A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTITUINTES DO SANGUE O Organismo humano em Equilíbrio Sistema Cardio-Respiratório www.espacociencias.com Prof. Ana Rita Rainho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTITUINTES DO SANGUE O Organismo humano em Equilíbrio Sistema Cardio-Respiratório www.espacociencias.com Prof. Ana Rita Rainho."— Transcrição da apresentação:

1 CONSTITUINTES DO SANGUE O Organismo humano em Equilíbrio Sistema Cardio-Respiratório Prof. Ana Rita Rainho

2 Funções do sangue • O sangue estabelece a ligação entre as células e o meio que lhes é externo, permitindo: • Transporte de gases, nutrientes e produtos de excreção • Defesa do organismo • Manutenção do equilíbrio interno do organismo (pH, temperatura…)

3 Constituintes do sangue Plasma 46 a 63% + + Elementos celulares 37 a 54% Glóbulos vermelhos Glóbulos brancos Plaquetas Água Substâncias dissolvidas ou em suspensão - O2 e CO2, - hormonas, - nutrientes, - minerais,

4 Elementos celulares Glóbulos brancos Asseguram a defesa do organismo Plaquetas Coagulação do sangue Glóbulos vermelhos Transporte de gases: O2 e algum CO2

5 Glóbulos vermelhos Células anucleadas, com forma de disco bicôncavo. O transporte de gases é possível graças à hemoglobina, uma proteína específica que possui elevada afinidade para o oxigénio.

6 Plaquetas Formação de um coágulo As plaquetas, com a ajuda de proteínas específicas, formam uma rede densa que impede a passagem das células sanguíneas para os tecidos envolventes dos vasos lesados.

7 Tipos de glóbulos brancos Neutrófilos Eosinófilos Basófilos LinfócitosMonócitos Existem vários tipos de glóbulos brancos, com funções específicas na defesa do organismo. Visualmente distinguem-se principalmente pela forma dos núcleos.

8

9 Imunidade e defesa Macrófago a eliminar bactérias estranhas ao organismo

10 SISTEMA LINFÁTICO Prof. Ana Rita Rainho

11 Linfa é um fluido circulante, constituído por plasma sanguíneo e glóbulos brancos Linfa é um fluido circulante, constituído por plasma sanguíneo e glóbulos brancos Resulta da passagem do plasma através da parede dos capilares para os espaços intersticiais. Embora as células efectuem trocas com o sangue, muitas delas não o conseguem fazer directamente e por isso efectuam trocas com a linfa intersticial.

12 O excesso de linfa é recolhido nos vasos linfáticos, que depois vão repôr o plasma no sistema circulatório ao nível da veia cava.

13 Nem todas as células têm contacto directo com os vasos sanguíneos. Por isso efectuam as trocas gasosas com a linfa intersticial, que será posteriormente recolhida e lançada no sistema circulatório. Funções da linfa Trocas com as céulas.

14 É no Timo e na Medula Óssea que se formam e sofrem maturação os glóbulos brancos. O sistema linfático transporta os leucócitos recém-formados até serem lançados na corrente sanguínea. Funções da linfa Defesa do Organismo.

15 Mais material disponível em


Carregar ppt "CONSTITUINTES DO SANGUE O Organismo humano em Equilíbrio Sistema Cardio-Respiratório www.espacociencias.com Prof. Ana Rita Rainho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google