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Gestor:Marco André Ferreira D’Oliveira

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Apresentação em tema: "Gestor:Marco André Ferreira D’Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAPEVA 3º TRIMESTRE DE 2010

2 Gestor:Marco André Ferreira D’Oliveira
PRESTAÇÃO DE CONTAS 3º TRIMESTRE DE 2010 Gestor:Marco André Ferreira D’Oliveira Lei Federal nº 8.689/93 Art. 12. O gestor do sistema Único de Saúde em cada esfera de governo apresentará, trimestralmente, ao Conselho de Saúde correspondente e em audiência pública nas Câmaras de Vereadores e na Assembléias Legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada.

3 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
POPULAÇÃO: habitantes ÁREA TERRITORIAL: Km² DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 49,05 hab./km TAXA DE URBANIZAÇÃO:75,99+% ÁREA: 643,45 Km² FONTE –IBGE

4 REDE DE SERVIÇO DE SAÚDE PRÓPRIO, CONVENIADO, CONTRATADO
21 UNIDADES BÁSICAS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS CEO CAPS E SAÚDE MENTAL CASA DO ADOLESCENTE NGA SAE-DST/AIDS SAÚDE MATERNO INFANTIL ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA VIGILÂNCIA À SAÚDE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA DENGUE VIGILANCIA SANITARIA CEREST CENTRAL DE REGULAÇÃO EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL SANTA CASA DE MISERICORDIA DE ITAPEVA APAE LABORATÓRIOS SÃO LUCAS BIOLABOR CENTERLAB LITOTRIPSIA ULISP CLÍNICA DE OLHOS ADRIANA HAIDAR AVACCI MÂE DA VIDA ACRODERI

5 VIAGENS ADMINISTRATIVAS
EXPEDIENTE DA SMS Julho Agosto Setembro 3º TRIMESTRE DOCUMENTOS RECEBIDOS 148 160 457 EMITIDOS 229 303 267 799 PESSOAS ATENDIDAS SAUDE 103 145 68 316 EXTERNOS 54 45 39 138 VIAGENS ADMINISTRATIVAS GESTOR 4 5 2 11 TECNICOS 125 9 3 24

6 VALDICREI FRANCISCO DE LIMA
RECURSOS HUMANOS VALDICREI FRANCISCO DE LIMA GERENTE TÉCNICO

7 QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS POR VÍNCULO EMPREGATÍCIO
RECURSOS HUMANOS QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS POR VÍNCULO EMPREGATÍCIO VINCULO JULHO AGOSTO SETEMBRO AUTONOMOS 7 COMISSIONADOS 13 CONTRATOS (PRECESSO SELETIVO E PRAZO DETERMINADO) 247 248 249 ESTAGIÁRIOS 3 PERMANENTE (CONCURSO) 301 311 310 PRONTO ATENDIMENTO 15 TOTAL 586 597

8 FUXO DE DOCUMENTOS RECEBIDOS
RECURSOS HUMANOS OCORRENCIAS JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL DEMISSÕES - CONCURSADOS 1 3 2 ADMISSÕES - CONCURSO 17 11 28 ADMISSÕES - CONTARTO 6 FUXO DE DOCUMENTOS RECEBIDOS JULHO AGOSTO SETEMBRO 3º TRIMESTRE TOTAL 268 228 248 739

9 FUNCIONÁRIOS EM: JULHO AGOSTO SETEMBRO 3º TRIMESTRE FÉRIAS 66 37 26
129 LICENÇA-PRÊMIO 17 51 TOTAL 83 54 43 180

10 VIVIAN SCARANELLO GERENTE TÉCNICA

11 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROCEDIMENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL
Colheita de amostra pro alimentos 02 insp. 03 insp. 01 col. 04 insp. 02 col. 09 insp. 03 col. Colheita de amostra pro água 20 60 Taxas arrecadadas (R$) 4.517,38 5.263,50 4.056,80 13.837,68 Denúncia 33 56 44 133 Programada 607 723 409 1739 Solicitação outro órgão 01 Blitz noturna Polícia Militar Período noturno e finais de semana 38 4 22 64 Feiras livres 154 159 105 418

12 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROCEDIMENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL
Cadastro de estabelecimentos sujeitos à VISA 2 12 11 25 Exclusão de cad. atividade encerrada 3 5 Inspeção dos estabelecimentos sujeitos à VISA 596 688 393 1677 Licenciamento dos estabelecimentos sujeitos à VISA 10 15 40 Análise de Projetos de Arquitetura Aprovação de Projetos de Arquitetura Investigação de Surtos de DTA Investigação de Surtos por Infecção em Serviços de Saúde

13 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROCEDIMENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL
Invest. de eventos adv. e/ou queixas Atividade educativa população 3 Atividade educativa setor regulado Recebimento de denúncias 25 39 89 Atendimento a denúncias 33 56 44 133 Cadastro de asilo Inspeção de asilo Licenciamento de asilo Instauração processo administrativo 8 12 6 26 Conclusão processo administrativo 2

14 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROCEDIMENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL
Cadastro de hospitais Inspeção sanitária de hospitais Licenciamento sanitário de hospitais Cadastro de serv. de diag. e trat. do câncer de colo de útero e mama Insp. sanit. de serv. de diag. e trat. do câncer de colo de útero e mama 6 13 8 27 Licenciamento de serv. de diag. e trat. do câncer de colo de útero e mama Cadastro de serviços hospitalares de atenção ao parto e à criança

15 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROCEDIMENTOS
Inspeção sanitária de serviços hosp. de atenção ao parto e à criança Licenciamento sanit. de serv. hosp. de atenção ao parto e a criança Cadastro de serviços de hemoterapia Inspeção de serviços de hemoterapia Licenciamento serviços hemoterapia Cadastro de serviços de terapia renal substitutiva (TRS) Inspeção de serviços de TRS Licenciamento de serviços de TRS

16 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROCEDIMENTOS JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL
Cadastro serviços de alimentação 1 2 4 Inspeção serviços de alimentação 5 22 8 35 Licenciamento serviços de alimentação Inspeção tabaco 596 668 393 1657 Laudo pro alimentos recebidos pela vigilância sanitária Atividades educativas – dengue Atividades educativas - consumo de sódio, açúcar e gorduras realizadas TOTAL DE PROCEDIMENTOS 1285 1514 911 3710

17 VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROAGUA Bairro da Várzea (próximo ao São Miguel) presença de coliformes totais e fecais

18 PROAGUA Mata do Carmo presença de coliformes totais e fecais
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROAGUA Mata do Carmo presença de coliformes totais e fecais

19 PROAGUA Área industrial presença de coliformes totais
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROAGUA Área industrial presença de coliformes totais

20 PROAGUA Alameda Paineiras, 361 presença de coliformes totais e fecais
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROAGUA Alameda Paineiras, 361 presença de coliformes totais e fecais

21 COLETA ÁGUA HEMODIÁLISE
VIGILÂNCIA SANITÁRIA COLETA ÁGUA HEMODIÁLISE Resultados SATISFATÓRIOS para parâmetros de qualidade de água de hemodiálise.

22 PROGRAMA PAULISTA DE ALIMENTOS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROGRAMA PAULISTA DE ALIMENTOS JULHO Inspeção sanitária: Bufê Restaurante Não foi realizada coleta de amostra.

23 PROGRAMA PAULISTA DE ALIMENTOS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROGRAMA PAULISTA DE ALIMENTOS AGOSTO Inspeção sanitária: Bufê Supermercado Pizzaria Coleta de alface em restaurante: amostra SATISFATÓRIA para análise microbiológica e microscópica.

24 PROGRAMA PAULISTA DE ALIMENTOS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROGRAMA PAULISTA DE ALIMENTOS SETEMBRO Inspeção sanitária: Bufê Supermercado Restaurante Cantina Coleta de farinha de trigo (análise físico – química – ferro, ácido fólico e toxina DOM micotoxina cereais e análise microscópica). Coleta de laranja (análise de resíduo de agrotóxicos).

25 Coleta de farinha de trigo
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Coleta de farinha de trigo

26 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Coleta de laranja

27 Educação e Comunicação em VISA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Educação e Comunicação em VISA RISCO SANITÁRIO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL (LEITE E DERIVADOS) Câmara Municipal de Itapeva. Veterinário Paulo Moacyr Ferreira dos Santos. Dias 11, 18, e 25 de agosto aos comerciantes e produtores de queijo e semelhantes.

28 Educação e Comunicação em VISA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Educação e Comunicação em VISA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE MALEFÍCIOS DO TABACO Clube da Terceira Idade. Veterinário Paulo Moacyr. Dia 15 de setembro ao grupo da terceira idade. ALIMENTAÇÃO E OBESIDADE Centro de Saúde I. Nutricionista Camila de Oliveira Silva. Dia 14 de setembro ao grupo de apoio pacientes com obesidade.

29 Conscientização sobre malefícios do tabaco
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Conscientização sobre malefícios do tabaco

30 Produtos de origem animal Leite e derivados – risco sanitário
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Produtos de origem animal Leite e derivados – risco sanitário

31 Alimentação e obesidade
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Alimentação e obesidade

32 Capacitação de funcionários
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Capacitação de funcionários 27 de setembro PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS 29 de setembro VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

33 VIGILÂNCIA SANITÁRIA Caravana da Saúde

34 ATENÇÃO BÁSICA DRA. CÍNTIA COORDENADORA MÉDICA SMS

35 ATENÇÃO BÁSICA 14 ESF – Equipes Completas 4 PACS 2 UBS Centro de Saúde
Total de 21 unidades de Atenção Básica

36 Fonte: SIA - UAC

37 Fonte: SIA - UAC

38 Fonte: SIA - UAC

39 Fonte: SIA - UAC

40 Fonte: SIA - UAC

41 Fonte: SIA - UAC

42 Fonte: SIA - UAC

43 Fonte: SIA - UAC

44 Unidades de Saúde / ESF – 14 (*2 espec.)
CSI– 24 médicos Especialidades: 3 na área básica clínica geral (2)(#) Pediatria ( 2) ginecologia (2) 12 especialidades cir. geral (2) cardiologia (2) ortopedia (3) urologia (2) endocrinologia (1)(*) neurologia (1) geriatria (1)(*) vascular (2) gastro (1) otorrino (2) dermato (1) pneumo (1)(#) Unidades de Saúde / ESF – 14 (*2 espec.) São Camilo – Dr. Leonardo(*) Taquari – Dr. Mazzen Cimentolândia - Dra. Tatiana G. Vl. Mariana – Dra. Francine (*) Jd. Virgínia – Dra. Luciene Jd. Imperador – Dra. Andréia Polo Bom Jesus – Dra. Teresa Stoliar S. Benedito – Dra. Noelle S. Miguel – Dr. Faiçal Grajaú – Dr. Tiago Bela Vista – Dra. Michele Jaó/Guari – Dr. Getúlio Pacova – Dr. Álvaro Alto da Brancal – Dra. Andréa A.

45 Unidades Básicas -13 médicos
(* 1espec.) Dra. Maria Tereza Dr. Fabiano Dra. Lúcia Dr. Amaury Dr. Arnaldo Dr. Anésio Dra. Elaine Dra. Valéria Abreu Dr. Laudo Dra. Eliete Dr. Antonio Celso Dr. Eduardo Marinho Dra. Tatiana Almeida (*) Materno Infantil /CEREST/CDI/Saúde Mental 11 médicos Dra. Suzane Dr. Gilson Dr. Arno Dr. Carlos Margarido Dr. Daniel Cardoso Dr. Alexandre Dr. Cesar Dr. Hélio Dr. Ricardo Bustamante Dr. Gean Carlo Dr. Francisco Rodrigues Dra. Luciane ICASP – Dr. Adriano – oncologista APAE - Dra. Karen - neuropediatra

46 MÉDICOS PRONTO ATENDIMENTO (P.A.)
Dr. William Dr. Antônio Zuliane Dra. Valéria Moreira Demais médicos já citados acima e que fazem P.A. Dr. Maria Tereza Dra. Tatiana Gorbage Dr. Getúlio Dr. Osório Dra. Michele Dra. Tatiana Almeida (pneumo)

47 Total de médicos da Rede SUS Médicos Ginecologistas e Pediatras
CSI 24 ESF 14 (* 2 são especialistas ) Unidades Básicas 13 (* 1 especialista ) Demais Unidades 16 TOTAL 64 Médicos Clínica Geral CSI 1 CSII 3 ESF 14 Vila Camargo* Total 19 Médicos Ginecologistas e Pediatras GINECOLOGIA PEDIATRIA CSI 2 CSII 3 Total 5

48 Na áreas de clínica médica temos :
19 x 350 consultas/mês = 6.650, aprox consultas Em 11 meses (férias 1 mês por ano) = consultas/ ano em clínica geral Na área de ginecologia e pediatria temos: 10x 350 consultas/mês = 3.500 Em 11 meses = consultas mês em ginecologia e pediatria Total de consultas básicas /ano = ** OFERTA Pela portaria 1101 de 2002, que fala de parâmetros assistenciais, espera-se 2 consultas por habitante/ano, logo Itapeva espera-se consultas. Dessas, 63% devem ser em clínica básica (clínica geral, obstetrícia e pediatria), ou seja, /ano.

49 Unidade de Avaliação e Controle UAC Andréia Simioni Gerente Técnica Dr
Unidade de Avaliação e Controle UAC Andréia Simioni Gerente Técnica Dr. Marcelo Burgardt Médico Auditor

50 SADT – Serviço Auxiliares de Diagnose e Terapia
 Procedimentos Julho Agosto Setembro TOTAL DO 3º TRIMESTRE Eletrocardiograma 727 698 512 1.937 Ecocardiograma 77 88 60 225 Densitometria óssea 44 23 30 97 Litotripsia 48 144 Colonoscopia 25 27 14 66 Esperiometria 20 17 54 Fonte: SIA - UAC

51 Produção Laboratorial
Total Físico – procedimentos Total Financeiro – R$ ,01 Fonte: SIA - UAC

52 Produção de Exames de Imagem
Procedimento Julho Agosto Setembro TOTAL DO 3º TRIMESTRE Radiologia 4.615 3.848 3.651 12.114 Mamografia 178 216 208 602 Tomografia 227 239 192 658 Ultrassom 719 820 708 2.247 Endoscopia 174 226 627 Fonte: SIA - UAC

53 APAE - 3º Trimestre Físico
Prestador de Serviço APAE – Total Físico APAE - 3º Trimestre Físico Procedimentos Abr/2010 Mai/2010 Jun/2010 Total CONSULTA DE PROFISSIONAIS DE NIVEL SUPERIOR NA ATEN. ESPECIALIZADA 667 847 1.117 2.631 CONSULTA MEDICA EM ATENCAO ESPECIALIZADA 394 364 337 1.095 TERAPIA INDIVIDUAL 179 263 319 761 ACOMPANHAMENTO NEUROPSICOLOGICO DE PACIENTE EM REABILITAÇÃO 200 190 590 ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGOGICO DE PACIENTE EM REABILITAÇÃO 500 475 1.475 ATENDIMENTO / ACOMPANHAMENTO DE PAC. EM REABIL. DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR 600 800 760 2.160 ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO NAS DISFUNCOES VASCULARES PERIFÉRICAS 65 57 64 186 ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO EM PACIENTES NO PRE E PÓS OPERATÓRIO 13 24 23 60 ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO NAS ALTERACOES MOTORA 458 436 289 1.183 ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO EM PACIENTES C/ DISTURBIOS NEUROLOGICOS 95 122 168 385 3.171 3.613 3.742 10.526 Fonte: SIA - UAC

54 Prestador de Serviço Fonte: SIA - UAC

55 Santa Casa Ambulatorial
Procedimento/ Sub-grupo Jul/2010 Ago/2010 Set/2010 Total 01-AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE 169 162 140 471 Ações coletivas/individuais em saúde 02-PROCEDIMENTOS COM FINALIDADE DIAGNÓSTICA 11.918 8.980 8.823 29.721 Diagnóstico em laboratório clínico 6.424 4.545 4.649 15.618 Diagnóstico por anatomia patológica e cito 3 8 4 15 Diagnóstico por radiologia 4.016 3.090 2.937 10.043 Diagnóstico por ultra-sonografia 174 197 511 Diagnóstico por tomografia 227 239 192 658 Diagnóstico por endoscopia 46 49 42 137 Métodos diagnósticos em especialidades 337 245 236 818 Diagnóstico/procedim especiais em hemoterap 578 520 522 1.620 Diagnóstico por teste rápido 113 87 101 301 03-PROCEDIMENTOS CLÍNICOS 26.974 20.952 20.527 68.453 Consultas / Atendimentos / Acompanhamentos 23.661 17.577 17.129 58.367 Fisioterapia 640 819 856 2.315 Tratamentos clínicos (outras especialidades 52 57 53 Tratamento em nefrologia 1.991 1.903 1.938 5.832 Hemoterapia 630 596 551 1.777 04-PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS 594 477 435 1.506 Peq cirurg e cirurg pele,tec subcut mucosa 555 424 410 1.389 Cirurgia vias aéreas super,cabeça pescoço 6 22 Cirurgia apar digest orgãos anex parede abd 1 2 Cirurgia do sistema osteomuscular 21 20 10 51 Cirurgia do aparelho geniturinário Cirurgia torácica Cirurgia em nefrologia 9 23 40 07-ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS 16 31 17 64 Órteses,próteses,mat espec relac ato cirúrg 39.671 30.602 29.942 Fonte: SIA - UAC

56 Internação Santa Casa 3º Trimestre
Procedimento/ Sub-grupo Jul Ago Set Total 03-PROCEDIMENTOS CLÍNICOS 750 676 667 2.093 Consultas / Atendimentos / Acompanhamentos 51 44 34 129 Tratamentos clínicos (outras especialidades 579 510 491 1.580 Tratamento em oncologia 13 17 21 Tratamento em nefrologia 41 31 36 108 Tratam lesões,envenenam,out,decor causas ex 6 3 5 14 Parto e nascimento 60 71 80 211 04-PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS 277 332 218 827 Peq cirurg e cirurg pele,tec subcut mucosa 1 4 8 Cirurgia do sistema nervoso central e perif 9 19 Cirurgia vias aéreas super,cabeça pescoço Cirurgia do aparelho circulatório 2 Cirurgia apar digest orgãos anex parede abd 37 50 30 117 Cirurgia do sistema osteomuscular 79 96 55 230 Cirurgia do aparelho geniturinário 35 83 Cirurgia de mama Cirurgia obstétrica 99 91 298 Cirurgia torácica Cirurgia reparadora Cirurgia oro-facial Outras cirurgias 11 39 1.027 1.008 885 2.920 Fonte: SIA - UAC

57 Prestador de Serviço - Santa Casa
Total Financeiro R$ ,13 Fonte: SIA - UAC

58 Internações Santa Casa
Internações Santa Casa SUS (164 LEITOS) Julho Agosto Setembro Porcentual de Ocupação Total 57,33 54,8 58,84 Porcentual de Ocupação SUS 80,91 77,33 80,36 Porcentual de Mortalidade 4,8 5,42 3,83 Partos Cesáreas 92 96 76 Partos Normais 97 61 72 Porcentual de Cesárias 48,68 61,15 51,35 Porcentual de Normais 51,32 38,85 48,65 Fonte: Relatório CH16 – Santa Casa

59 ULISP – Unidade de Litotripsia
Prestador de Serviço ULISP – Unidade de Litotripsia Fonte: SIA - UAC

60 Fonte: SIA - UAC

61 Auditorias Realizadas
**Auditoria de Carater Mensal** Descrição Auditoria Analitica em documentação: * Laboratórios, * Prestadores de Serviços Terceirizados * AIHs - Autorização de Internação Hospitalar * SIA - Sistema de Informação Ambulatorial Instituição solicitante Secretaria Municipal Da Saúde **Auditoria de Prestador de serviços** Auditoria de Produção de Prestador de Serviço. Secretaria Estadual Da Saúde - por meio da DRS - Sorocaba. Auditoria Disk Denúncia Secretaria Municipal da Saúde **Auditoria Analitica** Análise de Faturamento de procedimentos por municipio do Colegiado Regional de Itapeva (15 municipios) para PPI. Fonte: SIA - UAC

62 SAÚDE BUCAL DR. GUSTAVO PEDROZA COORDENADOR

63 CEO- CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLOGICAS

64 CEO

65 CEO

66 SAÚDE BUCAL

67 SAÚDE BUCAL PACIENTES ATENDIDOS NAS ESF

68 SAÚDE BUCAL Procedimentos ESF

69 SAÚDE BUCAL

70 SAÚDE BUCAL UBS PACIENTES

71 Comparativo Trimestral ESF x UBS x CEO

72 SAÚDE BUCAL TOTAL 3º TRIMESTRE

73 MATERNO INFANTIL REGINA CÉLIA CÉSAR GERENTE TÉCNICA

74 MATERNO INFANTIL

75 MATERNO INFANTIL

76 CASA DO ADOLESCENTE FABIANA SOUZA GERENTE TÉCNICO

77 CASA DO ADOLESCENTE

78 SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECILIZADA EM MOLESTIAS INFECCIOSAS - SAE POLYANA PROENÇA GERENTE TÉCNICA

79 SAE

80 SAE

81 SAE

82 CEREST – CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE ITAPEVA E REGIÃO ALDA GERENTE TÉCNICO

83 PRODUÇÃO DO CEREST POR AÇÃO

84 PRODUÇÃO DO CEREST POR PROFISSIONAL

85 AGRAVOS NOTIFICADOS E INVESTIGADOS NO 3º TRIMESTRE
CEREST AGRAVOS NOTIFICADOS E INVESTIGADOS NO 3º TRIMESTRE AÇOES REALIZADAS QUANTIDADE 3º TRIMESTRE ACIDENTES DE TRABALHO INVESTIGADOS 09 Nº DE CAT-COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO 35 CARAVANA DA SAÚDE 40 CONSULTAS PÓS PERICIA MEDICA 246/44 RELACIONADO AO TRABALHO TRABALHADORES ASSISTIDOS 89 AGRAVO NOTIFICADO NO SINAN QUANTIDADE CEREST TOTAL DE OUTRAS UNIDADES DO CGR TOTAL GERAL LER/DORT 05 ACIDENTE BIOLOGICO 02 17 19 INTOXICAÇÃO EXOGENA 21 ACIDENTE DE TRABALHO GRAVE 09 07 16 ACIDENTE DE TRABALHO FATAL 01 PERDA AUDITIVA -PAIR TOTAL 45 62

86 CEREST CICLO DE CAPACITAÇÃO: “ENFRENTANDO O DESAFIO DE ATENDER O TRABALHADOR NO SUS” Data Local Publico alvo Quantidade 02 /09 Apiaí 1º Encontro para Médicos, Enfermeiras, Dentistas, Visas, VE dos municípios: Apiaí, Itaóca, Ribeira, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista. 22 09/09 Guapiara Oficina para ACS de Guapiara 38 16 /09 Itapeva 1º Encontro turma A para Médicos, Enfermeiras, Dentistas, Visas, VE dos municípios:Bom sucesso do Itararé, Guapiara, Buri, Itararé, Riversul, Itaberá 51 21 /09 Oficina para ACS de Apiaí, Itaóca, Ribeira, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista. 79 23 /09 Itararé Oficina para ACS de Itararé e Bom Sucesso do Itararé 81 28 /09 1º Encontro turma B para Médicos, Enfermeiras, Dentistas, Visas, VE dos municípios: Taquarivaí, Nova Campina, Ribeirão Branco, Itapeva 48 TOTAL 319

87 CEREST TURMA A –ITAPEVA EQUIPE DE PARCEIROS ACS - GUAPIARA
ACS ITARARÉ E B. SUCESSO TURMA A –ITAPEVA EQUIPE DE PARCEIROS ACS DA REGIÃO APIAÍ ACS - GUAPIARA TURMA B – ITAPEVA GRUPO DE TRABALHO

88 SAÚDE MENTAL E CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL JAQUELINE MORO GERENTE TÉCNICO

89 SAÚDE MENTAL E CAPS II

90 SAÚDE MENTAL E CAPS II

91 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA LAIR BIANCHI DE MELO GERENTE TÉCNICA

92 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

93 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

94 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

95 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

96 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

97 FARMÁCIA POPULAR

98 CENTRAL DE REGULAÇÃO VALÉRIA DE ARAÚJO MACHADO GERENTE TÉCNICO

99 CENTRAL REGULADORA

100 CENTRAL REGULADORA

101 CENTRAL REGULADORA

102 CENTRAL REGULADORA

103 CENTRAL REGULADORA

104 CENTRAL REGULADORA

105 ATIVIDADES REALIZADAS NESSE PERÍODO
CENTRAL REGULADORA ATIVIDADES REALIZADAS NESSE PERÍODO 1 - Instituição do Protocolo de acesso a exames/procedimentos ambulatoriais de baixa, média e alta complexidade. 2 - Agendamento imediato dos exames laboratoriais. 3 - Criação de fluxo para Cirurgias eletivas. 4 - Melhoria do fluxo de agendamento das especialidades do CS Atividades informativas ao público. 6 - Inicio do processo de padronização do TFD.

106 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E CONTROLE DE DOENÇAS ELIANA C
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E CONTROLE DE DOENÇAS ELIANA C. PRESTES GERENTE TÉCNICO

107 Vigilância Epidemiológica Acompanhamento Criança
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Notificação e Acompanhamento dos casos de HIV/AIDS Mês Acompanhamento Adulto Acompanhamento Criança Caso Novo Notificado Óbitos Total HIV/AIDS JULHO 88 2 1 89 AGOSTO 87 91 SETEMBRO Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: SINAN NET

108 Vigilância Epidemiológica
Notificação e Acompanhamento dos casos de Hanseníase Mês TRATAMENTO CASOS NOVOS ALTA CURA TOTAL JULHO 3 2 5 AGOSTO 1 6 SETEMBRO Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: SINAN NET

109 Notificação e Acompanhamento dos casos de Tuberculose
Vigilância Epidemiológica Notificação e Acompanhamento dos casos de Tuberculose Mês Tratamento Casos Novos Transferência Encaminhada Recebida Alta Cura Óbito TOTAL JULHO 16 5 2 19 AGOSTO 1 18 SETEMBRO 3 4 17 Dado sujeito a alteração Fonte: TB WEB

110 Casos Confirmados de Agravos de Notificação Compulsória
Vigilância Epidemiológica Casos Confirmados de Agravos de Notificação Compulsória Sistema de Informação de Agravos de Notificação JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL Acidente Animais Peçonhentos Acidente Com Material Biológico 3 2 8 Acidente Trabalho Grave 4 5 9 Atendimento Anti – Rábico DST 12 32 14 58 Violência sexual/doméstica 1 Ev. Adverso Pós Imunização Dengue Sífilis em Gestante Gestante HIV Toxoplasmose 26 47 20 93 Fonte SINAN NET Dados sujeitos a alterações Fonte SINAN WEB

111 CASOS NOTIFICADOS DE INFLUENZA A/H1N1
Vigilância Epidemiológica CASOS NOTIFICADOS DE INFLUENZA A/H1N1 JUL Ago Set TOTAL Influenza A/H1N1 1 Obs: O caso notificado foi descartados após exame laboratorial Fonte SINAN

112 Vigilância Epidemiológica
Notificação de Surto de Varicela em Creche/Escola Faixa etária: Crianças de 9 Meses a 5 anos 11 meses e 29 dias JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL 4 Fonte SINAN

113 Vigilância Epidemiológica
IMUNIZAÇÃO

114 Avaliação do Programa de Imunizações – API 2010- Itapeva-SP
JULHO AGOSTO SETEMBRO 3ºTrim. BCG 234 174 186 594 BCG HANSENIASE HEPATITE B 722 1015 837 2574 ROTAVÍRUS 168 297 228 693 POLIOMIELITE 454 827 558 1839 TETRAVALENTE 271 443 354 1068 TRÍPLICE VIRAL 176 398 180 754 TRÍPLICE VIRAL M.I.F. 246 201 648 TRÍPLICE VIRAL Homens 22 11 6 39 D.T.P. 384 222 792 DUPLA ADULTO 481 669 441 1591 FEBRE AMARELA 112 202 134 448 RAIVA (Pós exposição) 36 29 101 DUPLA VIRAL 2 DUPLA VIRAL M.I.F. DUPLA VIRAL HOMEM INFLUENZA 1 3 4 TRÍPLICE ACELULAR PNEUMO 10 326 610 634 1570 PNEUMOCÓCICA 7 PNEUMOCÓCICA 23 CONTRA VARICELA 131 132 HEPATITE A 5 FEBRE TIFÓIDE 16 INATIVA CONTRA PÓLIO HAEMOPH. INFLUENZA B MENINGO C CONJUGADA 374 375 TOTAL GERAL 3442 5269 4549 13260

115 COBERTURA VACINAL EM < 1 ANO
Vigilância Epidemiológica COBERTURA VACINAL EM < 1 ANO MÊS META BCG Hepatite B Contra Poliomielite Tetravalente Aplicação Cobertura % 3ª Dose JULHO 855 1450 169,59 695 81,29 689 80,58 691 80,82 AGOSTO 977 1622 166,02 835 85,47 826 84,54 831 85,06 SETEMBRO 1099 1808 164,51 940 85,53 930 84,62 935 85,08 BCG – Ao nascer Hepatite B – Ao nascer, 2 e 6 Meses Pólio – 2, 4 e 6 Meses (15 Meses e 4 Anos) Tetravalente – 2, 4 e 6 Meses Pop. SINASC Fonte: API

116 Campanha de Vacinação Contra Influenza A/H1N1
Vigilância Epidemiológica Campanha de Vacinação Contra Influenza A/H1N1 Grupos Prioritários DOSES APLICADAS CONTRA INFLUENZA A/H1N1 6 Meses a < de 2 Anos a 2 a 4 Anos 2 a 9 Anos 10 a 19 Anos 20 a 29 Anos 30 a 39 Anos 40 a 59 Anos 60 e + TOTAL Estimativa Cobertura Trabalhadores de Saúde 45 433 421 441 46 1386 898 154,34 Gestantes 261 455 253 30 999 1585 63,02 Portadores de Doença Crônica < 60 Anos 1306 344 657 4108 6415 4958 129,38 Portadores de Doença Crônica > 60 Anos 5268 1739 302,93 1ª Dose Crianças de 6 Meses a < de 2 Anos 2687 2378 112,99 2ª Dose Crianças de 6 Meses a < de 2 Anos 2071 1ª Dose Crianças de 2 Anos a 9 Anos 1665 2ª Dose Crianças de 2 Anos a 9 Anos 1325 População 20 a 29 Anos 12924 15539 83,17 População 30 a 39 Anos 9342 12883 72,51 1ª Dose Crianças 2 a 4 Anos 3688 4761 77,46 2ª Dose Crianças de 2 Anos a 4 Anos 2741 50511 39980 Fonte: VE e CD Início da Campanha em 08 de Março/2010b Dados atualizados até 31 de Agosto/2010

117 2ª FASE - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE
Vigilância Epidemiológica 2ª FASE - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE Período de 14 de Agosto a 01 de Setembro/2010 MENOR DE 1 ANO 1 A 4 ANOS TOTAL MENOR DE 5 ANOS MAIORES DE 5 ANOS 1594 5473 7067 234 Meta: 7.879 Vacinados: 7.067 Cobertura: 89,69% Fonte: API

118 Vigilância Epidemiológica
TOTAL DE APLICAÇÕES Rotina 41.545 Campanha de Vacinação do Idoso 7.264 1ª Fase Campanha de Vacinação Contra Poliomielite 6.837 2ª Fase Campanha de Vacinação Contra Poliomielite 7.067 Campanha de Vacinação Contra Influenza A/H1N1 50.511 TOTAL

119 PROGRAMA DE COMBATE A DENGUE
Vigilância Epidemiológica PROGRAMA DE COMBATE A DENGUE

120 Produção – Combate a Dengue
Vigilância Epidemiológica Produção – Combate a Dengue ATIVIDADES DE CONTROLE DE VETORES JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL Casa a Casa 1548 1746 1176 4470 Ponto Estratégico 84 69 61 214 Avaliação de Densidade Larvária 603 Atendimento à Notificação 5 1 2 8 Imóvel Especial Investigação de Suspeito de Dengue 3 4 Busca ativa 849 505 1354 Bloqueio Controle de Criadouros 428 489 917 Bloqueio de Nebulização Visita ACS/UBSF Dengue 2733 3250 2099 8082 TOTAL MENSAL 4973 6346 4333 15652 Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: Programa de Combate à Dengue

121 Vigilância Epidemiológica
SUSPEITOS DE DENGUE Suspeito de Dengue Mês Casos Confirmados Aguardando Descartado Notificados importados autóctones Resultado JULHO AGOSTO 3 SETEMBRO 2 1 TOTAL 5 4 Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: Sinan

122 VISITAS EPIDEMIOLÓGICAS
Vigilância Epidemiológica VISITAS EPIDEMIOLÓGICAS OUTRAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL Visita Domiciliar Epidemiológica 98 185 *170 453 Vacinação S. Casa + outras Aplicações 1574 512 556 2642 Investigação de Óbito < de 1 Ano  6 2 10 Trabalho Educativo em Grupo ( Nível Médio) Trabalho Educativo em Grupo ( Nível Superior) *Inclui 1 bloqueio de Meningite Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: V.E. e C.D.

123 Coeficiente de Mortalidade Infantil
Vigilância Epidemiológica Coeficiente de Mortalidade Infantil Mês DNV Itapeva Natimorto Mortalidade Infantil Total Coef. Neonatal Pós Neonatal Óbitos 0 à 1 ano Mortalidade Infantil / 1000 mensal Precoce 0 - 6 dias Tardia dias 28 dias à < 1 ano Janeiro 140 2 1 14,29 Fevereiro 107 3 28,04 Março 125 0,00 Abril 116 4 6 51,72 Maio 122 16,39 Junho 129 15,50 Julho 32,0 Agosto 111 Setembro 102 19,60 TOTAL 1078 9 8 5 21 19,48 Fonte: SIM / SINASC Nº de óbitos menor de ano x 1000/ Nº nascidos vivos Fonte: DNV, Declaração de Óbito e Grupo de Vigilância Epidemiológica Obs: Dado sujeito a alteração

124 DADOS DE NATI-MORTALIDADE DE ITAPEVA
Vigilância Epidemiológica DADOS DE NATI-MORTALIDADE DE ITAPEVA Mortalidade Geral Natimorto < De 1 Ano 1 Ano e Mais TOTAL JULHO 2 4 41 47 AGOSTO 39 SETEMBRO 24 26 6 104 112 Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: SIM/SINASC

125 Causas Básicas de Mortalidade Geral
Vigilância Epidemiológica Causas Básicas de Mortalidade Geral CAUSA JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL IX. Doenças do aparelho circulatório 7 14 5 26 XVIII. Sint sinais e achad anorm ex clín e laborat 11 4 3 18 II. Neoplasias (tumores) 8 2 13 X. Doenças do aparelho respiratório 6 XX. Causas externas de mobidade e mortalidade 1 10 XI. Doenças do aparelho disgetivo 9 IV. Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas XVI. Algumas Afec originadas no período perinatal XIV. Doenças do aparelho genituário I. Algumas doenças infecciosas e parasitárias XVII. Malf cong deformid e anomalias cromossômicas VI. Doenças do sistema nervoso V. Transtornos Mentais e Comportamentais 47 39 112 Obs: Dado sujeito a alteração Fonte: SIM/SINASC

126 PROJETO PRÁTICA CORPORAL ATIVIDADE FÍSICA
Vigilância Epidemiológica PROJETO PRÁTICA CORPORAL ATIVIDADE FÍSICA

127 Vigilância Epidemiológica
Unidades Participantes: UBSF São Benedito UBSF São Miguel UBSF São Camilo PACS Vila Aparecida ATIVIDADE Jul Ago Set TOTAL Reunião com as gerentes das Unidades 1 Avaliação dos Praticantes 44 30 45 119 Capacitação dos ACSs Entrega de camisetas dos praticantes *Grupo Caminhada 48 52 145 *Média 12 dias/atividade física/mês/unidade Fonte: Projeto Prática Corporal/Atividade Física

128 SERVIÇO SOCIAL JOANA DE OLIVEIRA

129 Bolsa Família Ação Julho Agosto Setembro TOTAL Sisvan Ac. mensal
Total Crianças acomp. 1420 1695 1510 4625 Bolsa Família Saúde Avaliação Semestral Jan.Junho Famílias Acomp. (peso/altura/idade) 3956(91,47) Crianças acomp. 1933(81,36)

130 29.568 não cumpriram as condicionalidades
Dados MDS Outubro/10 Na Saúde 6,8 milhões de famílias com crianças menores de sete anos e/ou mulheres de 14 a 44 anos (gestantes) foram acompanhadas. não cumpriram as condicionalidades ITAPEVA: Enfermeiro deve acompanhar as planilhas antes do envio ao Setor Serviço Social. Acompanhar os faltosos, pois interfere na avaliação semestral

131 Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda.
Busca ativa das famílias Identificar os motivos Acompanhar a família Inserir em programas /projetos comunidade SICON Informar

132 Condicionalidades do Programa
>Participar de Ações Educativas ( Prevenção e Promoção de Saúde) >Acompanhar o peso/altura >manter a vacinação em dia

133 Programa Estadual Viva Leite
Prefeito Municipal Gestor Saúde Programas Sociais Comissão Municipal Enfermeiros

134 Programa Estadual Viva Leite
Julho Agosto Setembro Crianças Acomp. 4086 Total leite Distribuído 61.290

135 Igreja Brasil Cristo B. Meio
Local Total/mês São Benedito 3.915 Bom Jesus 2.955 São Camilo 3.750 Grajaú 2.160 São Miguel 4.050 Santa Maria 5.325 Vila Aparecida 3.780 V.Taquari 4.380 P.S Jorge 3.600 V.Mariana 2.925 Cimentolandia 2.850 Bela Vista 5.055 Alto da Brancal 2.415 Jardim Maringá 2.490 Vila Camargo 3.210 Jaó 480 Imperador 2640 Jd. Virgínia 3.330 Igreja Católica B. Cima 1.545 Igreja Brasil Cristo B. Meio 435

136 Ações Educativas/ Serviço Social CSI
Temas: Hanseníase Vacina Meningite C Prevenção CA Feminino julho agosto setembro 05 06

137 Ações Educativas Bolsa Família CSI/Fundo Social
Temas : Tabagismo, Prevenção CA Feminino, Geração de Renda julho agosto setembro Total 06 Jd. Virginia 01

138 Projeto de Apoio aos Pacientes com Obesidade Mórbida
Objetivo: Minimizar as alterações fisiológicas e comportamentais , Proporcionar aos pacientes obesos uma melhor qualidade de vida, através dos de mudança de hábitos de vida; Ações: Encontros mensais com o grupo de pacientes e familiares; Atendimento individual(Médico/S.Social /Nutrição/Psicologia) Total de participantes: O. M: 15 Obesos : 40

139

140 Programa Saúde do Idoso
Dr. Leonardo Tassinari -Médico Joana Oliveira- As Social Implantação do Grupo de Orientação para Cuidadores de Idosos em Setembro Local CSI Sábados - Encontros mensais Média de participantes 30

141

142 Participação na Caravana da saúde/ Aconselhamento Teste Rápido HIV
Participação em reuniões do CMDCA; GGM;(Grupo Gestor Municipal) Rede Social; Comitê Mortalidade Materna/infantil Elaboração Programa para capacitação de Professores/Concurso SAE Reunião Regional Saúde do Idoso( 2 encontros) Ação Educativa na Escola Vila São Francisco, com Enfermeiro Rafael Capacitação MDS/Fundação Orsa . Praticas de Alimentação Saudável ( Bolsa Família) Capacitação CEREST- Saúde do Trabalhador no SUS Atualização em Hipertensão e Diabetes -SES Capacitação Conselheiro CMDCA - Capão Bonito-16hs

143 Cartão SUS Julho Agosto Setembro total 880 850 800 2530

144 Serviço Social Plantão Fabiana Perez B. Ribeiro
Ass. Social

145 Especificações O atendimento do assistente social no PA tem a função de orientar, encaminhar e assistir pacientes encaminhados e /ou demanda espontânea. Tem o objetivo de diminuir as filas em pronto atendimento; acompanhamento familiar dos idosos e principalmente encaminhamento dos casos necessários urgentes. Também realiza encaminhamentos para fornecimento de medicamentos que não faz parte da rede do SUS e medicamentos da lista de alto custo. Realiza visitas domiciliares e avaliação social.

146 Atendimentos Individuais
Junho Julho Agosto Setembro Total 190 127 200 241 758 Visitas Domiciliares Julho Agosto Setembro Total 08 04 07 19 ONDE FICA? O Serviço Social fica localizado no Centro de Saúde I Dr°. Cássio Figueiredo e funciona das 08:00 às 17:00

147 DEPARTAMENTO DE PROJETOS E INVESTIMENTOS EM SAÚDE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE NOS ULTIMOS 12 MESES RICARDO LEÃO SILVA

148 APRESENTAÇÃO O Departamento de Projetos e Investimentos em Saúde apresentou nos últimos 12 meses 60 projetos de investimentos em saúde sendo aprovado aproximadamente 1/3 desses projetos enquanto o restante esta em analise técnica e aguardando recursos orçamentários da união. Nessa proporção acima citada vale ressaltar que os projetos apresentados foram devidamente elaborados, cadastrados e acompanhados pelo tramite legal de aprovação e a outra parte dos projetos foram encaminhados diretamente para as instancias de cadastro da união como FNS – Fundo Nacional da Saúde e SICONV- Sistema de Convênios, já em Tramites Colegiados seguem as Emendas Estaduais e Federais e Projetos por Portarias Ministeriais.

149 PROJETOS E INVESTIMENTOS
RECURSOS APROVADOS PELA EMENDA PARLAMENTAR FEDERAL - CADASTRO VIA SISTEMA FUNDO NACIONAL DA SAUDE Identificação Incentivo Repasse Portaria/ Emenda/ AO Situação Construção UBS Tancredo Neves e Jardim Maringa R$ ,00 CEF: AG: 0596 C/C Elaborado - Recurso empenhado - Aguardando CHEK-LIST REDUR-SOROCABA Construção UBS Vila Camargo R$ ,00 CEF: AG: 0596 C/C Elaborado - Recurso empenhado - Obra em andamento Construção UBS Porte I - Jardim Bela Vista R$ ,00 Tranferencia repasse Fundo a Fundo Aprovado - Recebeu 1º Parcela 10% no valor de R$20.000,00 e Aguardando 2ª Parcela Equipamentos e MP para AB ESF São Camilo R$50.000,00 Aprovado - Aguardando repasse fundo a fundo

150 PROJETOS E INVESTIMENTOS Construção CAPS II e Ambulatório
RECURSOS APROVADOS PELA EMENDA PARLAMENTAR FEDERAL - CADASTRO VIA SICONV Identificação Incentivo Repasse Portaria/ Emenda/ AO Situação Construção CAPS II e Ambulatório R$ ,00 CEF: 0596 C/C Elaborado - CHEK-LIST REDUR-SOROCABA EM ORDEM - AGUARDANDO INICIO DA OBRA

151 RECURSOS APROVADOS PELA EMENDA PARLAMENTAR ESTADUAL - VIA DRS XVI
PROJETOS E INVESTIMENTOS RECURSOS APROVADOS PELA EMENDA PARLAMENTAR ESTADUAL - VIA DRS XVI Identificação Incentivo Repasse Portaria/ Emenda/ AO Situação Construção de UBS - SÃO CAMILO R$50.000,00 NOSSA CAIXA: AG: 0025 C/C Emenda Parlamentar Estadual Aprovado -Aguardando depósito do recurso Reforma de UBS - VILA APARECIDA R$ ,00 Aprovado - Aguardando depósito do recurso Aquisição de equipamentos – NGA Raio-X e Eletroencefalograma Aprovado - Aguardando depósito do recurso

152 RECURSOS PROJETOS REALIZADOS VIA PORTARIAS MINISTERIAIS - EM ANDAMENTO
PROJETOS E INVESTIMENTOS RECURSOS PROJETOS REALIZADOS VIA PORTARIAS MINISTERIAIS - EM ANDAMENTO Identificação Incentivo Repasse Portaria/ Emenda/ AO Situação NASF 01 Núcleo de Apoio à Saúde da Família R$ ,00 de implantação do serviço e R$20.000,00 mensal para sua manutenção Repasse Fundo a Fundo PT GM /01/2008 Aprovado aguardando Habilitação para Receber Recursos SAMU 192 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência R$ ,00 de implantação do serviço e R$ ,00 mensal para manutenção de ambulâncias e R$ ,00 mensal para manutenção da Centra de Regulação PT GM /2003 Aprovado - Aguardando Habilitação para Receber Recursos Informatização das Unidades de Saúde R$ ,00 PT GM /11/2009

153 PROJETOS E INVESTIMENTOS
SRT Serviço Residencial Terapêutico R$ de implantação do serviço e R$8.000,00 repasse AIH do Estado de manutenção para cada residência Repasse Fundo a Fundo PT /02/2000 Aprovado - Recebeu R$20.000,00 Federal e Aguardando recurso Estadual PVC Programa de Volta para Casa R$320,00 por pessoa/ morador residência terapêutica Lei de 31 de julho de 2003 Aprovado - 1ª Etapa apresentação de Justificativa para o MS/SM e em Analise a 2ª Etapa Termo de Compromisso na Área Técnica de Saúde Mental UOM Unidade Odontológico Móvel R$ 3.500,00 de implantação e R$ 4.680,00 mensal para manutenção PT GM /10/2009 Aprovado - Aguardando Habilitação para Receber Recursos Olhar Brasil R$ para os 03 anos do projeto PT /07/2009

154 INVESTIMENTOS EM SAÚDE NOS ULTIMOS 12 MESES
PROJETOS E INVESTIMENTOS INVESTIMENTOS EM SAÚDE NOS ULTIMOS 12 MESES Total de Incentivos Aprovados R$ ,29 Total de Incentivos Repassados R$ ,82 Total de Incentivos Aguardando Aprovação R$ ,77

155 PROJETOS E INVESTIMENTOS
RECURSOS APROVADOS PELA AÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA UNIÃO - CADASTRO VIA SISTEMA FUNDO NACIONAL DA SAUDE Identificação Incentivo Repasse Portaria/ Emenda/ AO Situação Construção UPA I - Unidade de Pronto Atendimento R$ ,00 Repasse Fundo a Fundo PT GM /05/2009 Aprovado - Recebeu 1ª Parcela 10% e 2ª Parcela 65% no valor de R$ ,00 Construção UBS Porte II - Cimentolândia R$ ,00 PT GM /09/2009 Aprovado - 1ª parcela 10% no valor de R$40.000,00 e Aguardando 2ª Parcela

156 PROJETOS E INVESTIMENTOS
PROJETOS EM ANALISE TÉCNICA E AGUARDANDO RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS DA UNIÃO 26 Projetos para Aquisição de Equipamentos e Materiais Permanentes 04 Projetos para Aquisição de Ambulâncias Tipo A 07 Projetos para Construção de UBS 03 Projetos de Portaria Ministerial referente ao PROGESUS; CAPS AD e Vigilância em Saúde

157 FINANÇAS TIAGO FARIA

158 FINANÇAS DESPESAS PESSOAL MATERIAL CONSUMO SERVIÇO TERCEIROS
JULHO AGOSTO SETEMBRO TOTAL PESSOAL ,62 ,26 ,58 ,46 MATERIAL CONSUMO 51.916,09 39.952,85 37.264,30 ,24 SERVIÇO TERCEIROS ,11 ,44 ,53 ,08 INVESTIMENTOS 27.598,30 38.483,97 31.279,47 97.361,74 ALUGUEIS 11.751,79 12.897,76 39.288,54 63.938,09 COMBUSTIVEL 231,25 2.307,00 10.000,00 12.538,25 DIÁRIA 2.630,00 9.520,00 7.090,00 19.240,00 MEDICAMENTOS 85.790,68 27.003,47 19.504,58 ,73 ASSIST. SOCIAL 32.800,00 16.400,00 65.600,00 CESTA BÁSICA 23.869,62 19.047,72 26.963,42 69.880,76 ,46 ,47 ,42 ,35

159 ORÇAMENTO POR FONTE DE RECURSO
FINANÇAS ORÇAMENTO POR FONTE DE RECURSO

160 RECEITA E PERCENTUAL GASTO EM SAÚDE EC 29
FINANÇAS RECEITA E PERCENTUAL GASTO EM SAÚDE EC 29 JULHO AGOSTO SETEMBRO 3º TRIMESTRE TOTAL RECEITAS* ,71 ,60 ,98 ,29 TOTAL REPASSE MUNICIPAL ,90 ,33 ,70 ,93 APLICADO ( % ) 17,92 16,74 20,69 18,39

161 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE JAQUELINE MARTINS GERENTE TÉCNICO

162 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Julho EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Médico mágico fala sobre Câncer para profissionais da Saúde de Itapeva O famoso Dr. Jamiro Wanderley, da cidade de Campinas. Mais conhecido como médico mágico ele veio à cidade, para abordar o tema Câncer de um jeito diferente, mas essencial na conduta do profissional de saúde diante do paciente diagnosticado com a doença. Técnicos e auxiliares de enfermagem participam do Projeto Progredir Segundo o psicólogo clínico João Resene o objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade e do nível da saúde do trabalhador, como medidas da promoção da saúde e prevenção de agravos resultantes da relação trabalho – ambiente – consumo – saúde.

163 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Secretaria da Saúde promove treinamento sobre aleitamento materno Em torno de 30 pessoas, dentre eles médicos e enfermeiros participaram dos encontros. Serviço especializado tem atendimento pediátrico em DST/AIDS Uns dos objetivos do serviço são a prevenção, diagnóstico e o tratamento de doenças infecciosas como: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS, hanseníase, tuberculose, hepatites, toxoplasmose, sífilis e outras.

164 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Caravana da Saúde atrai centenas de pessoas no Bairro dos Pintos Um dos bairros mais distantes do centro de Itapeva, o bairro dos Pintos localizado nas proximidades do Pacova, zona rural do município foi o escolhido para a equipe da Saúde de Itapeva estacionar a Caravana do mês de julho. Consultas médicas = 128 Exames de Papanicolau = 20 Atendimento odontológico = 70 Atendimento Psicólogo = 20 Atualização da Carteira de Vacinas = 68 Testes Rápidos de HIV = 30 Orientações Jurídicas = 20 Cortes de Cabelo = 100 Massoterapia = 69 CUSTOS: Recursos Humanos = R$ 3.811,39 Medicamentos = R$ 128,01 Transporte = R$ 65,70 Almoxarifado = R$ 64,83 TOTAL = R$

165 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Agosto EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Atualização em linha de cuidado materno infantil forma multiplicadores No total foram três dias de oficinas realizadas no auditório da FAIT – Faculdade de Ciências Agrárias e Sociais de Itapeva, com aproximadamente 60 pessoas da região Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira para o curso de atualização em linha de cuidado materno infantil. Inicia clico de videoconferência em hipertensão e diabetes na nova sede da Saúde A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com secretaria municipal da Saúde está promovendo um Ciclo de Videoconferências em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus a partir deste mês de agosto. Itapeva sedia curso de educação permanente no SUS para profissionais de saúde Os 30 participantes dos 15 municípios que compõem a região Sudoeste Paulista e Alto Vale do Ribeira participaram do curso “Subsídios Pedagógicos para Ações de Educação Permanente no SUS”. Grupo de obesidade de Itapeva retoma encontros no segundo semestre A responsável pelo Grupo é a assistente social, Joana Oliveira e uma equipe multiprofissional que fazem parte da secretaria municipal da saúde. Somente no primeiro semestre foram abordados: Cirurgia Bariátrica; Nutrição; Atividade Física; Aspectos Biopsicossociais da Obesidade; Autoestima; Sexualidade; Saúde emocional; Hábitos alimentares, entre outros.

166 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Saúde proporciona mais de 130 consultas médicas aos moradores do Bairro de Cima Em parceria com as secretarias da Defesa e Ação Social, Educação e Agricultura, da entidade Luz da Visão e dos voluntários da Casa da Amizade do Rotary Clube Itapeva, a Caravana levou prevenção, diversão e educação em saúde à população do Bairro de Cima. Consultas médicas = 131 Exames de Papanicolau = 17 Atendimento odontológico = 39 Atendimento Psicólogo = 06 Medicamentos dispensados = 90 Testes Rápidos de HIV = 57 Orientações Jurídicas = 10 Cortes de Cabelo = 200 CUSTOS: Recursos Humanos = R$ 5.177,14 Medicamentos = R$ 248,79 Transporte = R$ 33,60 Almoxarifado = R$ 116,81 TOTAL = R$ 5.576,34

167 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Cerca de 85% das crianças são vacinadas na 2ª fase da poliomielite Na cidade, além de todas as Unidades de Saúde que permanecem abertas das 8h às 17h, no dia “D”, há três postos volantes espalhados por pontos estratégicos de Itapeva. Somente no dia “D”, sábado (14), mais de 450 doses foram aplicadas pela equipe da secretaria da Saúde com o apoio dos rotarianos da Casa da Amizade.

168 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Setembro EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE Governo municipal abre festividades de aniversário com inauguração da UBSF São Benedito Ao lado da nova Unidade de Saúde, o poder executivo também inaugurou uma praça com equipamentos de ginástica para terceira idade, playground para as crianças e uma quadra poliesportiva. As obras fazem parte do Programa Viva Saúde, onde o objetivo é promover a adoção de hábitos saudáveis, inserir atividades físicas na rotina das comunidades, contribuir para a melhoria da auto-estima e promover ações intersetoriais. Centro de Saúde Dr. Cássio C. Figueiredo é ampliado em três novas alas Como parte da festividade dos 241 anos de Itapeva o Governo Municipal inaugurou três novas alas do Centro de Saúde Dr. Cássio de Camargo Figueiredo, sendo elas: Clínica Básica, Clínica de Especialidades e Sala de Imunização (Vigilância Epidemiológica).

169 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Vigilância Sanitária municipal conta com equipe multiprofissional A VISA conta com uma equipe multiprofissional, entre eles: duas farmacêuticas, nutricionista, cirurgião dentista, veterinário e uma bióloga, além dos fiscais e dos funcionários do setor administrativo. Com a nova estrutura técnica, a VISA assumiu a partir deste mês, o compromisso de executar as ações referentes às atividades de alta complexidade do município. Projeto Vacinação do Escolar é implantado na rede municipal de ensino O projeto Vacinação do Escolar está sendo implantado nas escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de aumentar a cobertura de todas as vacinas recomendadas no Programa Nacional de Imunização.

170 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Poder executivo apresenta novas instalações da Saúde municipal As novas instalações da secretaria municipal da Saúde estão localizadas na Avenida Vaticano – 1073 – Jardim Europa. Em apenas quatro meses, as obras executadas desde a troca das instalações hidráulicas e elétricas, forro, piso, entre outros serviços foram finalizados neste mês de setembro, para que a Saúde ganhasse melhores condições físicas e mais qualidade no serviço prestado à população itapevense

171 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
São Camilo recebe serviços gratuitos levados pela Caravana da Saúde Em sua 14ª edição e como de costume, sempre no último sábado de cada mês, a Caravana da Saúde levou os serviços gratuitos a uma comunidade itapevense. Consultas médicas = 149 Exames de Papanicolau = 17 Atendimento odontológico = 71 Atendimento Psicólogo = 23 Orientações Jurídicas = 11 Cerest = 05 OBS: nesta Caravana, 20 estagiários da FAIT de Terapia Ocupacional realizaram oficinas de promoção de saúde para crianças, sob a supervisão da professora Valéria Nastri. CUSTOS: Recursos Humanos = R$ 3.844,97 Medicamentos = R$ 200,25 Transporte = R$ 54,50 Almoxarifado = R$ 57,84 TOTAL = R$ 4157,56

172 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Cerca de 150 conselheiros locais de saúde recebem capacitação Jaqueline Martins Na quarta-feira, 07 de julho, a secretaria municipal da Saúde de Itapeva, através do departamento de Controle Social promoveu uma tarde de capacitação aos conselheiros locais de Saúde.

173 EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE
Santa Casa de Itapeva forma seu 1º Conselho Local de Saúde Na última quinta-feira, dia 1º de julho, a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva realizou a primeira reunião do Conselho Local de Saúde. Como prestadora de serviços ao SUS e devido a um processo eleitoral promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Itapeva, através do departamento de Controle Social, os conselheiros eleitos no final de 2009, estiveram nas dependências da Santa Casa para esse fato histórico.

174 CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE
EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE REUNIÃO DATA CONSELHEIROS PARTICIPANTES USUÁRIO TRAB. PREST. GESTOR TOTAL 42ª Reunião Ordinária 27/07/10 7 2 3 13 43ª Reunião Ordinária 31/08/10 8 14 44ª Reunião Ordinária 28/09/10 10 1

175 CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE CIST
EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE CIST REUNIÃO DATA CONSELHEIROS PARTICIPANTES PROMOTORES SUS PROMOTORES INDICAÇÃO PROMOTORES MUNICÍPIOS CGR ENTIDADES ENSINO SINDICATOS PATRONAL SINDICATO TRABALHADORES TOTAL 9ª Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST 12/07/10 2 10 6 1 8 27 10ª Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST 06/08/10 5 16 11ª Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST 13/09/10 9

176 REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS
SAÚDE BUCAL REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS (PALESTRA,S APLICAÇÃO DE FLUOR,ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA ): Distribuição de 6000 escovas Distribuição de 2000 creme dental Participação nas Caravanas da Saúde do município Projeto”Saúde Bucal Bate à Sua Porta” Atendimento diário na E.M.Nair Rodrigues de Queiroz

177 -Atualização das carteiras de Vacinação
-Levantamento antropométrico - IMC ( Índice de Massa Corpórea) dos alunos e, àqueles que obtiverem resultados acima ou abaixo do esperado, serão encaminhados para consulta médica e realização de exames, encaminhamentos à especialistas ou a acompanhamento pela Unidade Básica de Saúde da Família da Vila Taquari. -Projeto de Parasitologia na E.M. Saturnino Araújo –Vila Taquari -Levantamento de casos de tracoma-parceria com Vigilância Epidemiológica -Organização junto ao Grupo Gestor Municipal do Concurso sobre sexualidade-resultado em Dez 2010. -Ação educativa na EM Terezinha Moura - Agrovila-orientação sexualidade. -Atualização das carteiras de Vacinação

178 OBRIGADO! QUEM ADMINISTRA CUIDA!


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