A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observação de Padrões Retóricos na obra de André da Silva Gomes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observação de Padrões Retóricos na obra de André da Silva Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Observação de Padrões Retóricos na obra de André da Silva Gomes
Ronaldo Novaes Orientador: Prof. Dr. Diósnio Machado Neto

2 Pedra bruta e silenciosa, imêmore na escuridão da caverna
Pedra... silenciosa e diligentemente lapidada, em mãos magistrais, encontra a forma.

3

4 “Música e Iluminismo no Brasil”
Machado Neto (2008): “Música e Iluminismo no Brasil” O embate ideológico entre o Estado e a Igreja Morgado de Mateus D. Frei M. Ressurreição

5

6 O que é Retórica. Onde surgiu. Quais os principais tratados
O que é Retórica? Onde surgiu? Quais os principais tratados? Quais as primeiras compilações? Qual a sua relação com a música? André da Silva Gomes teria formação ou algum conhecimento em Retórica? É possível verificar a utilização dos recursos retóricos em suas composições? O compositor luso-brasileiro teria travado algum conhecimento com a Poética Musical dos tratadistas alemães? A utilização da retórica na música seria uma “exclusividade” dos compositores luteranos?

7 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Estudo das fontes primárias
Retórica de Aristóteles Retórica ad Herennium (anônimo) Cícero, Quintiliano e Doctrina Christiana de Santo Agostinho MÚSICA POÉTICA Construção dos tratados de música poética a partir dos textos clássicos da Retórica As Paixões da Alma de Descartes de sua influência nos tratados de composição A Doutrina dos Afetos RETÓRICA EM PORTUGAL Tradição retórica em Portugal Retórica literária Formação de André da Silva Gomes PADRÕES RETÓRICOS NA OBRA DE ANDRÉ DA SILVA GOMES A Arte Explicada do Contraponto O professor de Gramática Latina Análise de padrões retóricos nos Ofertórios de André da Silva Gomes

8 “A Retórica é anterior à sua história, e mesmo a qualquer história, pois é inconcebível que os homens não tenham utilizado a linguagem para persuadir.” (Reboul, 2004)

9 Aristóteles é considerado o grande teorizador da retórica
Aristóteles é considerado o grande teorizador da retórica. Para ele, esta é “a arte de extrair de todo tema o grau de persuasão que este se encerra”

10 PREPARAÇÃO DO DISCURSO

11 “A Retórica de Aristóteles não é o produto de mera idealização mas, fruto da experiência consumada de hábeis oradores e uma das maiores qualidades de suas estratégias reside no fato de ser uma técnica aplicável a qualquer assunto”

12 Cícero é o grande Orador Romano
Cícero é o grande Orador Romano. Para ele, o bom orador é aquele que tem a habilidade de mover os afetos de quem o escuta – delectare, docere, et movere

13 Quintiliano foi um grande mestre, considerado o maior pedagogo da oratória. Para ele, esta é “a arte do bem dizer” considerando que não há bem dizer sem bem pensar.

14 Frontispício da tradução em Língua Portuguesa (1790) da “Institutio Oratoria” de Quintiliano

15 Durante a Idade Média a Retórica enfrentará um grande problema: sua relação com o pensamento Cristão: expressos na palavra de São Paulo: “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho: e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória para que não se desvirtue a Cruz de Cristo” (I Cor. 1, 17)

16 Santo Agostinho: “Pai da Retórica Cristã” - Professor de Retórica, a princípio a negou, no entanto, em sua “Doctrina Christiana” a considera útil ao Evangelho, lançando os fundamentos da Retórica Sacra que perpassará toda a Idade Média.

17

18 René Descartes: desenvolve sua teoria sobre as paixões da alma, oferecendo uma base filosófica geral para as reflexões de tratadistas musicais

19 Esquematização de como as paixões são excitadas na alma

20

21 Detalhe: Medusa de Caravaggio – A expressão do afeto do medo

22

23

24 Praeceptum. Exemplum . Imitatio
Aprenda um princípio, descubra e memorize um bom exemplo exemplo, então imite-o!

25 “Andamento he o gráo da velocidade de cada compasso
“Andamento he o gráo da velocidade de cada compasso. Determina-se pelo caracter das peças. Exprimindo a Musica sentimentos e paixões, e devendo excitar na alma as affeições competentes ao espírito dos cânticos, vem cada um destes a ter indole propria, com a qual se deve conformar a rapidez ou vagar de seus sons, modulações, e compassos. A peça destinada para pintar a terna melancolia deverá ser conduzida com movimento tardio e descançado (...) O caracter moral das peças de Musica he pois o dos sentimentos e affectos, que exprimem (...) Posto que em geral (diz Rousseau) os andamentos vagarosos convem ás paixões tristes, e os animados às alegres; comtudo muitas vezes ha modificações, pelas quaes uma paixão fala a linguagem de outra. He certo que a alegria não se exprime com vagar; mas ás vezes as dores mais vivas tomão a linguagem mais arrebatada’” (COSTA, 1820, p.69-70).

26

27

28

29

30 Considerações Finais

31 “todos os nossos esforços se tornariam inúteis (
“todos os nossos esforços se tornariam inúteis (...) sem que sejam acompanhados, ajudados, e sucorridos pelos optmos exemplares de insignes Mestres, os quais nos communicam em não sei que virtude particular, e oculto, que he só a que nos desembaraça na mesma execução dos preceitos da Arte; muitos d’elles rigorozamente estabelecidos pelos Antigos Mestres; porem felizmente modificados e suavizados pelos Sabios Modernos (...) sendo tambem innegável, que estes mesmos Mestres estiveram a precizão de imitar outros famozos Modélos, e polidos tambem por este Meio os seus felices talentos, agumentando, e ainda polindo, por meio de novas descubertas, aquellas scientificas produçõis, nos transmittem, e expoem á nossa admiração authorizados Modélos que imitemos; em que igualmente aperfeiçoemos, e dilatemos as nossas ideia [sic]” (Arte Explicada do Contraponto, Lição 17ª, p ).


Carregar ppt "Observação de Padrões Retóricos na obra de André da Silva Gomes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google