A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Restauração 2 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Restauração 2 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Restauração 2 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície”. Mt 23.27

3 “Tudo o que tocar na carne se tornará santo [...]”. Lv 6.27
Restauração 2 “Tudo o que tocar na carne se tornará santo [...]”. Lv 6.27 “Não entrará onde houver um cadáver. Não se tornará impuro, nem mesmo por causa do seu pai ou da sua mãe”. Lv 21.11 “É o que acontece com este povo e com esta nação. Tudo o que fazem e tudo o que me oferecem é impuro”. Ag 2.14 2.10: Ageu volta a falar dois meses depois; Em Quisleu = novembro/dezembro – 18/12/520 a.C.; Mudança na data. Antes: ano, mês e dia (1.1 e 2.1). Agora dia, mês e ano (2.10). Motivo: dia importante/fundamentos do Templo; PROBLEMA: Sacerdotes eram procurados para responderem a questões da Lei; 1 pergunta: carne consagrada Lv 6.27: tocar na carne santificada, mas na roupa não. Resposta negativa. 2 pergunta: tocar em cadáver Lv 21.11 Resposta positiva Resumo: A carne consagrada não consagrava com o contato, mas a pessoa impura, ao tocar alguma coisas, gerava impureza. Ag 2.14 Israel - separado para o Senhor - santo, mas tinha se tornado impuro e tudo o que fazia e tocava se tornaria impuro. O problema é que tudo o que o povo faz com as mãos (reconstrução do Templo) e oferece (sacrifícios) era impuro. APLICAÇÃO: A mudança deve ser integral, dentro de nós e não apenas exterior. Não precisamos apenas trabalhar mais, mas nós, nosso caráter, deve mudar. Não é mudança de “casca”, mas de “conteúdo”. ILUSTRAÇÃO: Sistema penitenciário, educação brasileira, etc. A RESTAURAÇÃO COMEÇA EM NÓS! Como?

4 “CONSIDEREM O PASSADO”
Restauração 2 “CONSIDEREM O PASSADO” “Agora prestem atenção; de hoje em diante reconsiderem [...]”. Ag 2.15a “Reconsiderem. Em que condições vocês viviam antes que se colocasse pedra sobre pedra no Templo do Senhor?”. Ag 2.15b “Eu destruí todo o trabalho das mãos de vocês, com mofo, ferrugem e granizo, mas vocês não se voltaram para mim, declara o SENHOR”. Ag 2.17 O QUE FAZER? ( ) “AGORA” - não é apenas cronológica, mas teológica também. O momento de reflexão e mudança é “agora”. Não foi antes, nem será depois! “DE HOJE EM DIANTE” (“desde aquele dia” - ARA): refere-se tanto ao passado quanto ao futuro. 1-CONSIDEREM O PASSADO (ESCASSEZ): Verbo imperativo; Tradução literal: pôr, colocar, depositar. No original há um substantivo que acompanha o verbo (mente ou coração). A ideia é a de colocar algum objeto sobre a mesa e olhar atentamente para ele, observando todos os detalhes. Considerar o passado de escassez antes de serem colocados os fundamentos do Templo; Procuraram trigo e vinho – escassez – Festa dos Tabernáculos (2.1-9); Resultado da ação de Deus (Ag 2.17) para arrependimento (“voltar”). Não voltaram. APLICAÇÃO: Olhar para o passado, para o que temos passado: - Brigas, discórdias, murmuração, fofoca; cultos no salão. - Chuva de janeiro.

5 “CONSIDEREM O PRESENTE”
Restauração 2 “CONSIDEREM O PRESENTE” “A partir de hoje, vigésimo quarto dia do nono mês, atentem para o dia em que os fundamentos do Templo do Senhor foram lançados. Reconsiderem [...]”. Ag 2.18 “[...] ainda há alguma semente no celeiro? Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto”. Ag 2.19a O QUE FAZER? ( ) 2-CONSIDEREM O PRESENTE: Mesmo verbo Ag 2.18: Fundamentos colocados. São colocados, mas não vemos. Ilustração: Fundamentos das paredes da IPNCE – 15m Estamos colocando os fundamentos neste ano: centralidade de Deus, unidade da igreja e missão. 2.19a: Situação atual – descomprometimento, negligência, imaturidade, divisões. Ao olharmos para 2012, qual perspectivas encontramos? Boas ou ruins? Porém… 2.19b: A época das grandes chuvas estava chegando, mas isso apenas sinalizava a benção de Deus que cairia sobre seu povo. Essa benção é referente a próxima colheita sem seca e praga. APLICAÇÃO: No presente não vemos os fundamentos que foram colocados e não vemos frutos, mas a promessa é de que o Senhor nos abençoará a partir de agora. Você crê nisso? ILUSTRAÇÃO: Pregação do Marcel sobre o Templo. Por que considerar o passado e o presente? Porque, para o tempo de Ageu, há uma promessa para o futuro. “Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês”. Ag 2.19b

6 “poder dos reinos estrangeiros”
Restauração 2 “PROMESSA” “Diga a Zorobabel, governador de Judá, que eu farei tremer o céu e a terra. Derrubarei tronos e destruirei o poder dos reinos estrangeiros. Virarei os carros e os seus condutores; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu companheiro”. Ag “tronos” “poder dos reinos estrangeiros” PROMEESA ( ) No mesmo dia Ageu volta a falar e nome do Senhor. 1 PROMESSA: Um novo Reino Abalo cósmico – não na ordem da Criação, mas uma alteração na História. “Tronos” – Para Ageu é o Império Persa (caiu em 331 a.C. para o Imp. Grego) “Poder dos reinos estrangeiros” – força militar do Império Persa Como a força militar será derrotada: “carro e seus condutores” serão virados (derrubados) “Cavalos e seus cavaleiros cairão cada um pela espada de seu companheiro” – cavalaria derrotada sem a necessidade de intervenção. Exércitos derrotados sem luta (perspectiva humana) Reinos implodidos de dentro para fora.

7 Restauração 2 “PROMESSA”
“‘Naquele dia’, declara o SENHOR dos Exércitos, ‘eu o tomarei, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel’, declara o SENHOR, ‘e farei de você um anel de selar, porque o tenho escolhido’, declara o SENHOR dos Exércitos”. Ag 2.23 “Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel”. Mt 1.12 PROMEESA ( ) 2 PROMESSA: Um novo Rei Zorobabel é “servo” e não mais “governador” – designação comum no AT para personagens importantes: Abraão (Gn 26.24), Jacó (Ez 28.25) Moisés (Nm 12.7), Davi (2Sm 7.5) e em especial o Servo Sofredor (e.g. Is 53) Promessa davídica – 2Sm (em especial v. 16) “Um anel de selar” – autoridade (explicar anel). Zorobabel é representante de Deus revestido de autoridade. Reverte Jr – Jeconias (= Joaquim) avô de Zorobabel Zorobabel foi o “último” descendente de Davi a trabalhar na restauração da nação. JESUS: O descendente de Zorobabel é Jesus. A promessa e a esperança são Messiânicas O Reino anunciado é o Reino de Deus (cf. Mc 1.15) O Servo anunciado é Jesus (cf. “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações” - Mt 12.18) “[...] filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel […]”. Lc 3.27

8 Restauração 2 “PROMESSA”
“O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!”. Mc 1.15 “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações”. Mt 12.18 JESUS: O descendente de Zorobabel é Jesus. A promessa e a esperança são Messiânicas O Reino anunciado é o Reino de Deus (cf. Mc 1.15) O Servo anunciado é Jesus (cf. “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações” - Mt 12.18) Esse Reino é anunciado pelo Servo que tem autoridade para: ensinar (Mc 1.22), sobre os poderes das trevas (Mc 1.27), para perdoar pecados (Mc ) e sobre a natureza (Mc )

9 Restauração 2 “PROMESSA”
"Viva como se Cristo tivesse morrido ontem, tivesse ressuscitado esta manhã e fosse voltar amanhã."

10 “Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês”. Ag 2.19b
Restauração 2 “Eu estou com vocês”. Ag 1.13 “Mas, de hoje em diante, abençoarei vocês”. Ag 2.19b “Coragem, Zorobabel!’ declara o SENHOR. ‘Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!’, declara o SENHOR. ‘Porque eu estou com vocês’, declara o SENHOR dos Exércitos”. Ag 2.4a Salomão e seu “exército” de trabalhadores: sete anos e meio anos para construir o Templo. Os trabalhadores da época de Ageu: quatro anos e meio. Expressões de “dito divino” no livro: 24 vezes. CONCLUSÃO: PRESENÇA (Ag 1.13) CORAGEM E TRABALHO (Ag 2.4a) BENÇÃO (Ag 2.19a)

11


Carregar ppt "Restauração 2 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google