) serão alvo de uma avaliação final por parte de um júri constituído para o efeito (Julho de 2009). 3.A cerimónia formal de entrega dos prémios aos vencedores deverá ocorrer em Setembro de 2009, em data a definir

18 18 O Prémio

19 19 O Prémio O “EDP University Challenge 2009” é um prémio universitário que irá atribuir ao grupo vencedor, uma bolsa de estudo no valor de 10.000 euros. Se o grupo vencedor desenvolver o seu trabalho/projecto com o acompanhamento de um docente, este terá direito a uma bolsa de investigação no valor de 3.500 euros. Aos estudantes do grupo vencedor do prémio é dada ainda a possibilidade de realizar um estágio com a duração de 3 meses na EDP em Portugal, Espanha ou Brasil. O Prémio

20 20 Processo de candidatura

21 21 Processo de candidatura As candidaturas dos alunos que pretendam participar no EDP University Challenge 2009 devem ser apresentadas por escrito devendo constar obrigatoriamente a descrição da equipa, ano e turma, estabelecimento de ensino e professor que apoiará a equipa (se aplicável). A existência de um professor a apoiar a equipa é um aspecto que incentivamos bastante na medida em que aumentará o nível qualitativo dos trabalhos. Assim, este será um aspecto relevante a considerar para efeitos da selecção/validação das candidaturas submetidas.

22 22 Processo de candidatura Recepção, selecção e validação de candidaturas ao prémio. A selecção/validação de candidaturas ao prémio destina-se a garantir, logo à partida, a qualidade dos participantes e conferir um maior rigor ao processo. Elementos de candidatura (obrigatórios): 1)As candidaturas deverão ser formalizadas através do preenchimento completo do formulário de candidatura disponível on-line em www.edp.pt;www.edp.pt 2)Fotocópia do bilhete de identidade dos elementos dos grupos candidatos; 3)Fotocópia do cartão de estudante do presente ano lectivo ou outro documento comprovativo de matricula; Processo de candidatura

23 23 Processo de candidatura Recepção, selecção e validação de candidaturas ao prémio Nota: A PremiValor Consulting é a empresa de Consultoria de Gestão que apoia a EDP na realização deste projecto (www.premivalor.com). Processo de candidatura Os elementos anteriormente referidos de acompanhamento das candidaturas ao Prémio deverão ser enviados digitalizados por email para o endereço EDPUniversChallenge.premivalor@gmail.com. Alternativamente poderão ser expedidos por correio, sob registo postal, até aos respectivos prazos para entrega de inscrições, inclusive, para PREMIVALOR - ESTUDOS INVESTIMENTOS E PARTICIPAÇÕES, LDA. Rua Abel Manta n.º 18, 3.º Esq., 2780-174 Oeiras PORTUGAL


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