A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de monografia Etapas de elaboração Profª.:Maria Lucia Pacheco Ferreira Marques 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de monografia Etapas de elaboração Profª.:Maria Lucia Pacheco Ferreira Marques 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de monografia Etapas de elaboração Profª.:Maria Lucia Pacheco Ferreira Marques 2012

2 Monografia  Sentido etimológico  Monos – um só Graphus – escrever  A escrita de um único assunto  Academicamente, podemos dizer:  Tratamento escrito e aprofundado de um só assunto  Tratamento escrito e aprofundado de um só assunto, de maneira descritiva e analítica, em que a reflexão é a essência  Sistematiza o resultados das leituras, observações, críticas e reflexões feitas pelo acadêmico

3 Planejamento da Pesquisa  Fase decisória etapa atual  escolha do tema, definição e delimitação do problema da pesquisa – etapa atual  Fase construtiva etapa atual  Construção de um plano de pesquisa – etapa atual  Fase redacional no transcorrer da disciplina  Organização das idéias de forma sistematizada visando a elaboração do projeto – no transcorrer da disciplina

4 Fase decisória Escolhendo o objeto de estudo Reavaliar considerando:  Motivações pessoais  Meu interesse  Meu tempo  Meu domínio teórico do assunto  Motivações Acadêmicas  Relevância  Não esta ligada a aplicabilidade prática  Pode ser um estudo de dilemas teóricos vivenciados  Análise das possibilidades  Informação acerca do tema escolhido  Disponibilidade de material de pesquisa  Valor científico  Valorização do trabalho  Originalidade  Novidade  Importância

5 Definindo o tema  Tema:  Deverá ser conciso e explicativo  é o assunto geral  Delimitação do tema:  Presta esclarecimentos sobre o tema e direciona o estudo  restringe a sua abrangência.

6 Formulando o Problema  Forma de construção do problema:  Inicialmente, explica-se como o autor chegou ao problema,  explicita e contextualiza a abordagem do assunto. (texto de caráter introdutório)  Pari passu, efetua-se a construção de um questionamento que interroga o objeto de estudo, seja a partir de dimensões críticas da realidade ou de dilemas teóricos.

7 Justificando a relevância da pesquisa  Considerando a visão contextualizada traçada na construção da pergunta problema, demonstra-se:  a necessidade ∕ importância do estudo

8 Identificando os objetivos  Objetivo Geral:  Expressa a ação a ser empregada para alcançar a resolução do problema, perspectiva geral.  Objetivos específicos:  Ações intermediárias e instrumentais que permitem atingir, concretamente, o objetivo geral, são os passos percorridos.  Obs.: Verbos comumente utilizados para formulação de objetivos: demonstrar, verificar, identificar, descrever, analisar, propor, comparar...

9 Elaborando a revisão preliminar da literatura sustentação teórica e/ou empírica  A revisão de literatura fornece a sustentação teórica e/ou empírica, para a formulação das hipóteses.  Estabelece breve discussão teórica do problema.  Indica o modelo teórico que suporta a hipótese.  Obs.: O uso das citações deve obedecer aos padrões estabelecidos pela NBR 10520de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT.

10 Elaborando a fundamentação teórica  Sugestão de estrutura para elaboração da fundamentação teórica  Introdução (uma lauda)  Ambientação do trabalho –contexto sócio político econômico  Histórico  Desenvolvimento (três laudas)  Identificação dos principais conceitos que serão utilizados  Descrição do modelo teórico que suportará a pesquisa –Autores –pesquisas  Conclusão (uma lauda)  Fundamentar, brevemente, a hipótese  Referenciar e destacar a importância da pesquisa

11 Indicando a metodologia  Descrever os procedimentos que serão utilizados no desenvolvimento do estudo  Alguns passos a serem observados:  Método de abordagem  Tipo de pesquisa  Técnicas de pesquisa

12 Método de abordagem  Dedutivo  O raciocínio parte do geral para chegar ao particular (LAKATOS,2000,p.257)‏  Indutivo  O Raciocínio vai do particular para o geral (LAKATOS,2000,p.255)‏

13 Tipo de pesquisa  Quanto a sua natureza  Pesquisa básica  Gera novos conhecimentos. Não há aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses (UFCS/PPGEP/LED,2003, p. 20)‏  Pesquisa Aplicada  Gera conhecimentos de aplicação prática. Apresenta soluções de problemas específicos. Envolve verdades locais e interesses locais (UFCS/PPGEP/LED,2003, p. 20)

14 Tipo de pesquisa  Quanto ao objetivo  Exploratória  Torna explicito o problema o a hipótese  Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas, analise de exemplos  Assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso  Descritiva  Descreve características de determinada população  Envolve coleta padronizada de dados: questionários e observação sistemática  Assume a forma de levantamento (UFCS/PPGEP/LED,2003, p. 21)

15 Técnicas de pesquisa  Pesquisa bibliográfica  busca explicar o problema a partir de referências teóricas publicadas em livros ou congêneres  Abrange toda a bibliografia já publicada em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, livros, revistas, monografias, radio, vídeo, internet, etc.  Não se confunde com a mera reprodução do que já foi escrito, mas seu estudo propicia um enfoque ou abordagens novas, com conclusões inovadoras  Pesquisa documental  Elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico  Estudo de caso  Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos  Permite amplo detalhamento do conhecimento  Levantamento  Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer

16 Elaborando o cronograma da monografia  O cronograma é pessoal  Deve ser realista e exequível  Utilizar as especificações de cronograma previsto no modelo de projeto

17 Sumário Provisório da monografia  Descrição provisória dos capítulos da monografia, respeitando os objetivos propostos  Deve ser elaborado respeitando as regras do manual de trabalhos acadêmicos da unisul

18 Referências  Listar a bibliografia  utilizada  citada  Com base nas NBR 6023 de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT.  Ver o Guia Unisul para Trabalhos Academicos disponível na página da Biblioteca da Unisul

19 Linguagem  Regras  Ser objetivo  Ser impessoal  Algumas Dicas  Ser simples e direto evita erros  Frases curtas evitam erros de concordância  Palavras estrangeiras devem ser evitadas, quando necessário devem ser grifadas em itálico  Linguagem “difícil” não é sinônimo de erudição  Anote todas as idéias que surgirem durante uma leitura  Empilhar xerox sem comentar aumenta a probabilidade de não saber mais o que leu  A monografia bem escrita é aquela que faz um leigo compreender o assunto tratado

20 Normas para citações NBR 10520:02

21 Referências NBR 6023:02


Carregar ppt "Projeto de monografia Etapas de elaboração Profª.:Maria Lucia Pacheco Ferreira Marques 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google