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Teoria do Conhecimento Teoria do Conhecimento INTRODUÇÃO Centro Educacional de Ensino Profissionalizante Pedro Boaretto Neto – CEEP Colégio Estadual Jardim.

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1 Teoria do Conhecimento Teoria do Conhecimento INTRODUÇÃO Centro Educacional de Ensino Profissionalizante Pedro Boaretto Neto – CEEP Colégio Estadual Jardim Clarito Professoras: Ciliane Aparecida Gomes Paula Francieli Santetti Cascavel, 09 de junho de 2010

2 (…)Nada é mais doloroso, mais angustiante do que um pensamento que escapa a si mesmo, ideias que fogem, que desaparecem apenas esboçadas, já corroídas pelo esquecimento ou precipitadas em outras, que também não dominamos. (…) Perdemos sem cessar nossas ideias. É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas. Deleuze e Guattari

3 O que é Conhecimento? Como Conhecemos? O que é possível Conhecer? O que é a Verdade do Conhecimento? Qual é o critério de Verdade?

4 O que é conhecimento? Por conhecimento compreende-se o esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos.

5 Como Conhecemos? Pela relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o objeto a ser conhecido.

6 O que é possível conhecer? O conjunto de saberes acumulados e recebidos pela tradição.

7 Quais as possíveis formas de conhecer? Conhecemos pela intuição e pelo conhecimento discursivo.

8 A intuição é a forma de conhecimento imediato, é uma visão súbita e pode se apresentar de vários tipos: Intuição inventiva: intuição do sábio quando cria novas hipóteses. Intuição inventiva: intuição do sábio quando cria novas hipóteses. Intuição intelectual: Se esforça por captar diretamente a essência do objeto. Intuição intelectual: Se esforça por captar diretamente a essência do objeto. Intuição sensível: Conhecimento imediato dado pelos órgãos dos sentidos. Intuição sensível: Conhecimento imediato dado pelos órgãos dos sentidos.

9 Conhecimento discursivo, é o conhecimento mediato, isto é, aquele que se dá por meio de conceitos. Ele opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinada conclusão. Para tanto, a razão precisa realizar abstrações.

10 Abstrair significa isolar, separar de. A Abstração é quando separamos um elemento de uma representação. A Representação significa a imagem, ou a ideia da coisa enquanto presente no espírito.

11 Conhecimento se faz, portanto, pela relação continua entre intuição e razão, entre vivencia e teoria, entre concreto e abstrato.

12 O que é a verdade do conhecimento? Todo conhecimento coloca o problema da verdade. Assim, é preciso distinguir verdade e realidade. Há verdade ou não, dependendo de como a coisa aparece para o sujeito que conhece. Por isso, dizemos que algo é verdadeiro quando é o que parece ser.

13 Qual é o critério de verdade? No pensando contemporâneo, os representantes da filosofia analítica, entendem a verdade como resultado do consenso, como conjunto de crenças aceitas pelos indivíduos em determinado tempo e lugar e que os ajudam a compreender o real e agir sobre ele.

14 Referências Bibliograficas: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Introdução a Filosofia – Filosofando. 3ª Edição.


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