A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Informática
Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos

2 Sistema operacional proprietário Windows
Aula 03 Sistema operacional proprietário Windows

3 Competências Instalação do Active Directory e serviços relacionados.
Administração de grupos e usuários.

4 O que já sabemos? Baixar arquivos “.iso” por torrent.
Criar máquinas virtuais. Instalar sistemas operacionais Windows nas máquinas.

5 IP – Internet Protocol Endereço IP – Identifica um dispositivo em uma rede local ou pública. IP Estático (fixo) – Não muda. IP Dinâmico – Altera de tempos em tempos. É definido pelo servidor DHCP.

6 IP – Internet Protocol IP v4 – cada casa de endereçamento é composta por 32 bits. IP v6 – cada casa de endereçamento é composta por 128 bits. Responda no fórum: Cite mais diferenças entre o IP v4 e o IPv6. Encontre alguma curiosidade sobre o IP v6.

7 DNS – Domain Name System (Service?)
Funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. É graças ao DNS que você pode digitar na barra de endereços do seu navegador para acessar o google ao invés de um monte de números e pontos. (PING!) Responda no fórum: O nome correto é Domain Name System ou Service? Justifique sua resposta.

8 IP e DNS DNS

9 Active Directory Peça fundamental do Windows Server, o serviço de diretórios facilita a vida do administrador de redes. É composto por um conjunto de ferramentas para o armazenamento e controle de informações sobre toda configuração da rede, incluindo dispositivos e usuários.

10 Domínio É um limite administrativo e de segurança. O administrador do domínio possui permissões somente em seu domínio, não em outros. As políticas de segurança seguem a mesma regra, se aplicam somente a esse domínio. É um conjunto de servidores e estações de trabalho.

11 Controlador de Domínio
Armazena dados e gerencia interações entre os usuários e o domínio, incluindo processos de logon do usuário, autenticação e pesquisas de diretório. Se você planeja usar um servidor para fornecer o serviço de diretórios (Active Directory) a usuários e computadores, configure o servidor como um controlador de domínio instalando o Active Directory. 

12 Árvore e Floresta Árvores (árvores de domínio) – são coleções de domínios do Windows Server que formam um espaço para nome contíguo. Uma árvore de domínio é formada assim que um domínio filho é criado e associado a um domínio raiz determinado. Floresta – quando a organização possui mais de um domínio raiz, defini-se esse conjunto como floresta.

13 Árvore e Floresta

14 Catálogo Global O catálogo global armazena uma cópia completa de todos os objetos no diretório para seu domínio.

15 Objetos do Active Directory
Usuários Computadores Grupos Unidade Organizacional

16 ADDS – Active Directory Domain Services
Fornece funções necessárias para armazenamento de informações sobre usuários, grupos, computadores, impressoras e outros objetos da rede tornando essas informações disponíveis para os usuários que fazem parte daquele domínio. Esses recursos são disponibilizados pelos controladores de domínio.

17 ADCS – Active Diretory Certificate Services
Fornece funções necessárias a emissão e revogação de certificados digitais para usuários, clientes e servidores, ou seja, esse cara é o responsável por distribuir os certificados na rede.

18 ADFS – Active Directory Federation Services
O ADFS complementa os recursos de autenticação e gerenciamento de acesso do ADDS estendendo-os para a World Wide Web

19 ADLDS – Active Directory Lightweight Directory Services
O ADLDS fornece um armazenamento de dados para aplicativos que utilizam diretório e não requerem o ADDS e nem precisam ser implantados em Domain Controlers.

20 ADRMS – Active Directory Rights Management Services
O ADRMS fornece acesso controlado a mensagens de s protegidas, documentos, páginas na Web e na Intranet e outros tipos de arquivos. Inclui os seguintes serviços de funções: Servidor de gerenciamento de direitos do Active Directory e Suporte a Federação de identidade

21 Responda no Fórum Qual a diferença entre Internet, Intranet e Extranet? Qual a diferença entre Lan, Man e Wan? Qual a diferença entre Lan e Intranet?

22 Instalação do Active Directory
Execute dcpromo.exe no windows server

23 Instalação do Active Directory

24 Instalação do Active Directory

25 Instalação do Active Directory

26 Instalação do Active Directory

27 Instalação do Active Directory

28 Instalação do Active Directory

29 Instalação do Active Directory

30 Instalação do Active Directory

31 Instalação do Active Directory

32 Instalação do Active Directory

33 Instalação do Active Directory

34 Instalação do Active Directory
Aguarde alguns minutos para concluir a instalação, em seguida reinicie o computador. Quando iniciar novamente, seu servidor já será um controlador de domínio.

35 Administração de Objetos
Criação de usuário, computador, grupo e unidade organizacional.

36 Alterando a Política de Segurança
Ferramentas Administrativas – Diretiva de Segurança de Domínio – Configurações de Segurança – Diretivas de Conta – Diretivas de Senha Domain Security Policy – Security Settings – Account Policies – Password Policies

37 Material Complementar
Active Directory DNS

38 ATIVIDADE Quais são os pré-requisitos para instalação do Active Directory? O que faz o comando dcpromo.exe? Cite 3 vantagens em utilizar o Active Directory para gerenciar sua rede. Pesquise mais sobre o serviço DNS e faça um resumo de pelo menos 5 linhas.

39 ATIVIDADE É obrigatório colocar a fonte de pesquisa. Atividades iguais a de outros colegas serão invalidadas. Prazo de entrega: até 19/01/2013 até às 23:55h

40 DÚVIDAS Fórum Chat (terça) – 15/01/ h às 20:30h.


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google