A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 2: como explicar os movimentos que vemos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 2: como explicar os movimentos que vemos."— Transcrição da apresentação:

1 O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 2: como explicar os movimentos que vemos

2 COMO EXPLICAR O QUE VEMOS NO CÉU? Acesse para assistir a um vídeo filmado dentro de um parque de diversões. No vídeo, são as pessoas que giram ou é o mundo que gira? Como nós estamos em movimento junto com a Terra, do nosso ponto de vista, a Terra está parada e é o céu que se move.

3 COMO EXPLICAR O QUE VEMOS NO CÉU? Em 24 horas, todos os movimentos observados no céu são explicados pelo movimento da Terra em torno de si mesma.

4 COMO EXPLICAR O QUE VEMOS NO CÉU? A medida que os dias passam, a Lua gira em volta da Terra (4 semanas) e Terra gira em volta do Sol (1 ano), e os outros planetas também giram em volta do Sol. A medida que os dias passam, a Lua gira em volta da Terra (4 semanas) e Terra gira em volta do Sol (1 ano), e os outros planetas também giram em volta do Sol. Isso gera movimentos mais complicados vistos da Terra... Isso gera movimentos mais complicados vistos da Terra...

5 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA Por que não sentimos quando estamos em cima e em baixo da Terra??? Em cima e em baixo é apenas uma sensação humana, que depende de quem vê.

6 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA Por que não sentimos quando estamos em cima e em baixo da Terra??? O astronauta da foto está de cabeça pra cima ou de cabeça pra baixo???

7 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA Por que não sentimos quando estamos em cima e em baixo da Terra??? E agora, o astronauta está de cabeça pra cima ou de cabeça pra baixo???

8 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O MOVIMENTO DA TERRA Por que não sentimos quando estamos em cima e em baixo da Terra??? Para nós: Para nós: Em cima = céu. Em cima = céu. Em baixo = chão. Em baixo = chão. No espaço, não existe chão nem céu, logo, NÃO EXISTE em cima e em baixo. No espaço, não existe chão nem céu, logo, NÃO EXISTE em cima e em baixo. em cima em baixo ???

9 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA Por que não sentimos os movimentos da Terra? Por que a velocidade do planeta Terra praticamente não muda. VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA TERRA 30 km/s VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DA TERRA 1700 km/h

10 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA Por que não sentimos os movimentos da Terra? Imagine que você está em um ônibus de viagem que mantém sempre com a mesma velocidade, em uma pista sem buracos. Você não poderia dormir e esquecer que o ônibus se movimenta?

11 ALGUMAS QUESTÕES SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA Por que não sentimos os movimentos da Terra? O que aconteceria se o ônibus parasse de repente??? O que aconteceria se o ônibus parasse de repente??? O que aconteceria se a Terra parasse de repente??? O que aconteceria se a Terra parasse de repente???

12 POR QUE OS CORPOS SE MOVIMENTAM? Isaac Newton (1643 – 1727), no séc. XVII, propõe que todos os movimentos sempre obedecem a 4 leis da natureza: Isaac Newton (1643 – 1727), no séc. XVII, propõe que todos os movimentos sempre obedecem a 4 leis da natureza: Lei da ação e reação. Lei da ação e reação. Lei da inércia. Lei da inércia. Lei fundamental da dinâmica. Lei fundamental da dinâmica. Lei da Gravitação Universal. Lei da Gravitação Universal. As leis de Newton são usadas até hoje para colocar satélites em órbita e lançar foguetes no espaço. As leis de Newton são usadas até hoje para colocar satélites em órbita e lançar foguetes no espaço.

13 MECÂNICA DE NEWTON Todas as leis de Newton usam o conceito de FORÇA: Forças de contato: empurrão, soco, puxão... Forças de contato: empurrão, soco, puxão...

14 MECÂNICA DE NEWTON Todas as leis de Newton usam o conceito de FORÇA: Forças à distância: força entre ímãs, força da gravidade... Forças à distância: força entre ímãs, força da gravidade...

15 ASTRONÁUTICA Questionário – questão 10 Com os conhecimentos que possuímos hoje sobre as leis da física, seria possível a construção de um foguete que utilizasse o mesmo tipo de combustível que o da foto, e que fosse lançado sem que o combustível fosse atirado para fora do foguete? Não. Para o combustível não ser atirado para fora, o foguete teria que desobedecer a lei da ação e reação.

16 ASTRONÁUTICA O combustível faz uma força no foguete para cima (ação). O combustível faz uma força no foguete para cima (ação). Como reação, o combustível sente uma força para baixo (reação). Como reação, o combustível sente uma força para baixo (reação). Força que o combustível faz no foguete (ação) Força que o foguete faz no combustível (reação) LEI DA AÇÃO E REAÇÃO Tudo o que faz uma força (ação), também sente uma força com a mesma intensidade e sentido oposto (reação).

17 ASTRONÁUTICA Questionário - questão 11 Imagine uma nave espacial em uma viagem rumo à Lua. Quando esta nave já está bem longe da Terra, mas ainda distante da Lua, acaba seu combustível. O que aconteceria com a nave ao acabar o combustível? Continuaria com a velocidade que tinha antes do combustível acabar!

18 ASTRONÁUTICA Os ônibus espaciais são acoplados a um grande tanque externo de combustível. Os ônibus espaciais são acoplados a um grande tanque externo de combustível. Dois minutos após o lançamento do ônibus espacial, o tanque de combustível se esvazia. Dois minutos após o lançamento do ônibus espacial, o tanque de combustível se esvazia. Tanque de combustível LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta.

19 ASTRONÁUTICA Quando o tanque de combustível se esvazia, ele é descartado, caindo de pára-quedas no mar para ser reutilizado. LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta.

20 ASTRONÁUTICA Sem o tanque de combustível, o foguete se movimenta sem a ação de força alguma. Sem o tanque de combustível, o foguete se movimenta sem a ação de força alguma. LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. Acesse para assistir a um vídeo de uma missão espacial.


Carregar ppt "O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 2: como explicar os movimentos que vemos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google