A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos

2 SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO WINDOWS Aula 03

3 Competências • Instalação do Active Directory e serviços relacionados. • Administração de grupos e usuários.

4 O que já sabemos? •Baixar arquivos “.iso” por torrent. •Criar máquinas virtuais. •Instalar sistemas operacionais Windows nas máquinas.

5 IP – Internet Protocol Endereço IP – Identifica um dispositivo em uma rede local ou pública. IP Estático (fixo) – Não muda. IP Dinâmico – Altera de tempos em tempos. É definido pelo servidor DHCP.

6 IP – Internet Protocol IP v4 – cada casa de endereçamento é composta por 32 bits. IP v6 – cada casa de endereçamento é composta por 128 bits. Responda no fórum: Cite mais diferenças entre o IP v4 e o IPv6. Encontre alguma curiosidade sobre o IP v6.

7 DNS – Domain Name System (Service?) Funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. ) É graças ao DNS que você pode digitar na barra de endereços do seu navegador para acessar o google ao invés de um monte de números e pontos. (PING!) Responda no fórum: O nome correto é Domain Name System ou Service? Justifique sua resposta.

8 IP e DNS DNS

9 Active Directory Peça fundamental do Windows Server, o serviço de diretórios facilita a vida do administrador de redes. É composto por um conjunto de ferramentas para o armazenamento e controle de informações sobre toda configuração da rede, incluindo dispositivos e usuários.

10 Domínio É um limite administrativo e de segurança. O administrador do domínio possui permissões somente em seu domínio, não em outros. As políticas de segurança seguem a mesma regra, se aplicam somente a esse domínio. É um conjunto de servidores e estações de trabalho.

11 Controlador de Domínio Armazena dados e gerencia interações entre os usuários e o domínio, incluindo processos de logon do usuário, autenticação e pesquisas de diretório. Se você planeja usar um servidor para fornecer o serviço de diretórios (Active Directory) a usuários e computadores, configure o servidor como um controlador de domínio instalando o Active Directory.

12 Árvore e Floresta Árvores (árvores de domínio) – são coleções de domínios do Windows Server que formam um espaço para nome contíguo. Uma árvore de domínio é formada assim que um domínio filho é criado e associado a um domínio raiz determinado. Floresta – quando a organização possui mais de um domínio raiz, defini-se esse conjunto como floresta.

13 Árvore e Floresta

14 Catálogo Global O catálogo global armazena uma cópia completa de todos os objetos no diretório para seu domínio.

15 Objetos do Active Directory UsuáriosComputadoresGrupos Unidade Organizacional

16 ADDS – Active Directory Domain Services Fornece funções necessárias para armazenamento de informações sobre usuários, grupos, computadores, impressoras e outros objetos da rede tornando essas informações disponíveis para os usuários que fazem parte daquele domínio. Esses recursos são disponibilizados pelos controladores de domínio.

17 ADCS – Active Diretory Certificate Services F ornece funções necessárias a emissão e revogação de certificados digitais para usuários, clientes e servidores, ou seja, esse cara é o responsável por distribuir os certificados na rede.

18 ADFS – Active Directory Federation Services O ADFS complementa os recursos de autenticação e gerenciamento de acesso do ADDS estendendo-os para a World Wide Web

19 ADLDS – Active Directory Lightweight Directory Services O ADLDS fornece um armazenamento de dados para aplicativos que utilizam diretório e não requerem o ADDS e nem precisam ser implantados em Domain Controlers.

20 ADRMS – Active Directory Rights Management Services O ADRMS fornece acesso controlado a mensagens de s protegidas, documentos, páginas na Web e na Intranet e outros tipos de arquivos. Inclui os seguintes serviços de funções: Servidor de gerenciamento de direitos do Active Directory e Suporte a Federação de identidade

21 Responda no Fórum Qual a diferença entre Internet, Intranet e Extranet? Qual a diferença entre Lan, Man e Wan? Qual a diferença entre Lan e Intranet?

22 Instalação do Active Directory Execute dcpromo.exe no windows server

23 Instalação do Active Directory

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34 Aguarde alguns minutos para concluir a instalação, em seguida reinicie o computador. Quando iniciar novamente, seu servidor já será um controlador de domínio.

35 Administração de Objetos Criação de usuário, computador, grupo e unidade organizacional.

36 Alterando a Política de Segurança Ferramentas Administrativas – Diretiva de Segurança de Domínio – Configurações de Segurança – Diretivas de Conta – Diretivas de Senha Domain Security Policy – Security Settings – Account Policies – Password Policies

37 Material Complementar Active Directory %A7os-e-fun%C3%A7%C3%B5es-do-Active-Directory- Windows-Server-2008.aspx DNS &tuto=SlackwareShow

38 1.Quais são os pré-requisitos para instalação do Active Directory? 2.O que faz o comando dcpromo.exe? 3.Cite 3 vantagens em utilizar o Active Directory para gerenciar sua rede. 4.Pesquise mais sobre o serviço DNS e faça um resumo de pelo menos 5 linhas. ATIVIDADEATIVIDADE

39 É obrigatório colocar a fonte de pesquisa. Atividades iguais a de outros colegas serão invalidadas. Prazo de entrega: até 19/01/2013 até às 23:55h ATIVIDADEATIVIDADE

40 DÚVIDAS Fórum Fórum Chat (terça) – 15/01/ h às 20:30h. Chat (terça) – 15/01/ h às 20:30h.


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google