A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luís Maria de Montfort nasceu a 31 de Janeiro de 1673, num pequeno vilarejo chamado Montfort, localizado na Bretanha francesa. Foi batizado no dia seguinte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luís Maria de Montfort nasceu a 31 de Janeiro de 1673, num pequeno vilarejo chamado Montfort, localizado na Bretanha francesa. Foi batizado no dia seguinte."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Luís Maria de Montfort nasceu a 31 de Janeiro de 1673, num pequeno vilarejo chamado Montfort, localizado na Bretanha francesa. Foi batizado no dia seguinte ao seu nascimento. Era o filho primogênito de uma família numerosa. Muito cedo sentiu o chamado a vocação religiosa e desde então iniciou sua caminhada. Crismado no dia 28 de Abril, São Luís acrescentou em seu nome, MARIA, devido a sua grande devoção a Nossa Senhora, que permeou toda sua vida. Neste dia é comemorada a sua festa.

4 Com 11 anos deu entrada no colégio dos jesuítas de Rennes, onde recebeu uma sólida formação humana e espiritual. Aí conclui o curso de filosofia em Sentindo-se chamado ao sacerdócio decide ir em 1693 para Paris de modo a poder ingressar no Seminário de S. Sulpício, em vista dos estudos teológicos que freqüenta na Universidade de Sorbonne. Recebe uma formação teológica apurada e sistemática na qual apoiará sempre o seu trabalho missionário. Revela-se um aluno brilhante tanto nas ciências teológicas quanto na “ciência dos santos”.

5 Como Padre, São Luís persuadia seus fiéis a viver a busca de Jesus na pessoa de Maria. Sempre defendia Maria como medianeira de todas as graças. Grande detentor e pregador da palavra de Deus, homem de oração, amante da Santa Cruz, amigo e defensor dos pobres, doentes e oprimidos. Seu grande ideal como Padre foi realmente levar as almas a Jesus pelas mãos de Maria pelo método de consagração total a Nossa Senhora. Este método também é muito conhecido como Consagração de escravidão.

6 São Luís, como bom escravo da Virgem Santíssima, não foi nenhum pouco egoísta, e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal a Santa Maria. São Luís já era homem de sacrifícios pela salvação das Almas, porém a maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para ir para fora da França, mas ele não concedeu.

7 Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus que nunca o abandonava, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas que estavam afastando os povos dos sacramentos e da misericórdia do Senhor. São Luís, foi quem escreveu o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, que influencia ainda hoje muitos filhos de Maria, inclusive o Papa João Paulo II que por viver aquilo que São Luís partilhou a nós, adotou para a vida o Totus Tuus, isto é, "Sou todo teu, ó Maria". São Luiz foi também um dos grandes apóstolos do Rosário. Em seu livro “O Segredo do Rosário” ele nos mostra concretamente o poder do Rosário de Nossa Senhora e como vivê-lo.

8 Em Julho de 1706 vai a Roma a pé para ser recebido pelo Papa Clemente XI para que o confirmasse na sua vocação missionária. É recebido no dia 6 de Julho desse ano. O Papa confere-lhe o título de Missionário Apostólico e lhe pede para ser missionário na França “renovando o espírito do cristianismo nos cristãos”. Em obediência ao Papa, Montfort tornou-se num missionário exímio. Para dar continuidade ao seu ardor missionário fundou a Congregação dos Missionários Monfortinos, a Congregação das Filhas da Sabedoria e dos Irmãos de S. Gabriel. Como complemento à sua atividade missionária escreveu vários livros.

9 São Luiz destaca outra razão importantíssima da intercessão de Maria. Diz ele:“Reconhecemo-nos indignos e incapazes de, por nós mesmos, aproximar-nos de Sua Majestade infinita; e por isso servimo-nos da intercessão da Santíssima Virgem. Além disso é uma prática de grande humildade, virtude que Deus ama acima de todas as outras. Uma alma que se eleva a si mesma rebaixa a Deus. Se vos rebaixais crendo-vos indignos de aparecer diante d’Ele e de vos aproximar d’Ele, Ele desce, rebaixa-se para vir até vós, para comprazer-se em vós, e para vos elevar.” (Tvd, n. 142).

10 Montfort legou à Igreja uma espiritualidade original, centralizada na Sabedoria e nos meios para alcançá-la; entre esses meios se destaca Maria. Morreu a 28 de Abril de 1716, com 43 anos, após ter realizado mais de uma centena de missões populares. Foi beatificado em 1888 e canonizado, em Roma, em 1947 pelo Papa Pio XII. S. Luís Maria santificou-se como missionário itinerante, devorado pelo zelo pela evangelização dos pobres.

11 Levava sempre consigo a Bíblia, o crucifixo, o rosário, símbolos e síntese da sua própria experiência espiritual e da mensagem que proclamava: dar a conhecer e amar a Santíssima Virgem para fazer conhecer e amar a Jesus Cristo. Conhecer a vida e a obra de S. Luís de Montfort é percorrer uma estrada que nos leva àquela fonte da qual emana a nossa vocação, para aí bebermos a mesma audácia e o mesmo ímpeto missionário que identificaram este santo. Com Montfort aprendemos a responder à missão do Espírito e a encarnar o “espírito de missão!” Por isso podemos afirmar que continua a ser, para nós, um guia sempre vivo e atual.

12 22/03/2010


Carregar ppt "Luís Maria de Montfort nasceu a 31 de Janeiro de 1673, num pequeno vilarejo chamado Montfort, localizado na Bretanha francesa. Foi batizado no dia seguinte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google