A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fábio André Moreira Pereira 5 IGR1 CLC6 Carlos Magalhães Nome: Numero: Turma: Disciplina: Professor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fábio André Moreira Pereira 5 IGR1 CLC6 Carlos Magalhães Nome: Numero: Turma: Disciplina: Professor:"— Transcrição da apresentação:

1 Fábio André Moreira Pereira 5 IGR1 CLC6 Carlos Magalhães Nome: Numero: Turma: Disciplina: Professor:

2

3

4 Erguida no monte de Germalde em Janeiro de 1755 a capela inicial era de pequenas dimensões. Nela era guardada a imagem de Nossa Senhora da Lapa e aqui vinham muitos penitentes sendo este o motivo pelo qual passou a chamar-se Capela de Nossa Senhora da Lapa das Confissões A planta do templo actual, em estilo Neoclássico demonstra a proliferação de colunas e frontões, começou a ser executada em meados de ficando concluída a escadaria em No entanto a torre do lado poente concluiu-se em 1855 e a outra em 1863.

5 A Igreja paroquial de Campanhã ou Igreja de Santa Maria de Campanhã situa-se na freguesia de Campanhã, cidade do Porto, na rua do Falcão e nas proximidades da Praça da Corujeira e da Estrada da Circunvalação. Foi construída no séc. 18 em Possui imagens do séc. 14, mas principalmente do séc. 18. Saqueada e quase destruída em diversas invasões (1809, 1832 e 1834) e abandonada depois, esta igreja possui um valor incalculável, em risco de se perder. Sofreu obras de restauro nos séculos 19 e 20 (em 1905 a Igreja sofre importantes obras gerais de reforma e ampliação).

6 A Igreja de Cedofeita é considerada a igreja mais antiga da cidade do Porto. Não se sabe quando terá sido construída a igreja original, sendo no entanto pacífica a ideia de que será um resquício da pequena povoação sueva que se localizava em Cedofeita. Uma das teorias maioritárias entre os historiadores é a de que terá sido erguida pelo rei suevo Reciário em 446. Outros defendem que foi o rei Teodomiro, também suevo, quem a mandou construir, em 1059, tendo sido baptizado nela conjuntamente com o seu filho Ariamiro. Ao lado da igrejinha, que durante muitos anos serviu de paróquia, ergue-se o templo, bem mais moderno, que é a sede paroquial dos nossos dias. A iniciativa da construção desta nova igreja foi do prior D. António Maria Correia de Bastos Pina. A primeira pedra foi benzida em 1 de Outubro de 1899 pelo bispo D. António Barroso.

7 Esta obra, principiada pelos franciscanos observantes em 1245, em estilo gótico, foi reconstruída em 1383 e só foi terminada em Na frontaria destacam-se duas peças: a rosácea e o portal. A rosácea formada por colunelos radiantes ligados por arcos, simboliza a Roda da Fortuna. O portal, que já não é o primitivo, em estilo barroco, é composto por dois corpos, ambos com colunas salomónicas. No corpo superior está um nicho com a imagem de S.Francisco. Na fachada meridional, vêem-se janelas lobuladas da época manuelina, um portal gótico com gabelete e três arquivoltas ornadas com esferas e arcos de ferradura.

8

9 Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local, e, foi realizada mediante o projecto do Engenheiro belga Teófilo Seyrig, também autor da Ponte Dona Maria. A Ponte D.Luís I é uma ponte construída com estrutura metálica, entre os anos 1880 e 1887, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul respectivamente) separadas pelo rio Douro.

10 Iniciada em 1754, estava construída nove anos depois, em É a torre mais alta de Portugal, com seis andares e 76 metros de altura. É tida como o ex-libris da Cidade do Porto. Por barroquismo, ou arte barroca, entende-se o tipo de arte que surgiu, entre nós, nos séculos 17 e 18 e que se caracteriza pela abundância da decoração, pelo deslumbramento da decoração, de que a Torre é um caso paradigmático.

11 A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmente Livraria Lello situa-se na cidade do Porto em Portugal. Foi classificada como a terceira melhor livraria do mundo no guia de elevada reputação da editora australiana Lonely Planet, para o ano de O edifício apresenta fachada em Arte Nova com laivos de estilo neogótico. No seu interior destacam-se a decoração em gesso pintado imitando madeira, a escada de acesso ao piso superior - -uma das primeiras construções de cimento armado da cidade do Porto -, e o grande vitral existente no tecto, que ostenta o monograma e a divisa da livraria: "Decus in Labore".

12 Na Ribeira merecem destaque a Praça da Ribeira, popularmente também conhecida por praça do cubo; a Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade; o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante, onde se crê que tenha nascido o Infante D. Henrique, em Foi nesta zona do Porto que viveu uma das figuras mais carismáticas da cidade, o chamado Duque da Ribeira, conhecido por ter salvo várias pessoas de morrer afogadas. Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal. Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. É, actualmente, uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes.

13

14


Carregar ppt "Fábio André Moreira Pereira 5 IGR1 CLC6 Carlos Magalhães Nome: Numero: Turma: Disciplina: Professor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google