A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 1 TartaLogo Nov-2002 yahoo.com

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 1 TartaLogo Nov-2002 yahoo.com"— Transcrição da apresentação:

1 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 1 TartaLogo Nov-2002 yahoo.com

2 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 2 •o TartaLogo é um animal de estimação virtual que, enquanto aprende a desenhar, ensina ao seu instrutor a pensar! •Baseia-se nos conceitos desenvolvidos pelo criador da linguagem Logo, Seymour Papert nas décadas de 60 e 70 •Esta apresentação destina-se a ensinar o uso básico do programa Tartalogo, para adultos, no intuito de testar o programa. Também serve de rascunho para uma futura apostila

3 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 3 •A linguagem Logo (pronuncia-se como em logotipo), embora muito poderosa, contém um conjunto mínimo de comandos e destina- se à formação de crianças; •Importantíssimo ressaltar que a linguagem permite a criação de novos comandos pelo próprio aluno estendendo assim a abrangência da linguagem •Desta forma não existe o comando CÍRCULO, mas que pode ser criado pelo aluno e ensinado à tartaruga

4 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 4 •Além do óbvio aprendizado de matemática através da noção de comprimentos, ângulos, formas, soma e subtração de distâncias, etc., também apoia inúmeras outras disciplinas como geografia, arte, sistemas, física, entre outras. •Permite aprender a se trabalhar com metas e desenvolver a paciência e a perseverança.

5 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 5 •Por ser calcado em uma forma revolucionária de ensino, está limitada pela má formação ou rejeição dos mestres, cujo preparo requer esforço, com uma postura pedagógica diferente.

6 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 6 •O programa Tartalogo está em fase de testes, faltando carga de figuras, impressão, disfarces, entre outros itens. •Uma de minhas preocupações, além de saber se o compilador contém falhas e se a interface é boa, é também saber se o desempenho (velocidade) é adequado.

7 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 7 A geometria da tartaruga: •A tartaruga possui duas propriedades básicas: posição e orientação •diferencia-se da geometria tradicional que usa posicionamento por coordenadas x,y •os comandos realizados pela tartaruga têm resultados diferentes em função de sua orientação ou posicionamento atual •esta diferença de comportamento é conhecido como a geometria da tartaruga

8 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 8 As partes da janela principal

9 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 9 As partes da janela principal •a janela com os desenhos

10 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 10 As partes da janela principal •a área para escrever os comandos para o TartaLogo

11 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 11 As partes da janela principal •os botões de controle

12 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 12 As partes da janela principal •a área com os comandos digitados anteriormente

13 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 13 Escrevendo os comandos

14 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 14 •Para fazer o TartaLogo se mover é necessário escrever o comando e digitar Enter ou clicar sobre o botão executar •Experimente com o comando FRENTE 200

15 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 15 •Para fazer o TartaLogo se mover é necessário escrever o comando e digitar Enter ou clicar sobre o botão executar •Experimente com o comando FRENTE 200 •Repare que o TartaLogo andou 200 passos e, como foi riscando a tela, deixou um rastro.

16 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 16 •Agora vamos fazê-lo virar-se um pouco para a direita •Experimente com o comando DIREITA 30

17 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 17 •Agora vamos fazê-lo virar-se um pouco para a direita •Experimente com o comando DIREITA 30 •repare que o TartaLogo girou seu corpo um pouquinho para a direita - na realidade, 30º

18 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 18 •Agora vamos fazê-lo andar mais uns passos •Digite o comando FRENTE 400

19 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 19 •Agora vamos fazê-lo andar mais uns passos •Digite o comando FRENTE 400 •o TartaLogo andou para a frente mais 400 passos de tartaruga

20 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 20 Cuidado ao digitar !! •se você digitar alguma palavra com erro, o programa vai apontar o erro e ficará esperando você corrigí-lo Indicação de que um erro ou uma palavra desconhecida foi encontrada, acerte-a e tente de novo

21 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 21 Outros comandos muito usados:

22 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 22 •RÉ 200 •ESQUERDA 90 •COR verde •SEMCANETA •CANETA •volta a tartaruga 200 passos •gira a tartaruga para a esquerda •passa a desenhar na cor verde •passa a andar sem riscar a tela •volta a riscar a tela Comando O que faz:

23 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 23 •ESCONDER •MOSTRAR •o TartaLogo fica invisível •o Tartalogo volta a ficar visível Comando O que faz: Usualmente, com o TartaLogo invisível, o desenho fica mais rápido

24 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 24 Exemplos de desenhos:

25 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 25 Os botões de controle:

26 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 26 Os botões de controle apresenta os comandos básicos e mais simples do Logo mostra todos os comandos com maior detalhe mostra um conjunto de desenhos propostos como desafios para que sejam reproduzidos permitem gravar e recuperar “programas” gravados mostra tela com diversos controles, cores, posição, etc. imprime o desenho realizado mostra a tela de créditos do programa encerra o programa * não disponível

27 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 27 Os botões de controle coloca o Tartalogo no centro da tela desfaz o último comando executado, equivale ao comando OPA limpa toda a tela e coloca o Tartalogo no centro permite criar novos comandos (veja os próximos slides)

28 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 28 Criando novos comandos A tela Aprendendo Ações permite que se criem novos comandos, por exemplo, Caminhao passa a ser um comando que executa diversos comandos simples O botão + permite criar novos comandos Este botão exclui o comando sendo mostrado O comando é executado como qualquer outro

29 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 29 Um comando especial: REPETIR •este comando economiza muito trabalho de digitação, repetindo vários comandos, por ex. •equivale a escrever 7 vezes os comandos : REPETIR 7 [ FT 100 ESQ 40 ] FT 100 ESQ 40

30 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 30 Guardando... •para não esquecer, o TartaLogo pode guardar nomes e números na memória e usá-los depois: FAÇA A 5 FAÇA B 10 ESCREVA A+B AB 5 10 sairá impressa a soma: 15

31 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 31 Tente você DESAFIO ! •para treinar experimente desenhar um pentágono:

32 TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 32 Quaisquer comentários serão bem vindos yahoo.com Nov-2002


Carregar ppt "TartaLogo - Aprendendo a pensar através de desenhos 1 TartaLogo Nov-2002 yahoo.com"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google