A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia e Ciência Satélites

2 Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinónimo para "satélite artificial". O termo "satélite artificial" tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua. Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinónimo para "satélite artificial". O termo "satélite artificial" tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua.Terra planetasatélites naturais LuaTerra planetasatélites naturais Lua Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre. Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre. Sistema de Posicionamento Globallixo espacial Sistema de Posicionamento Globallixo espacial Satélite

3 Satélites Tipos de satélites Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude. Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.TerraIridiumTerraIridium Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em microgravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o mapeamento de cidades e até para a espionagem (alguns foto-satélites tem o poder de aproximação de 1m de dimensão mas existem especulações de satélites secretos com maior poder de aproximação). Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em microgravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o mapeamento de cidades e até para a espionagem (alguns foto-satélites tem o poder de aproximação de 1m de dimensão mas existem especulações de satélites secretos com maior poder de aproximação).microgravidade Não há estatísticas oficiais, mas estima-se que já foram lançados aproximadamente 4.600 satélites, e que apenas cerca de 500 deles continuam em funcionamento. A União Soviética foi o primeiro país a colocar um satélite no espaço, o Sputnik, em 1957. Não há estatísticas oficiais, mas estima-se que já foram lançados aproximadamente 4.600 satélites, e que apenas cerca de 500 deles continuam em funcionamento. A União Soviética foi o primeiro país a colocar um satélite no espaço, o Sputnik, em 1957. União SoviéticaSputnik 1957 União SoviéticaSputnik 1957 Em primeira aproximação, o satélite é afetado por uma única força, a força gravitacional exercida no satélite pela Terra. A intensidade desta força determina-se pela Lei da Atração Universal. Em primeira aproximação, o satélite é afetado por uma única força, a força gravitacional exercida no satélite pela Terra. A intensidade desta força determina-se pela Lei da Atração Universal.força gravitacionalLei da Atração Universalforça gravitacionalLei da Atração Universal

4 Satélites Estacionários A órbita de um satélite estacionário. A órbita de um satélite estacionário. Este tipo de satélite fica sempre localizado acima da linha do Equador, à uma altitude de aproximadamente 36.000 Km e move-se ao redor da terra em uma velocidade idêntica à da rotação do planeta. Com isso, do ponto de vista de um observador terrestre, o satélite sempre parece estar parado no céu. Este tipo de satélite fica sempre localizado acima da linha do Equador, à uma altitude de aproximadamente 36.000 Km e move-se ao redor da terra em uma velocidade idêntica à da rotação do planeta. Com isso, do ponto de vista de um observador terrestre, o satélite sempre parece estar parado no céu. A grande vantagem deste tipo de satélite é que para que o seu sinal seja captado, basta apontar a antena para o ponto certo do céu. Depois disso, não é mais necessário mudar a posição da antena e nem usar equipamentos caros para prever o movimento do satélite. A grande vantagem deste tipo de satélite é que para que o seu sinal seja captado, basta apontar a antena para o ponto certo do céu. Depois disso, não é mais necessário mudar a posição da antena e nem usar equipamentos caros para prever o movimento do satélite. A desvantagem é que como todos os satélites estacionários devem estar sobre a liha do equador à uma mesma altitude, existe um espaço limitado para colocá-los no espaço. Além disso, países que ficam localizados à uma mesma longitude podem entrar em conflito para decidir quem irá colocar um satélite para atender à sua população. Tais conflitos normalmente são julgados pela União Internacional de Telecomunicações, uma organização internacional. A desvantagem é que como todos os satélites estacionários devem estar sobre a liha do equador à uma mesma altitude, existe um espaço limitado para colocá-los no espaço. Além disso, países que ficam localizados à uma mesma longitude podem entrar em conflito para decidir quem irá colocar um satélite para atender à sua população. Tais conflitos normalmente são julgados pela União Internacional de Telecomunicações, uma organização internacional.

5 A finalidade do GPS é determinar a posição de um objecto à superfície da Terra em 3 dimensões: longitude, latitude e altitude. A finalidade do GPS é determinar a posição de um objecto à superfície da Terra em 3 dimensões: longitude, latitude e altitude. Sinais provenientes de 3 satélites fornecem esta informação. Cada satélite envia um sinal codificado com a localização do satélite e o tempo de emissão do sinal. O relógio do receptor regista o instante da recepção de cada sinal, depois subtrai o tempo de emissão para determinar o lapso de tempo e portanto a distância viajada pelo sinal Sinais provenientes de 3 satélites fornecem esta informação. Cada satélite envia um sinal codificado com a localização do satélite e o tempo de emissão do sinal. O relógio do receptor regista o instante da recepção de cada sinal, depois subtrai o tempo de emissão para determinar o lapso de tempo e portanto a distância viajada pelo sinal Funcionamento do GPS-1

6 Assim, são construídas 3 esferas a partir destas distâncias, uma esfera centrada em cada satélite. O objecto está localizado no único ponto de intersecção das 3 esferas. Assim, são construídas 3 esferas a partir destas distâncias, uma esfera centrada em cada satélite. O objecto está localizado no único ponto de intersecção das 3 esferas.


Carregar ppt "Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google