A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o Projeto Tempo de Ser

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o Projeto Tempo de Ser"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é o Projeto Tempo de Ser
O que é o Projeto Tempo de Ser? É a organização de uma proposta educacional. Que proposta é esta? A quem queremos educar? O INDIVÍDUO - EU

3 Este Projeto e a sua proposta de Educação de Essencialidades, nasce da sensibilização experimentada ante o sofrimento humano. Durante anos, nas lides do trabalho social espírita, víamos as faces daqueles que nos buscavam, marcadas pelo sofrimento. A fome, a miséria, o subjugo e a exclusão social, entre tantos outros males que atingiam diretamente aquelas almas, nos inconformava. Desta maneira, nos colocávamos ao trabalho, buscávamos fazer algo de bom e de útil, na grande esperança de vermos essas feridas sociais curadas, naqueles que encontrávamos.

4 Longos foram os anos, árduos foram os trabalhos, grandes foram as disposições. Porém houve um momento em que tivemos de nos render à realidade de que, embora todas as disposições, nossa eficiência era mínima. E por quê? Quais as razões que nos afastavam de nosso intento?

5 Concluimos que era a direção que estávamos apontando
Concluimos que era a direção que estávamos apontando. Estávamos a trabalhar nos efeitos, enquanto as causas continuavam reproduzir os mesmos efeitos. Mas o grande fator motivador, aquele que realmente nos inseriu na busca da realidade que hora construímos, o Projeto, certamente, foi encontrar com o nosso próprio sofrimento.

6 Após tantos anos, tivemos de concluir: muito fizemos, porém ainda não conseguimos olhar para nós mesmos. Queríamos extirpar o sofrimento do mundo, sem tê-lo enxergado dentro de nós. O sofrimento humano existe por retroalimentação, pois na busca de escapar dele, acabamos por produzi-lo.

7 Sendo assim, amigos, depois de muito pensar, depois de sérios debates, alguns muito difíceis, concluímos que a efetivação de tão sonhada mudança, só poderiam vir por um caminho: o da Educação.

8 OBJETIVOS DA PROPOSTA EDUCACIONAL

9 Porém, quando falamos em educação, estamos a usar um termo amplamente empregado no meio social, que já possui suas instituições e se desenvolve em seus processos. Então, qual seria o caráter da educação que pretendemos?

10 É o caráter de considerar o ser humano, antes de tudo, um ser psíquico
É o caráter de considerar o ser humano, antes de tudo, um ser psíquico. A dimensão espiritual sempre foi buscada pelo indivíduo humano, desde o mais remoto tempo. Resguardada pelas diversas religiões, é hoje assunto da mais alta importância.

11 Somos seres imortais. O nascimento e a morte são o limite
Somos seres imortais? O nascimento e a morte são o limite? O que há além daquilo que chamamos de existência? Estas e muitas outras, são as dúvidas que pairam sobre a mente daquele que algum dia, quis conhecer razões mais profundas.

12 Há vários motivos para crermos que o ser essencial, ou seja, a área psíquica dos seres humanos, possui uma natureza que extrapola os limites do “visível”. Está aí o foco de interesse do Projeto Tempo de Ser –-Educação de Essencialidades.

13 Queremos pesquisar, organizar, conhecer, aprofundar, sistematizar assuntos relacionados à dimensão psíquica, com suas raízes no comportamento humano e manifestações no corpo fisiológico. A propósito, a figuração da árvore pode nos dar um exemplo, onde os frutos seriam as atitudes exteriores dos seres, os galhos, o tronco e as raízes os aspectos psicológicos, comportamentais, sendo que a seiva que alimenta este organismo é o ser psíquico, ou essencial.

14 Podemos questionar: as ciências psíquicas, como a psiquiatria, a psicologia e outras, já não nos dão estes dados? Em parte sim, mas estas se movem nos efeitos, são terapêuticas. Nosso intento está nas causas, que antecedem os fenômenos patológicos, que são os frutos. E a partir deste conhecimento, haveremos de organizar métodos educacionais que estimularão os seres psíquicos a olharem o seu próprio psiquismo.

15 Resumindo: queremos tocar nossa natureza essencial, identificar os padrões internos (como sentimentos, emoções, aspectos inconscientes etc.) e formar educadores que possam nortear os futuros caminheiros de si mesmos, desde a sua infância, até a sua senectude e morte.

16 O Ser em sua Essencialidade

17 Podemos questionar: isso será realmente possível
Podemos questionar: isso será realmente possível? Não estaremos a sonhar demais e esquecer a realidade de como as coisas são? Não estaremos a teorizar exageradamente, quando o que se precisa hoje, são de ações concretas?

18 Um sábio da antiguidade nos disse: pelos frutos, conhecereis a árvore
Um sábio da antiguidade nos disse: pelos frutos, conhecereis a árvore. Os frutos que colhemos em nossa sociedade têm diversos sabores, mas aqueles que predominam são os amargos.

19 Nós saímos a campo, sorvemos os amargos frutos de uma sociedade voltada para valores efêmeros, e a partir daí, decidimos construir o futuro. E é para lá que caminharemos, um sociedade que valoriza o que é essencial, ou seja, valoriza o Ser em sua Essencialidade, e não pelos rótulos e modelos padronizados que não o explicam.

20 Admitimos que o trabalho será árduo, mas não o tememos, pois ele será o nobre ônus de uma obra grandiosa, que é a de trabalhar pelos seres e pela sua melhor qualidade de vida, neste caso, a psíquica. Priorizaremos sempre o Ser em sua Essencialidade, para que ele se conheça e se reconheça, e partir daí, viva responsavelmente a sua autonomia.

21 Repetimos: pelos frutos conhecereis a árvore
Repetimos: pelos frutos conhecereis a árvore. O Projeto, em seus princípios e propósitos, foi lançado em julho de 2010 em Presidente Prudente, e estabelecemos um prazo de dois anos, quer dizer, julho de 2012, para a sua construção e efetivação.

22 Até lá, muito trabalho, depois, continuidade
Até lá, muito trabalho, depois, continuidade. Acompanhem a sequência para terem uma visão global de nossas propostas. Na julgue superficialmente, não traia a sua natureza inteligente: conheça para avaliar. No mais, queremos dizer em conjunto: Bem-vindo a si mesmo, ser essencial.

23

24

25


Carregar ppt "O que é o Projeto Tempo de Ser"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google