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REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Flávio Veras Jesus Jackson Júlio Cesar Fort Marcelo Macedo Raphael Alves Introdução à Multimídia - CIn (UFPE)

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Apresentação em tema: "REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Flávio Veras Jesus Jackson Júlio Cesar Fort Marcelo Macedo Raphael Alves Introdução à Multimídia - CIn (UFPE)"— Transcrição da apresentação:

1 REALIDADE AUMENTADA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Flávio Veras Jesus Jackson Júlio Cesar Fort Marcelo Macedo Raphael Alves Introdução à Multimídia - CIn (UFPE)

2 Recapitulando  O que é Realidade Aumentada? RA Mundo Real

3 RA para dispositivos móveis

4 HISTÓRIA E MERCADO DE PDA S Introdução

5 História dos PDAs  Primeiro PDA

6 História dos PDAs  Personal Digital Assistant  A origem do PDA começa com o Psion 1 da Psion em 1984  Processador: HD 6301X 92 MHz  Rom: 4KB  Ram: 2KB  Suporte a EPROM  Sem SO

7 História dos PDAs  Apple Newton Message PAD 1992  Tela sensível a toque  Reconhecimento inteligente de escrita  Processador: ARM 610 – 20MHz, 4KB de Cache

8 História dos PDAs  Apple Newton Message PAD 1992

9 História dos PDAs  Cassio e Tandy lançam o Zoomer PDA em 1992  Processador: NEC V20 (Intel 8088 Core) – 16 MHz  RAM: 1 MB  ROM: 4MB  Porta: RS-232, compatível com serial  SO: ROM Based Geos

10 História dos PDAs  Casio e Tandy lançam o Zoomer PDA em 1992

11 História dos PDAs  Palm Pilot surge em 1995, lançado pela US Robotics  Processador: Motorola MHz  Memória interna: 512 KB a 1024KB  Tela sensível a toque  PALM OS 2.0

12 Mercado de PDAs

13  Forte queda de vendas a partir de 2003, em consequência do boom de smartphones no mercado  Tendência de desaparecimento (em teoria)

14 HISTÓRIA E MERCADO DE CELULARES Introdução

15 História do Celular  Motorola produz rádios usados na 2ª Guerra Mundial  Motorola desenvolve o sistema de comunicação usado pela NASA durante as viagens do homem à Lua

16 História do Celular  A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola.  O primeiro aparelho a ser comercializado foi o Motorola DynaTAC 8000X em 1983

17 História do Celular  Motorola DynaTAC 8000X (U$ )

18 História do Celular  Ericsson Combi Hotline (1987)

19 História do Celular  Motorola MicroTac (1990)

20 História do Celular  Motorola StarTac (1996)

21 História do Celular  Samsung SCH-A565 Colors

22 História do Celular  Primeiro aparelho Celular com Câmera: Sharp J- SH04 (2001)

23 Celulares Hoje  Grande número de recursos e aplicações

24 Mercado de Celulares e Smartphones

25  Especialistas apontam crescimento das vendas de celulares e smartphones em 11% para o ano de 2010  Pesquisas do Gartner prevê que, até 2014, haverá uma taxa de penetração de dispositivos móveis de 90%  Um artigo publicado no site do jornal The Washington Post revelou que entre 40% e 45% dos sem-teto de Washington, possuem e utilizam um celular

26 Relação do Celular com a RA 

27 RA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Mercado, Funcionamento e Aplicações

28 Aplicações  Indústria do Entretenimento  Mercado de Turismo  Publicidade e Propaganda  Engenharia e Arquitetura

29 Mercado de Aplicações RA para Mobile  O mercado das aplicações de realidade aumentada para dispositivos móveis deverá chegar aos 732 milhões de dólares em 2014, estimulado sobretudo pelo crescimento nos downloads de aplicações pagas, pelos serviços de assinatura e pela publicidade.

30 Mercado de Aplicações RA para Mobile

31 Exemplo de Aplicação 

32 RV VS. RAM

33 RV vs. RAM RA - RAM RV

34 RV vs. RAM

35  Por que?  Realidade Aumentada Móvel parte do real, causando menos estranheza por partir de algo concreto  eature=related

36 RV vs. RAM  Psicologicamente falando RV + evolução Gráfica = VALE DA ESTRANHEZA

37 RV vs. RAM  RV Caves:  Dimensões: A Caverna Digital é composta por um cubo de dimensão 3m x 3m x 3m com projeção em 5 de suas faces (4 paredes e piso).  Sistema de Áudio: Som 3D - Surround 5:1  Quantidade de usuários: 6  Observações: Telas de material polímero branco, inteiramente em plástico e madeira, acoplamento acústico, acoplamento fotométrico, acoplamento térmico, os vãos das bordas das paredes medem menos de um milímetro para que não aconteça nenhuma distorção na imagem projetada.  Custo: R$ 3 milhões

38 COMO FUNCIONA A RAM

39 Como funciona RA para Mobile

40 Dificuldades e Limitações  Pequena capacidade de processamento  Ausência de GPU em boa parte dos dispositivos mobile  Atraso acima do exibido por computadores  Visão limitada através da tela do aparelho  Preferência por outros tipos de Realidade aumentada

41 Sistemas de RA móveis

42 Sistemas Distribuídos  Usados principalmente nos primeiros trabalhos de RA em dispositivos móveis devido ao pouco poder de processamento destes dispositivos na época.  Usa um servidor para processar as informações oriundas do dispositivo móvel  A detecção de marcadores, por exemplo, é feita no servidor, bem como a renderização de objetos 3D

43 Sistemas Distribuídos Dispositivo Envia a Imagem Servidor Detecta os Marcadores Servidor Renderiza Objetos 3D Envia as Informações para o dispositivo Dispositivo desenha informações na tela

44 Exemplos de Sistemas Distribuídos  NaviCam: uma das primeiras aplicações de RA para mobile

45 Exemplos de Sistemas Distribuídos  Aplicação usada para previsão de prédio usando um PDA

46 Exemplos de Sistemas Distribuídos  ARPhone: utilizada para previsão de mobília

47 Vantagens dos sistemas distribuídos  Servidores possuem poder de processamento elevado, facilitando a execução de operações  Uso de funções da GPU do servidor, possibilitando a criação de objetos em 3D mais sofisticados

48 Problemas dos Sistemas distribuídos  Atraso muito grande devido ao processo de troca de informações entre o dispositivo e o servidor  Mobilidade prejudicada pela dependência de um computador que faça o papel de um servidor para a aplicação

49 Sistemas Autônomos  O crescimento do poder computacional dos dispositivos móveis propiciou o desenvolvimento de aplicações de RA que não precisam de servidores para funcionar  Mesmo assim o poder de computação destes dispositivos ainda é baixo quando comparado ao de um servidor, implicando em aplicações menos robustas  Atualmente este tipo de aplicação predomina

50 Sistemas Autônomos Dispositivo capta a Imagem Dispositivo Detecta os Marcadores Dispositivo Renderiza Objetos 3D Dispositivo desenha informações na tela

51 Exemplos de Sistemas Autônomos  Invisible Train: game multi-player

52 Exemplos de Sistemas Autônomos  Virtual Video: projeto de RA da Nokia

53 RA PARA MOBILE SEM MARCADORES Funcionamento e Aplicações

54 RA Mobile Sem Marcadores  Mapeamento do ambiente  Uso de GPS, bússola e acelerômetro para exibir informações sobre o ambiente  Uso de informações da rede para localizar o usuário  Uso de algoritmos de reconhecimento facial para exibir informações sobre as pessoas  Uso de algoritmos de processamento de imagens

55 Vídeo de RA Sem marcadores 

56 Vídeo de RAM Sem Marcadores  eature=fvsr

57 Problemas da RA Mobile sem Marcadores  Imprecisão na localização baseada em rede  Imprecisão de aproximadamente 9 metros em dados de GPS  O GPS não funciona com perfeição em ambientes fechados  Privacidade das pessoas prejudicadas pelo reconhecimento facial

58 Aplicações  Entretenimento: Kweekies 

59 Aplicações  Entretenimento 

60 Aplicações  Publicidade  feature=related

61 Aplicações - navegação  Turismo e mercado imobiliário 

62 Aplicações  Turismo e sightseeing

63 Aplicações  Comunicação: TAT Augmented ID 

64 Aplicações  Projeto Sixth Sense do MIT Media Lab 

65 Contornando problemas  AR para dispositivos móveis em 30 fps 

66 Conclusão  Tecnologia barata  Grande potencial tecnológico e econômico  Facilidade de uso e interação  Grande penetração de mercado

67 Referências   /  &page=2  the-earth/  do-celular.htm   02/4B8452DF.html

68 Referências  /  https://www.gprt.ufpe.br/grvm/pdfs/TrabalhosConclus aoCurso/2006.2/LimaJPSM_TG_ pdf      https://www.gprt.ufpe.br/~grvm/indexpt.html

69 Referências  https://www.gprt.ufpe.br/~grvm/indexpt.html  tendencias-de-ti-ate shl  02/4B8452DF.html  markerless-mobile-augmented-reality- pet_M11534.html  reality4.htm 

70 Dúvidas


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