A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campo e potencial eléctricos TL II.1 -Campo eléctrico e superfícies equipotenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campo e potencial eléctricos TL II.1 -Campo eléctrico e superfícies equipotenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Campo e potencial eléctricos TL II.1 -Campo eléctrico e superfícies equipotenciais

2 Nota introdutória  Nesta apresentação são destacados os principais pontos do procedimento a seguir nesta actividade;  Sempre que surjam dúvidas aquando da realização da actividade, não hesitar em pedir esclarecimentos com o professor da disciplina.

3 Nota introdutória  O objectivo desta actividade é estudar o campo eléctrico criado por duas placas paralelas e carregadas electricamente;  Para atingir este objectivo produz-se um campo eléctrico entre duas placas condutoras e lê-se a diferença de potencial entre as placas e pontos entre situados elas.

4  O recipiente é colocado sobre uma folha de papel milimétrico para uma melhor orientação dos pontos a recolher;  São utilizados 0,5 dm 3 uma solução de Sulfato de Cobre 0,5M;

5  A fonte é conectada às placas através de fios de ligação com crocodilos;  As placas são posicionadas paralelamente e reguladas para a distância pretendida;  Em seguida regula-se a voltagem para o valor pretendido;

6  Um dos cabos do multímetro é ligado a uma das placas de cobre. O segundo servirá de ponta de prova;  O multímetro é regulado para funcionar como voltímetro de corrente contínua;

7  Definem-se os pontos a medir na segunda folha de papel milimétrico e, mergulhando a ponta de prova, lê-se o valor da ddp, registando-o em seguida;  Deve-se repetir a experiência combinando variações da distância entre as placas e diferentes valores de tensão.

8  Depois da recolha de dados, interpretar e tratar os valores, tentando deduzir qual a forma das linhas equipotenciais;  Não esquecer de, depois de realizada a actividade, arrumar o material utilizado no local adequado; Bom Trabalho!  Podes encontrar uma descrição do procedimento mais detalhada seguindo o link da filmagem da actividade - vídeo. Para uma exploração minuciosa da actividade podes recorrer à simulação.


Carregar ppt "Campo e potencial eléctricos TL II.1 -Campo eléctrico e superfícies equipotenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google