A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal."— Transcrição da apresentação:

1

2 As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal.

3 EMISSOR = QUEM EMITE A MENSAGEM RECEPTOR = QUEM RECEBE A MENSAGEM (DESTINATÁRIO) CONTEXTO = SITUAÇÃO A QUE A MENSAGEM SE REFERE (TAMBÉM DESIGNADO POR REFERENTE) CÓDIGO = COMBINAÇÃO DE SIGNOS E LINGUAGENS USADOS NA TRANSMISSÃO DE UMA MENSAGEM. CANAL = MEIO POR ONDE CIRCULA A MENSAGEM MENSAGEM = CONJUNTO DE INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS, O CONTEÚDO.

4 Função Emotiva: A linguagem evidencia preferencialmente o emissor. Há uma predominância do "EU" (opiniões, atitudes e relatos pessoais), subjetividade e outras características próprias do autor. Exemplos: cartas, diários pessoais, etc.

5 Função Apelativa (ou Conativa): Ênfase da linguagem no receptor. Há uma tentativa de persuadir, influenciar e convencer destinatário através de apelos diretos ou indiretos. Exemplos: discurso político ou publicitário.

6 Função Referencial (Denotativa ou Informativa): Evidência da linguagem no contexto, no referente, nos dados da realidade. A informação é transmitida de forma objetiva, clara e impessoal. Exemplos: textos jornalísticos, teses, artigos científicos. “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out

7 Função Metalinguística: Ênfase no código, ou seja, quando a linguagem explica ou fala de si própria. Exemplos: gramáticas, dicionários, a disciplina de Língua Portuguesa, um poema que fala sobre poema.

8 Função Fática: Incidência da linguagem no canal de comunicação com o objetivo de confirmar a eficácia da comunicação. Exemplos: “alô”, “entende?”, “ok”, etc.

9 Função Poética: A linguagem incide na elaboração da mensagem, evidenciando a sonoridade das palavras ou o impacto visual. Exemplos: textos publicitários, poesia, provérbios, músicas, trava- línguas, trocadilhos, etc.

10


Carregar ppt "As funções da linguagem são as finalidades dos elementos presentes nos atos de comunicação verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google