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Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Social

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Apresentação em tema: "Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Social"— Transcrição da apresentação:

1 Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Social
Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo Agosto de 2007

2 Desenvolvimento do Turismo
2003: Criação do Ministério do Turismo Mudança de visão Turismo como negócio Competitividade Fonte de crescimento econômico Geração de divisas e empregos Plano Nacional do Turismo

3 Desenvolvimento do Turismo
Plano Nacional do Turismo ( ) Metas 1,2 milhões de emprego U$ 8 bilhões em receita cambial 9 milhões de turistas estrangeiros 65 milhões de desembarques domésticos 3 novos produtos turísticos de qualidade em cada Unidade da Federação

4 Plano Nacional do Turismo (2007-2010)
Metas 1,7 milhões de novos empregos e ocupações U$ 7,7 bilhões em divisas Promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno Estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional

5 Desenvolvimento do Turismo
Premissa do Plano Nacional do Turismo Desenvolvimento integrado e sustentável Utilizar de forma sinérgica as potencialidades do atrativo para a melhoria dos resultados econômicos e da qualidade de vida das pessoas, valorizando a cultura local e a preservação do meio ambiente

6 Estrutura da SNPDT Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo Departamento de Infra-Estrutura Turística Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo

7 Qualificação e Certificação
Estrutura do DCPAT Coordenação-Geral de Qualificação e Certificação (CGQC)

8 Atribuições do DCPAT 1. Apoiar a qualificação e certificação de profissionais, equipamentos e serviços turísticos 2. Desenvolver e promover a produção associada ao turismo 3. Desenvolver, implementar e apoiar projetos estruturantes em regiões alvo de novos investimentos turísticos, geradores de impactos sociais 4. Articular e apoiar projetos em regiões com potencial turístico e baixo IDH

9 Estratégias Desenvolver, implementar e apoiar projetos de estruturação em regiões com investimentos de impacto no setor turístico. Apoiar e acompanhar os planos, programas e ações voltados para a geração de novas alternativas de desenvolvimento local com base nos segmentos turísticos e sua cadeia produtiva. - Articular com os demais órgãos e entidades da administração Federal, Estadual, Municipal do setor produtivo e terceiro setor, programas, projetos e ações que tenham interface com o Departamento.

10 Estratégias Análise estratégica de regiões turísticas para revitalização e/ou valorização dos destinos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos. Realização de estudos para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais turísticos. - Identificação de regiões com previsão de investimentos privado do setor turístico para a formulação de projetos estratégicos para a integração da comunidade local nas atividades econômicas vinculadas com o Turismo.

11 Eixo Temático: Desenvolvimento Econômico e Social:
Definição de Metodologia para a formulação de projetos de fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais sendo dividida em três etapas:

12 Definição de Metodologia para o fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais 2º e 3º etapas

13 Projetos de Desenvolvimento Sustentável e Integrado do Turismo em regiões de baixo IDH: (Aplicação da metodologia de APL’s) Projeto da Região do Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí. Municípios ( Serra da Capivara: São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Don Inocêncio) – Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia e Santo Amaro e Parque Nacional de Jericoacoara Objetivo: promover a melhoria da qualidade de vida da população local com a geração de trabalho e renda. Ações: Infra-Estrutura, Qualificação, Produção Associada e Promoção para desenvolvimento local.

14 Eixo Temático: Desenvolvimento Comunitário e Inclusão Social
Projeto Turismo Solidário - Vale do Jequitinhonha e Mucuri Objetivo: Estruturar a oferta turística regional por meio da qualificação dos agentes locais e receptivos familiar para o turismo solidário em regiões pobres com o incremento do capital social e o desenvolvimento comunitário, por meio da participação solidária do turista e do crescimento do fluxo turístico na região.

15 Ações: Qualificação de 1300 pessoas para a implantação do turismo solidário, sendo cursos de: receptivo turístico familiar; agentes de desenvolvimento do turismo regional; Gestores Municipais, e atores sociais locais do turismo; agentes de viagem/operadores/jornalistas; Seminário de Articulação e Consolidação da Rede. Criação do portal e produção e distribuição do material informativo e promocional. Implantação de Central de reservas dos receptivos familiares.

16 Projeto De Desenvolvimento Local – Comunidade Catete
Objetivo: Promover a geração de trabalho e renda por meio da valorização dos produtos artesanais, da cultura e do capital social. Desenvolvimento do turismo com a mobilização da comunidade para realizar a qualificação profissional e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços relacionados com a cadeia produtiva d turismo no Município de Outro Preto, Estado de Minas Gerais. Ações: Qualificação de 1400 pessoas, em cursos de: associativismo, gestão e planejamento - Memória/ Cultura e patrimônio -Produção Artesanal Agente de desenvolvimento turístico - Atividades culturais e ambientais - Inclusão digital e prestação de serviços – Apoio a infra-estrutura. – Revitalização urbana.

17 Projeto Reaplicação de Tecnologia Social de Incubação de Cooperativas Populares e organização Comunitária em Áreas Priorizadas de Baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Com Potencial Turístico. Objetivo: Apoiar à formação e desenvolvimento de cooperativas ou associações produtivas em atividades relacionadas com turismo, como alternativas de geração de trabalho e renda para a população em situação de exclusão. Ações: Criação de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas populares Incubação de 06 atividades econômicas da cadeia produtiva do turismo em 15 destinos. Formação de agentes de desenvolvimento.

18 Projeto: Inserção Socioeconômica da População Local na Cadeia Produtiva do Turismo, Município de Mata de São João – Bahia. Objetivo: Qualificação da população local para atender a demanda gerada pelo desenvolvimento da atividade turística, com a estruturação de mecanismos institucionais que viabilizem o aumento da qualificação do capital social dos diferentes atores locais. Ações: Realização de cursos em hospitalidade, cooperativismos e associativismo, formação de condutores e monitores de turismo e transporte, língua estrangeira e inclusão digital - carga horária de 40 a 160 horas Apoio a projetos de produção associada – arte e cultura e agricultura orgânica.

19 Eixo: Formação de Jovens para o Turismo
Projeto: Arte e Cultura Associada ao Turismo – Casa do Boneco de Itacaré- Bahia. Objetivo: Agregar valor ao produto turístico, com base no resgate artístico e cultural e na pluralidade étnica brasileira, por meio da renovação e atualização de equipamentos e materiais para a realização de oficinas da Associação de Educação Arte e Cultura Popular – Casa do Boneco de Itacaré. Ações: Aquisição de equipamentos e materiais de trabalho para as oficinas de corte e costura, serigrafia, confecção de instrumentos musicais, cerâmica e artesanato em coco.

20 Eixo: Formação de Jovens para o Turismo
Projeto: Formação de Jovens para o Turismo Sustentável – Itacaré – Bahia. Objetivo: Promover o desenvolvimento do turismo sustentável na região do Litoral Sul, por meio da formação profissional de 200 jovens de baixa renda em atividades da cadeira produtiva do turismo - Instituto Aliança. Ações: Realização de 04 cursos, carga horária de 240 horas, sendo: hotelaria, ecoturismo e turismo de aventura, artesanato e turismo rural. Articulação com os representantes das atividades turísticas locais para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

21 Projeto: Cidadão Golfinho – Fernando de Noronha
Objetivo: Promover a capacitação profissional dos moradores de Fernando de Noronha, preferencialmente os jovens, em atividades relacionadas com o ecoturismo, objetivando a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Ações Oferta de 1300 vagas para a qualificação profissional em cursos nas áreas de: meios de hospedagem, língua estrangeira, ecoturismo, mergulho, manutenção e confecção de pranchas e equipamentos náuticos; hospitalidade e gestão no turismo, inclusão digital, condutor de ecoturismo e meio ambiente, - carga horária entre 36 a 400 horas.

22 Projeto: Exposições Fotográficas : Esporte nas Favelas e Imagens do Parapan – Observatório de Favelas do Rio de Janeiro – Objetivo: Ampliar a oferta de atrativos turísticos na Cidade do Rio de Janeiro, de modo a contribuir para um ambiente favorável de convivência entre comunidades populares e turistas, Ações Mostra fotográfica produzidas por jovens fotógrafos de favelas sobre a prática de esportes em comunidades – cerca de 80 fotografias. Mostra fotográfica de imagens dos jogos do ParaPan, complementadas por fotografias sobre a prática de esportes dos portadores de necessidades especiais – cerca de 100 fotografias. Local da exposição Centro Cultural do Banco do Brasil

23 Projeto: Formação Profissional de Jovens para a Inserção Socioeconômica na Cadeia Produtiva do Turismo - Central Única de Favelas – Rio de Janeiro. Objetivo: Formação profissional de 1200 jovens moradores de comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, em diversas atividades de produção assoada ao turismo. Ações Oferta de 1200 vagas para jovens das comunidades de Madureira, Acari, Cidade de Deus e Complexo do alemão em cursos de produção audiovisual, moda Hip Hop, produção cultural, produção de fantasias e adereços para o carnaval, Gastronomia – carga horária de 250 a 450 horas. Produção e realização de 02 documentários – Turismo no Rio de Janeiro – Olhar da Juventude e O Jovem nos Jogos Pan- Americanos.

24 Projeto: Trilha Jovem – Turismo e Responsabilidade Social –
Objetivo: Formação profissional de jovens de baixa rena das áreas de alimentos e bebidas, meios de hospedagem e agencias de viagens, para o desenvolvimento de competências básicas e inserção social e profissional em atividades relacionadas com o desenvolvimento do turismo – Destinos: Ações: Realização de 60 turmas com 30 alunos dos cursos com carga horas de 580 horas sendo 400 horas de atividades presenciais, 100 horas de atividades autônomas e 80 horas vivência profissional supervisionada em empresas do setor turístico. Articulação com o setor privado para a inserção no mercado de trabalho.

25 Eixo: Produção Associada – Artesanato
Projeto: Desenvolvimento da Produção Artesanal Associada ao Turismo do Nordeste. Objetivo: agregar valor a produção artesanal por meio da melhoria da qualidade e da diversificação da oferta de produtos que reflitam a cultura e as tradições locais. Ações: Diagnósticos e Cursos de qualidade, design, comercialização e gestão de negócios. Exposição dos produtos e inclusão aos roteiros turísticos.

26 Eixo: Produção Associada – Artesanato
Projeto: Apoio ao Artesanato e à Geração de Renda. Objetivo: Revitalizar a técnica artesanal, com a organização, produção divulgação e comercialização de quatro grupos de artesãos em 04 destinos para promover o desenvolvimento do turismo local – Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Gross e São Paulo. Ações: Realização de mapeamento para identificação da produção de artesanato de tradição Oferta de cursos, seminários e oficinas nas áreas de identidade, cidadania, mobilização comunitária, formação de preços, organização do trabalho coletivo, divulgação e comercialização

27 Eixo: Produção Associada – Artesanato
Projeto: Produção Artesanal Associada ao Carnaval. Objetivo: Instalar o Armazém do Samba no interior da Cidade do Samba no Rio de janeiro, para possibilitar ao turista um envolvimento o carnaval e a diversidade da cultura brasileira seus fazeres e saberes. Ações: Implantação de oficinas, salas de aula, espaço multimídia, loja, e equipamentos. Cursos para a adequação e melhoria dos produtos Produção de catálogo.

28 OBRIGADA Katia T. P. da Silva


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