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Aula 01.

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1 Aula 01

2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GOIÁS Departamento de Computação Informática e Computação Professor: MSc. Mário Oliveira Orsi Cesar Augusto da Rocha Magalhães

3 EMENTA Introdução às noções básicas da área de informática.
Conceituação e construção de algoritmos. Regras de mapeamento e técnicas de documentação de programas. Desenvolvimento de programas

4 OBJETIVO GERAL Propiciar adequada utilização da ferramenta computacional necessária às atividades profissionais do futuro engenheiro(a).

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Conhecer os fundamentos de Hardware e Software que possibilitem o desenvolvimento de aplicações no computador; 2. Familiarizar o aluno com os conceitos e as técnicas de desenvolvimento de algoritmos; 3. Habilitar o aluno a analisar problemas e desenvolver programas em linguagem algorítmica; 4. Capacitar o aluno a mapear algoritmos em uma linguagem de programação.

6 Programa de Curso Conceitos básicos Conceitos de Hardware/Software;
Estrutura de um computador digital; Representação e armazenamento da informação; Histórico, evolução e perspectivas da computação; Arquitetura de um Sistema de computação; Memória, Unidade Central de Processamento, Entrada e Saída, e Periféricos.

7 Programa de Curso Algoritmos Conceituação
Elementos básicos do algoritmo e da programação Constantes; variáveis, expressões aritméticas, lógicas e literais; comandos de atribuição, entrada e saída; estrutura de fluxo sequencial Técnicas de construção de algoritmos e programas Estruturas de controle de fluxo condicionais Estruturas de controle de fluxo de repetição Programação estruturada Mapeamento de algoritmos para uma linguagem de programação

8 Programa de Curso Estruturas de Dados Sistemas de Numeração
Variáveis Compostas homogêneas Sistemas de Numeração O histórico dos sistemas de numeração; Os sistemas decimal, binário, octal e hexadecimal; Conversão entre sistemas

9 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BUENO, André Duarte. Programação Orientada a Objeto com C++.São Paulo, Novatec Editora, 592p., 2003. -http://WWW.lenep.uenf.br/~bueno/apostilas.htm Mizrahi, Victorine Viviane, Treinamento em Linguagem C++, módulo 1 2.ed, São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006 Gottfried, Byron S. Programando em C. São Paulo: Makron Books, 1993.

10 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Kernighan, Brian W. e Ritchie, Dennis. The C Programming Language. 2ª ed., New Jersey, Prentice Hall PTR, 1988. Apostila: Curso de Linguagem C – UFMG. CPDEE/UFMG. Schildt Hebert. C Completo e Total. 3ª edição, São Paulo: Makron Books, 1996. Carpenter, V. Learn C/C++ today : (uma coleção de referências e tutoriais sobre as linguagens C e C++ ) FARRER, Harry e outros . Programação Estruturada de Computadores: Algoritmos Estruturados. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, ª Edição. GUIMARÃES, Ângelo de Moura e LAGES, Newton Alberto de Castilho. Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC, 1985.

11 Os compilador Dev-C++ é gratuito, e pode ser baixado direto dos site:
COMPILADORES Os compilador Dev-C++ é gratuito, e pode ser baixado direto dos site:

12 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A nota final do aluno será composta por duas notas (N1 e N2) sendo que: N1 e N2 – Avaliações Teóricas (50%) – Avaliações Práticas (50%) Média Final = 0,4 x N ,6 x N2 O ALUNO SERÁ APROVADO SE OBTER MÉDIA FINAL MAIOR OU IGUAL A E FREQÜÊNCIA SUPERIOR A 75% DE AULAS DADAS (52 AULAS-HORAS).

13 INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO CMP -1060
Objetivo principal prático: desenvolver o raciocínio lógico Algoritmo

14 Algorítimo Algorítmo: é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações. Exercício: montar um algoritmo para um criança de 5 anos acender um palito de fósforo Pegue o objeto (caixa de fósforo) Segure firme o lado preto da cx de fósforo Empurre para abrir e ver um palito Pegue um palito Friquicione a extremidade grossa na parte preta

15 Algorítimo Algorítmo: é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações. Exercício: montar um algoritmo para um criança de 5 anos acender um palito de fósforo Pegue o objeto (caixa de fósforo) Segure firme o lado preto da cx de fósforo Empurre para abrir e ver um palito Pegue um palito FECHE A CAIXA Friquicione a extremidade grossa na parte preta


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