A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Professora: Iana Alexandra Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Professora: Iana Alexandra Alves."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Professora: Iana Alexandra Alves Equipe: Delliany K. Torres Johannes Dantas Priscila Beserra Raphael Nunes

2 Histórico A história de Nelson Piquet está diretamente ligada à implantação da tecnologia wireless para rastreamento de veículos, pois após se aposentar da F1, em Detroit, ele descobriu que essa tecnologia já era difundida nos Estados Unidos, e então teve a idéia de implantar essa tecnologia no Brasil.

3 Ação de controle de um operador do centro de monitoramento sobre um veículo rastreado visualizado em seu monitor, a qual lhe permite, quando necessário, adotar medidas preventivas ou corretivas sobre o mesmo no intuito de evitar um sinistro ou atividade suspeita e ainda alertar os órgãos de segurança pública situados na região. O que é monitoramento de veículo?

4

5 Como funciona? A tecnologia de rastreamento de veículos é composta, basicamente, por dois itens: o hardware embarcadonos veículos e software inteligente, instalado na base de operações do usuário. O hardware, chamado também de eletrônica embarcada, é composto pelo MCT (MobilleCommunicationTerminal -Terminal de Comunicação Móvel) do qual fazem parte o terminal dados e a antena de comunicação via satélite com GPS integrado. Além disso, o sistema comporta o OBC, para aplicações de segurança, e uma série de sensores e atuadores instalados de acordo com a necessidade do usuário.

6 Os satélites GPS enviam os sinais de posicionamento global à antena GPS. A antena GSM transmite os dados para a operadora GSM via GPRS, que os repassa para a Internet. O computador mostra o veículo em tempo real, plotando sua localização a cada 15 segundos com margem de erro de 30 metros no site de rastreamento.

7 Composição MCT(hardware embarcado) Software inteligente Base de operações Sistema de satélites O MCT (MobileCommunicationTerminal) é um equipamento de comunicação digital, via satélite. Tem capacidade de suportar variadas condições de temperatura, trepidações, quedas e até tentativas intencionais de quebra. Pode ser instalado em caminhões, ônibus, veículos médios (utilitários e caminhonetes), embarcações e ferrovias.

8 Adicionais ao mct UTM* Impressora Pagers Palmtops

9 GPS Um receptor GPS (GPSR) capta as transmissões enviadas pelos múltiplos satélites e calcula a sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude. Monitoramento de veículos A utilização do sistema GPS pode ser usada das mais diversas formas no que diz respeito ao monitoramento de veículos.

10 Melhoria do trânsito Possibilitam ao seu usuário muito mais que os mapas das cidades, eles podem calcular o melhor trajeto até um determinado destino, levando em consideração o trânsito, o combustível que será gasto, a menor distância, etc.

11 Monitoramento de cargas Empresas transportadoras têm instalado o sistema GPS em seus veículos com a finalidade de monitorar em tempo real o deslocamento de suas cargas. Através desse sistema é possível se ter informações como onde a carga se encontra, a que velocidade ela se desloca, e quanto falta até o seu destino final. Mas a principal utilidade dessa tecnologia é a segurança. Com o aumento do número de casos de roubo de carga no país, as empresas utilização o GPS para evitar assaltos e localizar seus veículos roubados.

12 Finalidade esportiva Rali; Enduro; Ciclismo; Vôo de balões; Navegação Alpinismo.

13 Conclusões Neste trabalho vimos as grandes facilidades advindas do uso de sistemas globais de navegação por satélite (principalmente o GPS) no monitoramento de veículos. Concluímos que, por sua facilidade de uso e de acessibilidade, brevemente será quase que indispensável a utilização dessa tecnologia no deslocamento de veículos nas grandes cidades. Vimos também as vantagens do uso desses sistemas para outros fins, como, por exemplo, o monitoramento de cargas e até mesmo com finalidade esportiva.

14 Referências Site: _Globalhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento _Global, acessado no dia 28 de junho de Site: php?id_conteudo=3318, acessado no dia 28 de junho de php?id_conteudo=3318 Site: acessado no dia 28 de junho de 2008.


Carregar ppt "Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Introdução ao Geoprocessamento Professora: Iana Alexandra Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google