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Interdiscursividade e Intertextualidade

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Apresentação em tema: "Interdiscursividade e Intertextualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Interdiscursividade e Intertextualidade
Relações entre textos Interdiscursividade e Intertextualidade

2 Interdiscursividade No conteúdo:
Queremos ser uma nação unida, e vocês meus jovens formarão esta nação. No futuro não desejamos ver classes e vocês precisam fazer com que isso apareça entre vocês. Noventa milhões em ação Pra frente Brasil, no meu coração (...) De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão! -Hitler, falando à juventude Nazista Alemã -Tema do Brasil na Copa de 1970

3 Interdiscursividade Na forma: Dois poemas parnasianos:
Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela E o arrolo da saudade e da ternura! Língua Portuguesa, Olavo Bilac (fragmento) Móvel, festivo, trépido, arrolando, À clara voz, talvez da turba iriada De sereias de cauda prateada, Que vão com o vento os carmes concertando, Afrodite I, Alberto de Oliveira (fragmento) Dois quadros impressionistas: Lírios d’água, de Monet La Promenade, de Renoir

4 Intertextualidade Intertextuais e interdiscursivos:
Hino Nacional Brasileiro Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Joaquim Osório Duque Estrada Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em  cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.  Do livro Primeiros cantos (1847) de Gonçalves Dias. Nova canção do exílio Um sabiá na palmeira, longe. Estas aves cantam um outro canto. O céu cintila sobre flores úmidas. Vozes na mata, e o maior amor. Só, na noite, seria feliz: um sabiá, na palmeira, longe. Onde é tudo belo e fantástico, só, na noite, seria feliz. (Um sabiá, na palmeira, longe.) Ainda um grito de vida e voltar para onde tudo é belo e fantástico: a palmeira, o sabiá, o longe. Carlos Drummond de Andrade

5 Intertextualidade Intertextuais, mas não interdiscursivos e com o mesmo tema: Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em  cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.  Do livro Primeiros cantos (1847) de Gonçalves Dias. Canção do exílio às avessas Minha Dinda tem cascatas Onde canta o curió Não permita Deus que eu tenha De voltar pra Maceió. Minha Dinda tem coqueiros Da ilha de Marajó As aves, aqui, gorjeiam não fazem cocoricó. O meu céu tem mais estrelas Minha várzea tem mais cores. Este bosque reduzido Deve ter custado horrores. E depois de tanta planta, Orquídea, fruta e cipó Não permita Deus que eu tenha De voltar pra Maceió. Jô Soares (fragmento)

6 Intertextualidade Intertextuais, mas não interdiscursivos e com temas diferentes: Mona Lisa, Leonardo da Vinci Propaganda de amaciante

7 Exercício Texto 1 Texto 2 Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? “Que país é esse?”, música de Legião Urbana (trecho) Henfil 1. a) Os dois textos apresentados para a questão são intertextuais ou interdiscursivos? b) Qual dos textos tem visão mais disfórica (ruim) sobre o tema tratado? c) Quais são os pressupostos presentes no texto 1 e no texto 2 que permitem que se responda ao item b da questão?


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