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DESCARTES 1596-1650 TEORIA DO CONHECIMENTO A DECEPÇÃO COM O SABER DE SUA ÉPOCA • DEPOIS DE SAIR DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS, DESCARTES SE DÁ CONTA DE.

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4 DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO

5 A DECEPÇÃO COM O SABER DE SUA ÉPOCA • DEPOIS DE SAIR DO COLÉGIO DOS JESUÍTAS, DESCARTES SE DÁ CONTA DE QUE NÃO ESTÁ DE POSSE DE NENHUM CRITÉRIO SEGURO QUE LHE PERMITA DISTINGUIR O VERDADEIRO DO FALSO

6 A PROCURA DO FUNDAMENTO SEGURO PARA TODO O SABER HUMANO • A ESSÊNCIA HUMANA É A RACIONALIDADE, LOGO, É A MESMA E É ÚNICA E UNIVERSAL EM TODOS OS HOMENS • O QUE DISTINGUE OS HOMENS ENTRE SI É O USO INDIVIDUAL DA RAZÃO

7 O DESAFIO DE DESCARTES • ENCONTRAR UM MÉTODO PARA BEM UTILIZAR A ESSÊNCIA QUE TODOS NÓS TEMOS E JÁ ESTÁ EM NÓS DESDE O NASCIMENTO, OU SEJA, COMO BEM UTILIZAR A RAZÃO PARA CHEGAR A VERDADE??

8 O MÉTODO E SUAS REGRAS 1- EVIDÊNCIA NÃO ACEITAR COMO CERTO NADA QUE ANTES, NÃO TENHA PASSADO PELO CRIVO DE NOSSO PENSAMENTO. SÓ POSSO ACEITAR O QUE FOR CLARO E EVIDENTE, MEDIANTE A INTUIÇÃO (ATO PURAMENTE RACIONAL COM O QUAL A MENTE COLHE O SEU PRÓPRIO CONCEITO E SE TORNA TRANSPARENTE A SI MESMA)

9 2 – ANÁLISE NÃO É POSSÍVEL RESOLVER ALGO COMPLEXO SEM ANTES DIVIDIR O PROBLEMA EM VÁRIAS ETAPAS. DIVIDIR PARA RESOLVER. É PRECISO SIMPLIFICAR AO MÁXIMO PARA TORNAR SOLUCIONÁVEL UM PROBLEMA.

10 3 – SÍNTESE ESTA ETAPA COMPLETA A ANTERIOR. PRIMEIRO RESOLVER OS PROBLEMAS SIMPLES E FÁCEIS E, DEPOIS, OS MAIS DIFÍCEIS, POR ORDEM DE COMPLEXIDADE.

11 4 – ENUMERAÇÃO FASE AVALIADORA: “FAZER EM TODA PARTE ENUMERAÇÕES TÃO COMPLETAS E REVISÕES TÃO GERAIS, QUE EU TIVESSE CERTEZA DE NADA OMITIR”. CHECAR SE NÃO NOS ESQUECEMOS DE ALGUM PONTO QUE TENHA FICADO OBSCURO OU NÃO PENSADO.

12 A APLICAÇÃO DO MÉTODO PARA BUSCAR A VERDADE QUAL O FUNDAMENTO DO MÉTODO? • A PRIMEIRA COISA QUE DEVEMOS FAZER PARA CHEGAR À VERDADE, É COLOCAR EM DÚVIDA AS CERTEZAS.

13 CARACTERÍSTICAS DA DÚVIDA A DÚVIDA DEVE SER HIPERBÓLICA: ampliar ao máximo do exagero METÓDICA: comedida e cuidadosa PROVISÓRIA: temporária, por um certo tempo ELA DEVE SER TÃO GERAL E SISTEMÁTICA QUE NÃO RESTE QUALQUER PONTO OU SITUAÇÃO QUE ESCAPE DELA

14 EXISTE ALGO QUE NÃO SEJA PASSÍVEL DE DÚVIDA?? POSSO ADMITIR QUE ME ENGANO, POSSO SUPOR QUE NÃO HÁ DEUS, NEM O CÉU, NEM OS CORPOS, E QUE EU PRÓPRIO NÃO TENHO CORPO.

15 MAS, PARA QUE EU ME ENGANE OU PARA QUE SEJA ENGANADO, PARA DUVIDAR E PARA ADMITIR QUE TUDO SEJA FALSO, TORNA-SE NECESSÁRIO QUE EU QUE PENSO SEJA QUALQUER COISA E NÃO NADA.

16 COGITO ERGO SUM A PROPOSIÇÃO PENSO, LOGO EXISTO É A ÚNICA ABSOLUTAMENTE VERDADEIRA PORQUE A PRÓPRIA DÚVIDA A CONFIRMA. TODA A DÚVIDA, SUPOSIÇÃO OU ENGANO, PRESSUPORÁ SEMPRE QUE EU QUE DUVIDO, SUPONHO OU ME ENGANO, EXISTA. O COGITO, COMO EVIDÊNCIA EXISTENCIAL ORIGINÁRIA, É A INTUIÇÃO EXISTENCIAL ORIGINARIA DO SUJEITO PENSANTE.

17 O PRINCIPIO DO COGITO NÃO ENCERRA O HOMEM NA INTERIORIDADE DO SEU EU • É UM PRINCÍPIO DE ABERTURA AO MUNDO, A UMA REALIDADE QUE ESTÁ PARA ALÉM DO EU. PORQUE A MINHA EXISTÊNCIA É A DE UM SER PENSANTE, ISTO É, UM SER QUE TEM IDÉIAS • IDÉIAS SÃO “IMAGENS” DAS COISAS.

18 AS IDÉIAS CORRESPONDEM ÀS COISAS FORA DO MEU PENSAMENTO??? PARA RESPONDER A ESTA PERGUNTA DESCARTES DIVIDE EM TRÊS CATEGORIAS TODAS AS IDEIAS: ADVENTÍCIAS: proveniente dos sentidos FICTÍCIAS: criadas, inventadas pelos indivíduos INATAS: encontram-se desde o nascimento no interior dos homens.

19 A SAÍDA DO SOLIPSISMO: A EXISTÊNCIA DE DEUS A IDEIA DE DEUS É A ÚNICA EM QUE HÁ ALGUMA COISA QUE NÃO PODERIA VIR DE MIM PRÓPRIO, NA MEDIDA EM QUE EU NÃO POSSUO NENHUMA DAS PERFEIÇÕES QUE ESTÃO REPRESENTADAS NESSA IDÉIA.

20 CONCLUSÃO O CONHECIMENTO VERDADEIRO É POSSÍVEL SE AS REGRAS DO MÉTODO FOREM RESPEITADAS A EXISTÊNCIA DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE AS EVIDÊNCIAS (IDÉIAS) E O MUNDO É GARANTIDA POR DEUS, LOGO A VERDADE PODE SER ALCANÇADA. DEUS É O PRINCÍPIO E O GARANTE DE TODA A VERDADE


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