A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema Solar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema Solar."— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema Solar

2

3 Sistema Solar Na via-láctea o Sol e a Lua estavam conversando...        - Sabe Lua, eu tenho um papel muito importante aqui no espaço... Eu forneço luz aos planetas. Sem mim ninguém na Terra iria sobreviver...        -Ah sol, como eu queria ser você. Você é tão importante, e eu só sou um satélite.        - Mas dar luz para oito planetas dá um trabalhão.        - Hei , Sol qual é a ordem dos planetas mesmo?        - Vou lhe falar por ordem a partir de mim: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, o planeta anão.

4 Sistema Solar

5 Sistema Solar - Planetas
        - Nossa, quantos planetas tem no Sistema Solar...       - Realmente, mas só na Terra já foi provado que existe vida.       - Mas ouvi boatos que em Marte pode existir vida. É verdade?

6 Sistema Solar       - É, em Marte pode sim existir vida mas ainda nada está provado.       - Nossa Sol, você não imagina  como tenho curiosidade de aprender sobre os planetas, você pode me contar um pouquinho de cada um deles?

7 - Que legal! Mas quantos dias ele demora para dar a volta em você?
      - Claro que posso lhe contar. Vou iniciar por Mercúrio.      - Tudo bem.       - Mercúrio é o segundo menor planeta do sistema solar, e também é o mais próximo de mim. Você sabia que a superfície do Mercúrio é muito parecida com a sua?!       - Que legal! Mas quantos dias ele demora para dar a volta em você?       - Ele demora oitenta e oito dias, ele é o planeta que dá volta mais rápida em mim.

8

9 E Vênus? Como ele é?     - É o planeta mais rochoso e provavelmente sua estrutura interna é muito semelhante a da Terra, ele demora 225 dias para dar a volta em mim...

10

11 Sistema Solar - Nossa Sol, não sabia disso... Conte-me da Terra.
- Ela sim, tem uma distância privilegiada pois não está nem tão perto nem tão longe de mim. Ela é o único planeta em que todos tem certeza que existe vida e água. Sabia lua que você é o único satélite natural da terra?! Você percebeu que daqui de cima a Terra é  toda azul, é porque uma grande porcentagem dela é coberto de água. - Nossa como tudo isso é legal. Qual é o  próximo planeta?

12

13 - Agora é o planeta Marte, esse planeta é muito legal.     
- O que tem de legal em Marte?     - Ele é chamado de planeta vermelho, porque ele tem óxido e ferro(ferrugem) em seu solo. Sebe que em Marte tem um vulcão extinto. -Que legal vamos para um outro planeta. Que tal ?

14

15      - Agora vamos para  maior planeta do sistema solar!
- Esse eu sei, é Júpiter.     - Júpiter tem 16 satélites, os quatro maiores são Io, Europa, Ganimedese e Calixto.

16

17 - Eu sei que agora o nome do planeta inicia por s...?
- É Saturno, sexto planeta de distância de mim. Há centenas de anéis girando em volta de saturno os anéis de saturno são feitos de gelo e poeira cósmica.

18

19 Sistema Solar Sistema Solar
-Acho que me lembrei de qual planeta é agora...Urano! Né? - Sim você acertou agora é Urano, parece que é feito de gelo  com uma mistura de gás.       Urano tem 21 luas. -Acho que me lembrei qual planeta é agora...Urano! Né? - Sim você acertou agora é Urano, parece que é feito de gelo  com uma mistura de gás.       Urano tem 21 luas.

20

21

22 Sistema Solar - Agora vamos para Netuno.
- Netuno é cheio de gás e parece que Netuno tem um núcleo rochoso cheio de líquidos e gás. 

23

24 - Esta bem, mas não vai falar de Plutão?
- Não porque Plutão era um planeta, mas agora foi rebaixado para planeta anão. - Muito obrigada Sol por me ajudar a entender melhor sobre esse assunto. - Não precisa agradecer, foi um prazer conversar com você!

25

26 Sistema solar É o conjunto de oito planetas (antes era constituído por nove planetas, porém plutão foi rebaixado a planeta anão), asteróides, satélites naturais, meteoritos, bilhões de cometas, além de gás e poeira, que gravitam em torno do Sol. Localiza-se na galáxia Via Láctea. Começou a se formar há aproximadamente 5 bilhões de anos, a partir de uma enorme nuvem de poeira cósmica e gás resultante da explosão de estrelas.

27 Os planetas, e a maior parte dos asteróides e satélites dos planetas giram em torno do Sol numa mesma direção, órbitas aproximadamente circulares e órbita num mesmo plano, ou próximo, denominado eclíptica. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, urano e Netuno. Eles não brilham e somente são vistos da Terra porque refletem a luz do Sol.

28

29 OS PLANETAS E SEUS SATÉLITES
Ao redor do Sol orbitam oito planetas, que em ordem de proximidade média ao Sol são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas podem ser divididos em dois tipos: planetas telúricos (similares à Terra) e planetas jovianos (similares a Júpiter). Os planetas telúricos são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os jovianos são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. 

30 Os planetas telúricos são pequenos, de baixa massa e compostos basicamente por elementos pesados. São também chamados de planetas internos por serem os mais próximos do Sol. Possuem poucos ou nenhum satélite e são desprovidos de anéis. A superfície é sólida e a atmosfera é tênue, comparada com a massa do planeta. Os planetas telúricos apresentam ou apresentaram atividade vulcânica, causando modificações importantes em sua estrutura interna e na superfície.

31 Os planetas jovianos são grandes em dimensão e massa, como Júpiter
Os planetas jovianos são grandes em dimensão e massa, como Júpiter. Este, por sua vez, é o que mais guarda relação com o Sol. Sua massa está próxima à das menores estrelas. Os planetas jovianos, também chamados gigantes, são compostos basicamente por hidrogênio e hélio. Por isso, apesar de sua grande massa, são menos densos. Não possuem superfície sólida e sua atmosfera é densa. Possuem tipicamente muitos satélites e todos exibem anéis.

32 Alguns dados orbitais dos planetas:

33 Alguns dados físicos dos planetas:


Carregar ppt "O Sistema Solar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google