A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSUMO E CONSUMISMO ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID PROFESSORA: MARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSUMO E CONSUMISMO ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID PROFESSORA: MARIA."— Transcrição da apresentação:

1 CONSUMO E CONSUMISMO ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID PROFESSORA: MARIA MADALENA DE PAIVA VIERA BOLSISTA: LUZIA MARTINS DE SANTANA

2 O QUE É CONSUMO ? Consumo é alguém adquirir, aproveitar bens, produtos, para satisfazer reais necessidades. Consumimos água e alimentos para podermos sobreviver. Comprar roupas é uma atividade de consumo motivada por uma necessidade real, precisamos nos vestir para vivermos numa sociedade que não aceita a nudez no dia a dia, também para agasalhar nossos corpos do frio, da chuva. Consumimos energia elétrica para que tenhamos uma série de confortos em nossas casas, ambientes de trabalho, mesmo porque hoje em dia é quase inimaginável nossa sociedade funcionando sem energia elétrica. Ou seja, o consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a sociedade na qual vive (o que pode variar de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade, porém). Até aqui, vemos que o consumo é uma atividade vital.

3

4 O QUE É CONSUMISMO ? O consumismo, por outro lado, é o ato, ou hábito, de adquirir produtos em geral supérfluos sem que haja necessidade real, de maneira muitas vezes compulsiva, gerando até mesmo problemas financeiros para as pessoas, que desviam parte do dinheiro que seria empregado para fins mais necessários para compras sem necessidade. Há quem chegue a graus extremos de consumismo, comprando montes de coisas sem nem saber o que são, para que servem, e depois se arrependem ao ver que perderam dinheiro e criaram dificuldades financeiras para elas mesmas, por vezes sentem-se culpadas, mas não conseguem evitar que essas atitudes consumistas e negativas se repitam.

5 A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA VIDA DAS PESSOAS Em nossa sociedade atual, o consumismo é incentivado pelas empresas, na mídia, mesmo os indivíduos passam a achar que é "correto", necessário até. Muitos o entendem como sinal de status, de riqueza, de estar "antenado" com as novidades do mercado. Outros consomem vorazmente para gerar uma (falsa e transitória) sensação de bem-estar interior, como se fosse urgente, vital comprar algo para se sentirem em paz, ou mais felizes.

6

7

8

9

10 O PODER DA MÍDIA PARA O CONSUMISMO As campanhas publicitárias não vendem apenas um produto, mas um estilo de vida. O indivíduo é um ser influenciado pela mídia, pois quem dita as regras da moda e os melhores aparelhos tecnológicos são as campanhas publicitárias.

11

12 CAUSAS DO CONSUMISMO AO MEIO AMBIENTE

13

14 REFERÊNCIAS: PIRES, Valquíria; Projeto Radix: geografia 8° Ano. Spione; São Paulo Disponível em:


Carregar ppt "CONSUMO E CONSUMISMO ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID PROFESSORA: MARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google