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O TartaLogo é um animal de estimação virtual que, enquanto aprende a desenhar, ensina ao seu instrutor a pensar! Baseia-se nos conceitos desenvolvidos.

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1 Nov-2002 coriceu @ yahoo.com www.intelimatica.com.br/coriceu/tartalogo

2 o TartaLogo é um animal de estimação virtual que, enquanto aprende a desenhar, ensina ao seu instrutor a pensar! Baseia-se nos conceitos desenvolvidos pelo criador da linguagem Logo, Seymour Papert nas décadas de 60 e 70 Esta apresentação destina-se a ensinar o uso básico do programa Tartalogo, para adultos, no intuito de testar o programa. Também serve de rascunho para uma futura apostila

3 A linguagem Logo (pronuncia-se como em logotipo), embora muito poderosa, contém um conjunto mínimo de comandos e destina-se à formação de crianças; Importantíssimo ressaltar que a linguagem permite a criação de novos comandos pelo próprio aluno estendendo assim a abrangência da linguagem Desta forma não existe o comando CÍRCULO, mas que pode ser criado pelo aluno e ensinado à tartaruga

4 Além do óbvio aprendizado de matemática através da noção de comprimentos, ângulos, formas, soma e subtração de distâncias, etc., também apoia inúmeras outras disciplinas como geografia, arte, sistemas, física, entre outras. Permite aprender a se trabalhar com metas e desenvolver a paciência e a perseverança.

5 Por ser calcado em uma forma revolucionária de ensino, está limitada pela má formação ou rejeição dos mestres, cujo preparo requer esforço, com uma postura pedagógica diferente.

6 O programa Tartalogo está em fase de testes, faltando carga de figuras, impressão, disfarces, entre outros itens. Uma de minhas preocupações, além de saber se o compilador contém falhas e se a interface é boa, é também saber se o desempenho (velocidade) é adequado.

7 A geometria da tartaruga:
A tartaruga possui duas propriedades básicas: posição e orientação diferencia-se da geometria tradicional que usa posicionamento por coordenadas x,y os comandos realizados pela tartaruga têm resultados diferentes em função de sua orientação ou posicionamento atual esta diferença de comportamento é conhecido como a geometria da tartaruga

8 As partes da janela principal

9 As partes da janela principal
a janela com os desenhos

10 As partes da janela principal
a área para escrever os comandos para o TartaLogo

11 As partes da janela principal
os botões de controle

12 As partes da janela principal
a área com os comandos digitados anteriormente

13 Escrevendo os comandos

14 Para fazer o TartaLogo se mover é necessário escrever o comando e digitar Enter ou clicar sobre o botão executar Experimente com o comando FRENTE 200

15 Para fazer o TartaLogo se mover é necessário escrever o comando e digitar Enter ou clicar sobre o botão executar Experimente com o comando FRENTE 200 Repare que o TartaLogo andou 200 passos e, como foi riscando a tela, deixou um rastro.

16 Agora vamos fazê-lo virar-se um pouco para a direita
Experimente com o comando DIREITA 30

17 Agora vamos fazê-lo virar-se um pouco para a direita
Experimente com o comando DIREITA 30 repare que o TartaLogo girou seu corpo um pouquinho para a direita - na realidade, 30º

18 Agora vamos fazê-lo andar mais uns passos
Digite o comando FRENTE 400

19 Agora vamos fazê-lo andar mais uns passos
Digite o comando FRENTE 400 o TartaLogo andou para a frente mais 400 passos de tartaruga

20 Cuidado ao digitar !! se você digitar alguma palavra com erro, o programa vai apontar o erro e ficará esperando você corrigí-lo Indicação de que um erro ou uma palavra desconhecida foi encontrada, acerte-a e tente de novo

21 Outros comandos muito usados:

22 Comando O que faz: RÉ 200 ESQUERDA 90 COR verde SEMCANETA CANETA volta a tartaruga 200 passos gira a tartaruga para a esquerda passa a desenhar na cor verde passa a andar sem riscar a tela volta a riscar a tela

23 Comando O que faz: ESCONDER MOSTRAR o TartaLogo fica invisível o Tartalogo volta a ficar visível Usualmente, com o TartaLogo invisível, o desenho fica mais rápido

24 Exemplos de desenhos:

25 Os botões de controle:

26 mostra tela com diversos controles, cores, posição, etc.
Os botões de controle imprime o desenho realizado * não disponível permitem gravar e recuperar “programas” gravados encerra o programa apresenta os comandos básicos e mais simples do Logo mostra um conjunto de desenhos propostos como desafios para que sejam reproduzidos mostra a tela de créditos do programa mostra todos os comandos com maior detalhe

27 Os botões de controle coloca o Tartalogo no centro da tela
desfaz o último comando executado, equivale ao comando OPA permite criar novos comandos (veja os próximos slides) limpa toda a tela e coloca o Tartalogo no centro

28 Criando novos comandos
A tela Aprendendo Ações permite que se criem novos comandos, por exemplo, Caminhao passa a ser um comando que executa diversos comandos simples Este botão exclui o comando sendo mostrado O botão + permite criar novos comandos O comando é executado como qualquer outro

29 Um comando especial: REPETIR
este comando economiza muito trabalho de digitação, repetindo vários comandos, por ex. equivale a escrever 7 vezes os comandos : REPETIR 7 [ FT ESQ 40 ] FT ESQ 40

30 Guardando... para não esquecer, o TartaLogo pode guardar nomes e números na memória e usá-los depois: 10 5 A B FAÇA A 5 FAÇA B 10 ESCREVA A+B sairá impressa a soma: 15

31 Tente você DESAFIO ! para treinar experimente desenhar um pentágono:

32 Quaisquer comentários serão bem vindos
yahoo.com Nov-2002


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