A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEJAM BENVINDOS. AMBIENTES DE RESTAURAÇÃO Grupos de Passos Encontrão Grupos de Apoio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEJAM BENVINDOS. AMBIENTES DE RESTAURAÇÃO Grupos de Passos Encontrão Grupos de Apoio."— Transcrição da apresentação:

1 SEJAM BENVINDOS

2 AMBIENTES DE RESTAURAÇÃO Grupos de Passos Encontrão Grupos de Apoio

3 Grupos de Passos Grupos de Apoio Encontrão FUNIL DA RESTAURAÇÃO

4 GRUPO DE PASSOS São grupos destinados a pessoas que desejam aprofundar seu processo de restauração, preferencialmente, provenientes dos Grupos de Apoio.

5 Grupos de Passos Grupos de Apoio Partilha do DIA A DIA - PRESENTE Áreas específicasÁreas diversas Grupos mistos ou não Divisão por sexo Uso do Guia do Participante com perguntas e respostas – RAÍZES (PASSADO) Frequência livre Frequência semanal requerida e compromisso

6 Grupos até 20 pessoas Sem inscriçãoInscrição Reuniões abertasReuniões fechadas Grupos até 14 pessoas Parceiro de prestação de contas e Padrinho recomendável Inventário Moral necessário Parceiro de prestação de contas e Padrinho necessários Inventário moral recomendável NORMAS Grupos de Passos Grupos de Apoio

7 2. PARA OLHAR PARA TRÁS E ENTÃO PODER OLHAR PARA FRENTE  Olhar para o passado analisando seus erros e acertos para caminhar melhor no futuro.

8 GRUPO DE PASSOS POR QUE PARTICIPAR?

9 1.PARA APROFUNDAR A CAMINHADA DE RESTAURAÇÃO  Identificar a raiz do problema

10 2. PARA SER HONESTO CONSIGO MESMO  Assumir seus erros, sua parcela de culpa. Sair da negação.

11 3. PARA APRENDER A CAMINHAR MAIS PERTO DE DEUS E DE OUTRAS PESSOAS  Comunhão com Deus e com as pessoas.  Sair do isolamento.

12

13 PARA PARTICIPAR É NECESSÁRIO COMPREENDER E SE COMPROMETER COM ALGUNS REQUISITOS:

14 1.ASSUMIR UM COMPROMISSO DE 9 meses  Permanecer no grupo até o seu término  O grupo não tira férias. Em feriados ou fim do ano há somente um recesso de alguns dias.

15 2. FREQUÊNCIA SEMANAL REGULAR  Avisar e justificar qualquer falta ao líder e ao grupo  Se for necessário faltar, fazer a partilha da lição do dia com alguma pessoa do grupo.

16 3. PONTUALIDADE  Se chegar atrasado, entrar discretamente e em silêncio  Se precisar sair mais cedo, comunicar no início e sair discretamente

17 4. USO DOS LIVRETOS  Perguntas precisam ser respondidas em casa. Para isto é preciso separar um TEMPO durante a semana e de DISCIPLINA.

18 5. DINÂMICA DA REUNIÃO  Uso das REGRAS  Não é um grupo de partilha aberta.  ANONIMATO e SIGILO são extremamente importantes

19 6. INVENTÁRIO MORAL  Parte importante do processo. Não é opcional.  Participar do RETIRO DO 4º PASSO

20 7. PADRINHO E PARCEIRO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS  Mulheres tem madrinhas e homens tem padrinhos  Parceiros de prestação de contas: ser do mesmo sexo.

21 PARCEIRO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PADRINHO

22 NORMAS DO GRUPO

23 Por que precisamos de normas?

24 AS NORMAS...... são o segredo de uma reunião bem sucedida.... aplicá-las é uma das responsabilidades do líder do grupo.... são válidas para qualquer tamanho de grupo.... servem como uma ferramenta para aprender a ouvir bem e se comunicar bem.... devem ser lidas a cada reunião.... são DO GRUPO e não DO LÍDER.

25 - O foco não devem ser os problemas dos outros. - Usar EU, COMIGO - Não usar VOCÊ, ELES, NÓS 1ª. Mantenha sua partilha focada em seus pensamentos, sentimentos e ações.

26 2ª. Limite sua partilha a 3+1. - Oportunidade para todos - Usar cronômetro e cartões os cartões amarelo e vermelho

27 R!R!R!R! Deixa eu 3ª. Não é permitida conversa cruzada.  Diálogo paralelo e interrupções  Comentários ou perguntas durante a fala do outro  Aproveitar seu tempo de partilha para comentar a fala do outro.

28 4ª. Estamos aqui para apoiar uns aos outros, não “consertar” uns aos outros. Não ofereceremos conselho nem ajuda psicológica

29 5. O anonimato e o sigilo são requisitos básicos. Quem frequenta e o que é compartilhado no grupo permanece no grupo. Não mencionar nomes, identificar pessoas, nem o que é partilhado

30 6. Linguagem ofensiva ou vulgar não é apropriada para um grupo de restauração que tem consciência da presença e autoridade do nosso “poder superior”, Jesus Cristo. Não usar termos desrespeitosos a Deus, palavrões e descrições de situações compulsivas

31 Deus, Conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas. Vivendo um dia de cada vez,apreciando um momento de cada vez,recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;confiando que o Senhor fará tudo dar certo se eu me entregar a Sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao Seu lado na outra. Amém.


Carregar ppt "SEJAM BENVINDOS. AMBIENTES DE RESTAURAÇÃO Grupos de Passos Encontrão Grupos de Apoio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google