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Fala e Movimentação Facial em Avatares

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Apresentação em tema: "Fala e Movimentação Facial em Avatares"— Transcrição da apresentação:

1 Fala e Movimentação Facial em Avatares
Alexandre Magno Maciel Ricardo de Oliveira Schmidt

2 Módulo Text-To-Speech

3 Síntese de voz Definição: “Geração automática pelo computador de formas de onda de voz” [TAH05] Outras denominações: Sistema de resposta vocal ou Text-To-Speech (TTS) Dilema: Produção X Reprodução

4 Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico
Síntese de voz Processo de síntese de voz: Pré-processamento Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico Síntese Texto Sinal de voz Baixo nível Alto nível

5 Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico
Síntese de voz Processo de síntese de voz: Normalização: encontrar equivalentes “por extenso” ex: símbolos ($ %), datas, pontuação (, .) Sinal de voz Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico Texto Pré-processamento Síntese

6 Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico
Síntese de voz Processo de síntese de voz: Conversão ortográfico-fonética: encontrar seqüência correta de fonemas ex: letra “x” -> xumbo, exame, tórax “o piloto morreu”; “eu piloto bem” Sinal de voz Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico Texto Pré-processamento Síntese

7 Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico
Síntese de voz Processo de síntese de voz: Cálculo de intensidade e duração ex: pausas entre palavras, entonação (sentenças declarativas, imperativas e interrogativas) Sinal de voz Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico Texto Pré-processamento Síntese

8 Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico
Síntese de voz Processo de síntese de voz: Geração do áudio Estratégias: concatenativa formantes articulatória Sinal de voz Conversão ortográfico-fonética Processamento prosódico Texto Pré-processamento Síntese

9 Síntese de voz Geração do áudio:
Síntese concatenativa : segmentos de áudio pré-gravadas a partir de um inventário de unidades previamente construído. Tamanho das unidades: Palavras Silabas (Demissílabas) Fones (Difones)

10 Síntese de voz Geração do áudio:
Síntese de formantes: modelo acústico que forma o áudio de acordo com uma série de parâmetros Síntese articulatória: gera o sinal de voz através da modelação das características físicas, anatômicas e fisiológicas do aparelho humano produtor de voz

11 Síntese de voz Trabalhos realizados:
Simões, 1999 (dissertação - UNICAMP) Dicionário de 2450 unidades Síntese concatenativa Voz masculina

12 Síntese de voz Trabalhos realizados: Carvalho, 2005 (INESC) DIXI
Síntese concatenativa Dicionário de 4000 unidades Vozes masculina e feminina

13 Síntese de voz Trabalhos realizados: DOSVOX (UFRJ) ... 2008
Auxílio deficientes físicos Software livre

14 Síntese de voz Trabalhos realizados: MATRACA (UFCG) ... 2008
Auxílio deficientes físicos Software livre

15 Síntese de voz Aplicações Comerciais IBM ViaVoice 8.0
NUANCE Dragon Systems Jaws for Windows

16 Módulo Extração de Fonemas

17 Extração de Fonemas [FEC02] Processo de reconhecimento de padrões

18 Extração de Fonemas Extração de Parâmetros: Principais Parâmetros:
[FEC02] Extração de Parâmetros: Dar representatividade Compactar (redução dimensionalidade) Simplicidade computacional Principais Parâmetros: Energia por segmento; Taxa cruzamento por zero; Número total e diferença entre picos; Coeficiente de Correlação Normalizado.

19 Extração de Fonemas Extração de Parâmetros Pré-Processamento:
[FEC02] Extração de Parâmetros Pré-Processamento: Pré-ênfase (filter) Segmentação (frames) Janelamento (stationary) Segmento Janelamento Palavra “zero” após pré-ênfase

20 Extração de Fonemas Extração de Parâmetros:
Principais técnicas: [DIM06] Mel Frequency Cepstral Coding (MFCC) Linear Predictive Coding (LPC) Perceptual Linear Predictive (PLP) Experimentos: Comparador: HMM Base de dados: 11 locutores(7 MS,4 WS); Treino: 3300 locuções; Teste: 880 locuções; Frases: 300

21 Extração de Fonemas Comparação dos Padrões: Determinísticas:
Dynamic Time Warping; Quantização Vetorial; Redes Neurais. Estatísticas Função Densidade Probabilidade; Modelos de Markov Escondidos.

22 Extração de Fonemas Trabalhos Realizados Fechine, 2002 (UFCG)
Reconhecimento de Locutor Independente do Texto Base própria, 20 locutores 20 sentenças por locutor Parâmetros LPC (12) Híbrido (QV + HMM)

23 Extração de Fonemas Trabalhos Realizados Rustein, 1998 (UNICAMP)
Reconhecimento de fala Independente de Locutor Base própria, 30 locutores 10 sentenças por locutor Parâmetros diversos Redes Neurais Backpropagation Kohonen Quantização Vetorial

24 Interpretação de Visemas

25 Interpretação de Visemas
Associação entre fonemas/vogais e seus respectivos visemas Parâmetros emocionais Energia Parâmetros de animação

26 Etapa de Animação

27 Etapa de Animação Construção da animação
Síntese de video ou técnicas de keyframing Parâmetros ao modelo da face associados ao áudio

28 Aminação Facial Parametrização ideal para os sistemas de animação facial Satisfazer todos os requisitos para um sistema de animação facial não é fácil

29 Aminação Facial Facilidade de uso
Número de parâmetros, complexidade e intuitividade Maior a flexibilidade, maior a complexidade Sutileza Movimentos suaves

30 Aminação Facial Abstração de alto-nível
Controlar a face com alto-nível de abstração Textos com marcações Previsibilidade O resultado da combinação de parâmetros deve ser previsível

31 Aminação Facial Portabilidade Troca fácil de modelos faciais
Reuso de conjuntos de parâmetros Medição dos parâmetros Descritos em unidades físicas que possam ser visualmente medidas na face Eficiência Comunicação através da rede

32 Trabalhos Um sistema para Síntese de Voz e Animação de Faces Virtuais Voltado para Dispositivos Móveis InterFace: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos Animação Facial Sincronizada com a Fala: Visemas Dependentes do Contexto Fonético para o Português do Brasil Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

33 Trabalhos Um sistema para Síntese de Voz e Animação de Faces Virtuais Voltado para Dispositivos Móveis InterFace: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos Animação Facial Sincronizada com a Fala: Visemas Dependentes do Contexto Fonético para o Português do Brasil Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

34 Animação Parâmetros pré-calculados Qualquer modelo possa ser animado
Usados pelo algoritmo de deformação Definidos offline (antes da execução em tempo real) Captura de pontos através de ferramentas Feature Points Vértices vizinhos (pesos)

35 Animação

36 Animação

37 Animação Busca pelas respectivas FAPs Facial Animation Parameters
Por exemplo: Instrução para abrir a boca

38 Animação Algoritmo de deformação Integração dos elementos do processo

39 Animação

40 Animação Offline

41 Animação Módulos da Análise fonética

42 Animação

43 Animação Padrão MPEG-4

44 Trabalhos Um sistema para Síntese de Voz e Animação de Faces Virtuais Voltado para Dispositivos Móveis InterFace: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos Animação Facial Sincronizada com a Fala: Visemas Dependentes do Contexto Fonético para o Português do Brasil Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

45 InterFace Java e Virtual Reality Modeling Language
Sistema interativo para criação de diferentes expressões faciais Animação entre as expressões Técnicas de composição digital de imagens

46 InterFace Dividido em 2 módulos: Criação de Expressões Animação Facial
Suporte para a criação das ações Animação Facial Simulação do ator virtual através das 3 camadas

47 InterFace O que é Entrada Saída Expressões
Biblioteca básica ou modeladas Qual expressão e intensidade Modificação do rosto virtual Ações Ações definidas (olhos, lábios, etc) Quais ações executar Expressões e intensidades à camada de expressões Inteligência Quais ações realizar Usuário, roteiro, I.A., síntese de voz Quais ações realizar à camada de ações

48 InterFace Cada expressão criada individualmente Expressão neutra
Objetos que compõe o rosto Expressão neutra Biblioteca básica de expressões

49 InterFace Biblioteca básica de expressões
Conjunto de expressões simples Nem muitas, nem poucas Combinadas para criar expressões complexas Vetor de diferenças Valores de intensidade

50 InterFace Ahh Ohh esquerda direita Dúvida Rotação X Y Z

51 Expressões combinadas
InterFace Expressões básicas Expressões combinadas

52 InterFace Ações Piscar, falar um fonema, cantar, chorar, dormir, espirrar, ... Construídas através das expressões Valores de intensidade Grupos de ações Duas ações de um mesmo grupo podem ser executadas ao mesmo tempo

53 InterFace Exemplos de grupos de ações Não intencionais Emoções
Respirar ou piscar os olhos Emoções Chorar, sorrir ou dormir Sincronismo de movimentos labiais

54 Trabalhos Um sistema para Síntese de Voz e Animação de Faces Virtuais Voltado para Dispositivos Móveis InterFace: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos Animação Facial Sincronizada com a Fala: Visemas Dependentes do Contexto Fonético para o Português do Brasil Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

55 Objetivos Definição de representações para os padrões visuais de movimentação articulatória Ou seja, visemas Visemas dependentes do contexto fonético Modelos para movimentação temporomandibular e do tecido dos lábios Elevação, depressão, protrusão e retração Deformações

56 Movimentação Facial Idéia de pontos de interesse e referência
Gerados através da captura de video

57 Movimentação Facial Articulação temporomandibular

58 Movimentação Facial

59 Trabalhos Um sistema para Síntese de Voz e Animação de Faces Virtuais Voltado para Dispositivos Móveis InterFace: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos Animação Facial Sincronizada com a Fala: Visemas Dependentes do Contexto Fonético para o Português do Brasil Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

60 Objetivos Sistema para geração de expressões faciais dinâmicas
Variações ao longo do tempo Ligadas à emoções, fala e fenômenos afetivos Sincronismo com fala Face tridimensional realista

61 Sistema VeeM (Virtual emotion-to-expression Model)
Modelo de emoção para personagens virtuais falantes Conceito de hipercubo emocional no espaço canônico do R4 Combinação de expressões básicas para gerar emoções derivadas

62 Sistema DynaFeX (Dynamic Facial eXpression) Para validação do VeeM
Autoria e apresentação de animações faciais Processo de fala para sincronismo entre fonemas e visemas Malha poligonal tridimensional (baseada no modelo de animação MPEG-4)

63 Familias de emoção Robert Plutchik

64 VeeM Alegria-Tristeza combinada com Medo-Raiva

65 VeeM Alegria-Tristeza combinada com Confiança- Abominação

66 VeeM e Parametrização Ideal
VeeM em relação à parametrização ideal Combinação de emoções Emoções mapeadas em uma expressão única Manipulação do hipercubo emocional é fácil e direta Representação da expressão pode ser mapeada para uma descrição de alto-nível VeeM é independente de face

67 MPEG-4 MPEG-4 para especificação de uma face
Definição de parâmetros (face neutra) Olhar na direção do eixo z Músculos da face relaxados Pálpebras tangentes à íris Pupila medindo um terço do diâmetro da íris Lábios em contato (com linha na altura dos cantos) Boca fechada com dentes se tocando Língua plana na horizontal com ponta tocando o limite dos dentes

68 MPEG-4 A partir de Feature Points (pontos chaves)
Parâmetros de Animação Facial (FAPs) Animação de pontos chaves característicos Representação de visemas e emoções

69 Visema final = visema1 x (blend/63) + visema2 x (blend/63)
MPEG-4 Visemas e Lip-Sync no MPEG-4 Transição de um visema para outro é através da combinação (blending) com um peso associado a cada um deles Variação da intensidade de 0 a 63 Visema final = visema1 x (blend/63) + visema2 x (blend/63)

70 MPEG-4 Combinação de visemas Cuidando as propriedades das FPs

71 DynaFeX

72 Referências TATHAM, M., “Developments in Speech Systems” Editora Wiley, 2005. SIMÕES, F.O., “Implementação de um Sistema de Conversão Texto-Fala para o Português do Brasil”. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 1999. DIMITRU, C.O., et al. “A Comparative Study of Feature Extraction Methods Applied to Continuous Speech Recognition in Romanian Language”. ELMAR, 2006.

73 Referências FECHINE, J.M. “Reconhecimento Automático de Identidade Vocal Utilizando Modelagem Híbrida: Paramétrica e Estatística”, UFCG, 2002. RUSTEIN, F.O. “Sistema de Reconhecimento de Fala Baseado em Redes Neurais Artificiais” Tese de doutorado,UNICAMP, 1998. FIUZA, M.; Monteiro, M.; Dourato, C.; Soares, J.; Barroso, G. “Um sistema para Síntese de Voz e Animação de Faces Virtuais Voltado para Dispositivos Móveis,” III CONNEPI, 2008.

74 Referências WEY, J. “InterFace: Um Sistema de Animação Interativa de Rostos Humanos,” Dissertação de mestrado, Escola Politécnica, USP, 1999. MARTINO, J. de. “Animação Facial Sincronizada com a Fala: Visemas Dependentes do Contexto Fonético para o Português do Brasil,” Tese de doutorado, DCA/FEEC UNICAMP, 2005. RODRIGUES, P. “Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala,” Tese de doutorado, Departamento de Informática, PUC-RJ, 2007.

75 Fala e Movimentação Facial em Avatares
Alexandre Magno Maciel Ricardo de Oliveira Schmidt


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