A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA NO TRABALHO 1 SEGURANÇA NO TRABALHO. SEGURANÇA NO TRABALHO 2 PI-08 PI-06 PA-01 PI-07 PA-02 PI-02 PI-05 PI-01 PA-06 PI-10 PI-04 PI-03 PI-09 PA-05.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA NO TRABALHO 1 SEGURANÇA NO TRABALHO. SEGURANÇA NO TRABALHO 2 PI-08 PI-06 PA-01 PI-07 PA-02 PI-02 PI-05 PI-01 PA-06 PI-10 PI-04 PI-03 PI-09 PA-05."— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA NO TRABALHO 1 SEGURANÇA NO TRABALHO

2 SEGURANÇA NO TRABALHO 2 PI-08 PI-06 PA-01 PI-07 PA-02 PI-02 PI-05 PI-01 PA-06 PI-10 PI-04 PI-03 PI-09 PA-05 Posto-02 PA-03 FOTO AÉREA DA GE CELMA

3 SEGURANÇA NO TRABALHO 3 LINHA DE PRODUÇÃO

4 SEGURANÇA NO TRABALHO 4 O QUE SIGNIFICA EHS? E - Environment (Meio Ambiente) H - Health (Saúde) S - Safety (Segurança)

5 SEGURANÇA NO TRABALHO 5 POR QUE EHS ? Não queremos que fatos como estes aconteçam com os nossos funcionários.

6 SEGURANÇA NO TRABALHO 6 SESMT- Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho-NR04. Tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Na GE CELMA o SESMT é conhecido como área de EHS, onde atuam o engenheiro de segurança, médicos do trabalho, técnicos em segurança no trabalho e técnicos em enfermagem do trabalho.

7 SEGURANÇA NO TRABALHO 7 Global Star É um programa da GE, em escala mundial, que visa a excelência em saúde e segurança em todas as suas unidades.

8 SEGURANÇA NO TRABALHO 8 1 Prevenir acidentes e doenças ocupacionais 2 Ter ambiente de trabalho seguro e saudável 3 Atender legislações OBJETIVOS 4 Saúde e Segurança são altas prioridades 5 Estabelece procedimentos e assegura treinamentos 6 Estabelece metas anuais PROGRAMA RESPONSABILIDADES 7 Empregados e contratados Devem participar dos treinamentos e cumprir os requisitos do plano 8 Empregados e contratados Devem seguir procedimentos e usar EPI’s 9 Gerentes e Líderes Devem prover recursos e dar suporte ao plano POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA

9 SEGURANÇA NO TRABALHO 9 ANUALMENTE A EMPRESA ESTABELECE METAS DE SAÚDE E SEGURANÇA QUE PODEM SER ENCONTRADAS NOS QUADROS DE AVISO ESPALHADOS PELA EMPRESA. ESTAS METAS DEVEM SER DE CONHECIMENTO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS. METAS DE SAÚDE E SEGURANÇA

10 SEGURANÇA NO TRABALHO 10 - Manter organizada e limpa a área de trabalho; -Utilizar EPIs; -Reportar condições inseguras; -Participar dos treinamentos. O que a GE CELMA espera de seus funcionários? Todos os funcionários são avaliados quanto a sua participação e desempenho no programa de saúde e segurança

11 SEGURANÇA NO TRABALHO 11 - Mapas de Risco - Analise de Segurança do Trabalho (AST/JSA) - Fichas de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ/MSDS). - Contatos de Segurança. - DISK RISCO. OS RISCOS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO SÃO IDENTIFICADOS ATRAVÉS DE : Todos os funcionários tem autoridade e obrigação de paralisar imediatamente as atividades que oferecam riscos graves e iminentes.

12 SEGURANÇA NO TRABALHO 12 OBJETIVO DA PARTICIPAÇÃO & ENVOLVIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS Criar uma cultura em que os empregados e colaboradores sejam os donos do programa da unidade e dele participem ativamente. Criar uma cultura em que os empregados e colaboradores sejam os donos do programa da unidade e dele participem ativamente. Os funcionários podem participar através: -Time de Ergonomia - CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - Time de Gerenciamento de Produtos Químicos - Aponte o Risco - Concursos, etc

13 SEGURANÇA NO TRABALHO 13 ESPECIALISTA DE SAÚDE E SEGURANÇA Quais suas principais atribuições? - Liderar a manutenção dos programas de saúde e segurança. - Avaliar e aprovar os Procedimentos de Saúde e Segurança. - Participar do processo de gerenciamento de mudança de produtos e processos. - Avaliar a necessidade de treinamentos de saúde e segurança. - Fornecer orientação técnica e de conformidade legal em saúde e segurança.

14 SEGURANÇA NO TRABALHO 14 OBJETIVOS: Identificar a causa raíz dos acidentes, incidentes/quase acidentes e doenças ocupacionais para implementação de ações corretivas e prevenção de novas ocorrências. A classificação dos acidentes pode ser: - Reportável com Afastamento. - Reportável sem Afastamento (com ou sem restrição). - Primeiros Socorros - Acidentes de Trajeto. INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES

15 SEGURANÇA NO TRABALHO 15 OBJETIVOS: Prover aos empregados os conhecimentos e habilidades que necessitam para realizar um trabalho com segurança, em conformidade com as exigências legais. Prover aos empregados os conhecimentos e habilidades que necessitam para realizar um trabalho com segurança, em conformidade com as exigências legais. Os treinamentos poderão ocorrer para atender as seguintes situações: Os treinamentos poderão ocorrer para atender as seguintes situações: Treinamentos requeridos por Lei. Treinamentos requeridos por Lei. Necessidades levantadas por: Necessidades levantadas por:  deficiências de treinamentos anteriores  praticas de trabalho irregulares  acidentes ocorridos  inspeção de segurança  modificação e/ou introdução de novos processos, equipamentos ou procedimentos. TREINAMENTO DE SAÚDE E SEGURANÇA

16 SEGURANÇA NO TRABALHO 16 Os EPIs são recursos empregados para a prevenção de lesões e/ou doenças decorrentes da ocorrência de acidentes ou exposição a agentes agressivos. São fabricados em conformidade com especificações técnicas e requerem homologação junto ao Ministério do Trabalho através de Certificado de Aprovação (CA).

17 SEGURANÇA NO TRABALHO 17 Cada área/tarefa requer o uso de um determinado conjunto de EPIs. Estes equipamentos são identificados nas matrizes de EPI disponíveis nas placas de entrada de célula. Botas Protetor Auricular Óculos de Segurança Estes são alguns dos EPIs requeridos na maioria dos prédios industriais.

18 SEGURANÇA NO TRABALHO 18 Dúvidas com relação a EPI procure o seu Líder ou a equipe de EHS As placas de sinalização de EPI auxiliam na identificação dos equipamentos necessários para acesso aos prédios e requeridos nas áreas de trabalho, porém não especificam o tipo ou modelo, cabendo sempre consultar as matrizes das respectivas atividades para tal.

19 SEGURANÇA NO TRABALHO 19 TREINAMENTO Alguns EPIs requerem treinamento específico quanto ao seu uso, limitações e manutenção, como por exemplo os respiradores, vestimentas de proteção contra agentes químicos e outros. Todos os funcionários que desempenharem funções com uso de protetores respiratórios deverão passar por avaliação médica. É obrigatória a realizacão de “fit-test” (teste de vedacão) antes de iniciar o uso de protecão respiratória e ao menos anualmente.

20 SEGURANÇA NO TRABALHO 20 SÃO RESPONSABILIDADES DOS FUNCIONÁRIOS EM RELAÇÃO AOS EPI’S 2) Usar os EPI’s indicados na Matriz de EPI para suas tarefas, ou para circular em áreas de risco; 6) Comunicar ao seu superior qualquer alteração que torne o EPI impróprio para o uso. 4) Responsabilizar-se por sua guarda, conservação e higienização; 3) Ter conhecimento do uso adequado dos EPI’s; 1) Usar os EPI’s constantemente e apenas para as finalidades a que se destinam; 5) Inspecionar os EPI’s antes do seu uso;

21 SEGURANÇA NO TRABALHO 21 OS EMPREGADORES SÃO RESPONSÁVEIS POR: 3) Tornar obrigatório o uso do EPI (o que é feito através da Norma Interna 06); 2) Treinar os funcionários sobre o uso adequado, conservação e highienização dos EPI’s; 1) Fornecer aos funcionários apenas EPI’s aprovados (CA). 4) Substituí-lo imediatamente quando danificado ou extraviado.

22 SEGURANÇA NO TRABALHO 22 •O não uso dos EPI’s requeridos para sua tarefa ou recomendado pelo seu setor, estarão sujeitos as medidas disciplinares previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

23 SEGURANÇA NO TRABALHO 23 ABANDONO DE ÁREA  Se o alarme de abandono de área tocar, o funcionário deve parar de fazer sua atividade e calmamente se dirigir para o Ponto de Encontro mais próximo.  Ao Segundo toque o Supervisor/ Líder ou um funcionário mais experiente irá orientar os demais até o Ponto de Centralização mais próximo.  Treinamentos trimestrais são realizados para garantir que todos os empregados reconheçam os sinais de alarme e procedam adequadamente por ocasião das emergências.

24 SEGURANÇA NO TRABALHO 24 Líderes e gerentes : Devem coordenar suas equipes para a desocupação de área, quando requerido, fazendo o controle do efetivo e aguardando orientações da equipe de EHS ou pessoa na coordenação de emergência. Brigadistas: São auxiliares da equipe de EHS nas situações de emergência, devendo se reunir no ponto de reunião quando solicitados ou por ocasião dos alarmes, aguardando instruções do chefe de equipe ou coordenador de emergência para atuar. Em suas áreas respondem pela reação a princípios de incêndio e resgate de vítimas. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DURANTE EMERGÊNCIAS

25 SEGURANÇA NO TRABALHO 25 FUNCIONÁRIOS / ESTAGIÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇO Todas as pessoas que não fazem parte dos times de reação devem manter-se sob orientação de seus respectivos líderes ou gerentes evitando qualquer ação para a qual não tenham sido previamente treinamentos ou instruídos pela equipe de EHS. Qualquer situação de emergência verificada deve ser prontamente comunicada através do ramal 4800.

26 SEGURANÇA NO TRABALHO 26 O QUE É ? JSA - Job Safety Analysis,(Análise de Segurança do Trabalho) é um importante instrumento de segurança que avalia, passo a passo, a tarefa a ser executada em nossas atividades, visando identificar os posssíveis riscos potenciais de acidentes e a partir desta informação, indicar a maneira segura para execução da tarefa. JSA - Job Safety Analysis,(Análise de Segurança do Trabalho) é um importante instrumento de segurança que avalia, passo a passo, a tarefa a ser executada em nossas atividades, visando identificar os posssíveis riscos potenciais de acidentes e a partir desta informação, indicar a maneira segura para execução da tarefa. ONDE ESTÃO OS JSA's ? Estão disponíveis para todos os funcionários nas pastas de Procedimentos de Segurança e Meio Ambiente do seu setor, ou fixado nas máquinas. Havendo dúvidas sobre a localização dos JSA’s, vocês devem recorrer aos líderes e/ou Equipe de EHS. ANÁLISE DE SEGURANÇA DO TRABALHO

27 SEGURANÇA NO TRABALHO 27 QUANDO UTILIZAR OS JSA's ? Para realização de qualquer operação na empresa, o funcionário responsável pela execução, deverá ter conhecimento dos riscos potenciais que a tarefa possa oferecer e assim, aplicar as ações recomendadas ( EPI's, postura, atenção no trabalho e outros) descritos nos JSA's. Para realização de qualquer operação na empresa, o funcionário responsável pela execução, deverá ter conhecimento dos riscos potenciais que a tarefa possa oferecer e assim, aplicar as ações recomendadas ( EPI's, postura, atenção no trabalho e outros) descritos nos JSA's.

28 SEGURANÇA NO TRABALHO 28 O QUE SÃO OPERAÇÕES DE ALTO RISCO? São atividades de trabalho/processos que podem causar fatalidades, ferimentos graves ou apresentar um risco à segurança dos empregados e da comunidade. Exemplos de Operações de Alto Risco: Exemplos de Operações de Alto Risco:  Espaços Confinados;  Trabalho em Altura (acima de 1,20 m);  Trabalho a Quente;  Talhas e Pontes Rolantes / Içamento;  Eletricidade;  Produtos Químicos / Tóxicos / Inflamáveis;  Radiação Ionizante (Raios-X), etc...

29 SEGURANÇA NO TRABALHO 29 Objetivos: Reconhecer, avaliar e controlar riscos de saúde aos empregados, causados por agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho. Reconhecer, avaliar e controlar riscos de saúde aos empregados, causados por agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho. Todos os empregados expostos a agentes agressivos devem ser comunicados e devidamente treinados quanto aos cuidados a serem tomados para sua proteção. HIGIENE INDUSTRIAL

30 SEGURANÇA NO TRABALHO 30 GESTÃO AMBIENTAL

31 SEGURANÇA NO TRABALHO 31 E-FRAMEWORK A GE Celma possui em sua política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança o compromisso de estar continuamente buscando uma condição de excelência. H&S Framework Scorecard, E-Framework Scorecard Para cumprir com a sua meta em Meio Ambiente, Saúde e Segurança, a GE desenvolveu um plano de trabalho que é dividido em dois programas: o H&S Framework Scorecard, composto por 21 elementos, e o E-Framework Scorecard, composto por 07 elementos relacionados ao meio ambiente.

32 SEGURANÇA NO TRABALHO 32 Através do E-Framework, a GE visa minimizar os impactos desfavoráveis e danosos ao meio ambiente e às comunidades nas quais opera. ÁGUA SOLO /SUB-SOLO RECURSOSNATURAIS FLORA FAUNA PESSOAS AR ORGANIZAÇÃO Todas as unidades da GE no mundo inteiro têm o compromisso de implantar, desenvolver e buscar a excelência neste programa.

33 SEGURANÇA NO TRABALHO 33 Os 7 elementos do E-Framework e seus principais objetivos são: ELEMENTO 01 – AR Controlar os poluentes emitidos no ar, para garantir o cumprimento das exigências impostas por órgãos ambientais, requisitos e diretrizes da empresa. ELEMENTO 02 – ÁGUA Garantir a manutenção do cumprimento de todos os requisitos vigentes relacionados ao lançamento de efluentes (esgoto) gerados nas unidades da GE. ELEMENTO 03 – RESÍDUOS Compreender os elementos fundamentais de um sistema eficaz de gerenciamento de resíduos (lixo), para garantir sua implementação eficaz e, assim, o cumprimento da legislação vigente e das diretrizes da GE.

34 SEGURANÇA NO TRABALHO 34 ELEMENTO 04 – EXPEDIÇÃO Assegurar a conformidade com exigências impostas pelos órgãos competentes, requisitos e diretrizes da GE relacionadas ao transporte de cargas perigosas (produtos, equipamentos, resíduos etc). ELEMENTO 05 – QUÍMICOS Controlar os produtos químicos, para garantir o cumprimento de todas as exigências legais e diretrizes coorporativas aplicáveis. ELEMENTO 06 – MEIO AMBIENTE GERAL Controlar as diversas questões ambientais da empresa, conforme as exigências da Legislação Ambiental e da política interna da GE (exemplos: mudanças de processo, equipamentos, licenças, etc). ELEMENTO 07 – PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Controlar o descarte de materiais contaminados por radiação e a emissão de raios-X, para garantir o cumprimento da legislação vigente e das diretrizes da GE.

35 SEGURANÇA NO TRABALHO 35 MEIO AMBIENTE Ciente de que a manutenção e preservação do meio ambiente é um dever de todas as empresas, a GE investe na implantação e desenvolvimento do E-Framework, para garantir o seu desenvolvimento sustentável e evitar conseqüências prejudiciais ao ambiente em que atua. Conseqüências que estamos vivendo devido à degradação e poluição do meio ambiente:  Escassez de água;  Enchentes;  Epidemias de doenças;  Câncer de Pele;  Aquecimento da Terra;  Destruição da Camada de Ozônio;  Chuva Ácida

36 SEGURANÇA NO TRABALHO 36 Por que a degradação e a poluição do meio ambiente acontece? No início de sua existência, o homem vivia apenas para sua sobrevivência (o homem adaptava-se a natureza). Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de novas tecnologias (meios de transporte, industrialização etc), o homem passou a explorar o meio ambiente sem preocupar-se com sua deteriorização, acreditando que o meio ambiente fosse uma fonte inesgotável de recursos naturais e um receptor com capacidade infinita para receber e processar rejeitos, como o lixo, esgoto, químicos etc (natureza tendo que se adaptar ao homem). Hoje, este “pensamento” está mudando. O homem está se conscientizando que essa degradação provoca sérias conseqüências, prejudiciais à sua saúde e ao meio em que vive, que podem tornar-se irreversíveis para o meio ambiente e para as futuras gerações.

37 SEGURANÇA NO TRABALHO 37 O compromisso de respeitar e proteger o ambiente em que a GE atua também depende da participação de todos os funcionários, porque: •Todos os funcionários tem uma função, como se fosse um órgão do corpo humano. •Não é possível sobreviver se todos não funcionarem direito. •Nós (os funcionários) fazemos o coração da empresa bater. •Fazemos ela existir. •E por isso somos tão responsáveis quanto ela pela preservação do meio ambiente.

38 SEGURANÇA NO TRABALHO 38 Os funcionários podem colaborar com o programa da GE através de pequenas ações, como por exemplo:  Colaborando com a coleta Seletiva da empresa.  Jogando lixo no lixo.  Evitando o desperdício:  Procurando imprimir ou fazer cópias de documentos apenas na quantidade necessária e, sempre que possível, utilizar as duas faces da folha de papel;  Ao escovar os dentes, manter a torneira fechada.  Separar resíduos perigosos (como lâmpadas, pilhas e baterias) do lixo comum.

39 SEGURANÇA NO TRABALHO 39 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL O E-Framework foi desenvolvido também para garantir o cumprimento da Legislação Ambiental vigente. Legislação Ambiental é um conjunto de leis, convenções, protocolos e decretos que visam regulamentar a exploração dos recursos naturais de forma a proteger o Meio Ambiente. A Legislação Ambiental é uma ferramenta que obriga as pessoas físicas e jurídicas a cumprir com as questões ambientais. Os principais requisitos aplicáveis ao processo da GE abrangem temas como: política do meio ambiente, licenciamento ambiental, crimes ambientais, ação civil pública, destinação final de resíduos, proteção da camada de ozônio, fumaça preta etc.

40 SEGURANÇA NO TRABALHO 40 Colaborar com o meio ambiente dentro e fora da empresa!!! OBJETIVO:


Carregar ppt "SEGURANÇA NO TRABALHO 1 SEGURANÇA NO TRABALHO. SEGURANÇA NO TRABALHO 2 PI-08 PI-06 PA-01 PI-07 PA-02 PI-02 PI-05 PI-01 PA-06 PI-10 PI-04 PI-03 PI-09 PA-05."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google