A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Empresa Essencial Uma reflexão sobre a essência do trabalho na modernidade Roberto Francisco de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Empresa Essencial Uma reflexão sobre a essência do trabalho na modernidade Roberto Francisco de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 A Empresa Essencial Uma reflexão sobre a essência do trabalho na modernidade Roberto Francisco de Souza

2 Era uma vez um navegador... Shackleton: O mais bem sucedido fracasso da história dos projetos.

3 Era uma vez um navegador... Shackleton: O mais bem sucedido fracasso da história dos projetos.

4 Seu projeto... Tornar-se o primeiro a atravessar de ponta a ponta a Antártida. Seu barco: O Endurance.

5 O planejamento... Shackleton planejou durante 2 anos, de forma cuidadosa, cada detalhe e contratou cada membro da equipe de 28 pessoas.

6 Princípio Filosófico da Seleção Natural Há pessoas essenciais e pessoas não essenciais. Há uma seleção natural das pessoas que podem trabalhar em iniciativas essenciais.

7 Mas algo deu errado... E todo o projeto precisou ser repensado, enquanto acontecia.

8 Princípio Fundamental da Essência Na Iniciativa Essencial, tudo deve ser continuamente questionado quando se trata de atingir a essência.

9 Era preciso saber o que preservar... Shackleton ordenou o desembarque e somente manteve o que era essencial para sobreviver.

10 Princípio prático dos filtros A INICIATIVA ESSENCIAL só deve permitir que entes válidos, com significado essencial, ultrapassem suas fronteiras.

11 Era preciso que permanecessem alegres... Muitas coisas de valor foram postas fora, mas o bandolim de um dos integrantes foi mantido e dado como indispensável.

12 Princípio filosófico da alegria Nada sem alegria!

13 Era preciso ter prazer, mesmo isolados... O fotógrafo oficial teve quase todo seu equipamento preservado. Documentou a expedição e produziu fotos maravilhosas!

14 Era possível contemplar a beleza...

15 Princípio filosófico da estética e do prazer A BELEZA e o PRAZER são elementos indispensáveis da INICIATIVA ESSENCIAL.

16 Precisavam se cuidar mutuamente... Shackleton definiu papéis e sub-grupos bem definidos e trabalhou, todo o tempo, o sentimento de confiança mútua da equipe.

17 Princípio filosófico do cuidado A INICIATIVA ESSENCIAL pressupõe o COLETIVO, que não está acima ou abaixo do INDIVIDUAL, mas ao lado dele. O SER ESSENCIAL cuida de seus pares.

18 Cada um sabia de sua área... Nem mais nem menos! Eram necessárias muitas informações para sobreviver, mas elas estavam à mão, com as pessoas certas.

19 Princípio prático do contexto Um ente ou entrada é muito melhor compreendido no próprio contexto em que nasce e se desenvolve.

20 E não havia lugar para coisas inúteis... Restaram três pequenos barcos. Cada canto deles continha apenas o que era indispensável. Não havia espaço para o inútil, sobretudo na travessia final.

21 Princípio prático dos repositórios A INICIATIVA ESSENCIAL deve limitar a quantidade e o tamanho dos repositórios em que deposita os entes que atravessam suas fronteiras, para que seu conteúdo exerça SIGNIFICADO.

22 Toda a engenhosidade foi tentada... Por vezes precisaram criar engenhos para cortar o gelo, caçar, habitar, mas nenhum deles, absolutamente nenhum, poderia ser usado mais que o necessário.

23 Princípio da Amplificação É possível ampliar a quantidade de SIGNIFICADO que somos capazes de compreender através de mecanismos.

24 Mas nem tudo valia a pena... Shackleton equilibrou todos os interesses em nome de um interesse maior: salvar os vinte e oito marinheiros. Não valeria a pena se não fosse assim.

25 Princípio fundamental do equilíbrio A Iniciativa Essencial almeja o equilíbrio dos sistemas em que é aplicada.

26 E a fé o acompanhou todo o tempo... “Quem é o outro que anda sempre ao seu lado? Quando eu conto, há sempre você e eu, juntos, Mas, quando eu olho à frente, na branca estrada, Há sempre um outro caminhando a seu lado, Furtivo, envolto em manto escuro, oculto, Não sei se homem ou mulher, _ mas quem é esse que vem sempre depois de ti?” T. S. Eliot

27 Princípio filosófico da fé A espiritualidade é ESSENCIAL e DEUS pode ser compreendido como a ESSÊNCIA FINAL.

28 Faça contato BLOG:


Carregar ppt "A Empresa Essencial Uma reflexão sobre a essência do trabalho na modernidade Roberto Francisco de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google