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Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R

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Apresentação em tema: "Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R
BRModelo Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R

2 Instalação Para instalar o BRModelo basta fazer o download do arquivo “brModelo.exe” em: Extrair o arquivo em uma pasta qualquer. Executar o arquivo brModelo.exe.

3 Criando um novo modelo Para criar um novo modelo conceitual vá em: Sistema > Novo (Conceitual)

4 Descrição Entidade Relacionamento Entidade-Associativa Especialização
Criar Atributo Ligar objetos

5 Criando uma Entidade Clique no botão de Entidade na barra lateral e clique na área de trabalho. Para alterar o nome da entidade, selecione-a e mude o campo “Nome” na guia da direita.

6 Adicionando Atributos

7 Adicionando Relações Clicar no botão Criar Relação na barra lateral e depois na área de trabalho. Para alterar o nome da relação, selecione-a e mude o campo “Nome” na guia da direita. Em seguida clique no botão Ligar Objetos e ligue a relação criada as entidades desejadas.

8 Cardinalidades Para definir a cardinalidade de uma relação, selecione o lado da relação e modifique o campo “Cardinalidade”. (0,1) -> relacionamento não obrigatório com cardinalidade 1 (0,n) -> relacionamento não obrigatório com cardinalidade n (1,1) -> relacionamento obrigatório com cardinalidade 1 (1,n) -> relacionamento obrigatório com cardinalidade n

9 Herança Para criar um especialização de uma entidade, clique no botão Especialização na barra lateral. Em seguida clique na entidade que desejar criar a especialização. Depois crie a outra entidade, que será a especialização da primeira. Depois ligue as duas entidades usando o botão Ligar Objetos

10 Herança

11 Atributos Compostos e Multivalorados

12 Gerando Modelo Lógico

13 Modelo Lógico

14 Modelo Lógico O modelo lógico gerado deve ser revisado, para ser corrigido segundo as regras de mapeamento E-R/Relacional, como mostrado na aula;

15 Gerar SQL

16 Gerar SQL

17 Gerar SQL

18 Cadastro de jogos de uma Federação de Futebol.
Exercício Cadastro de jogos de uma Federação de Futebol. “Um sistema de BD para armazenar resultados de campeonatos de futebol, seus times, estádios, escalações e árbitros, etc.”

19 Mini-mundo Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

20 Mini-mundo Para cada time é desejado armazenar:
Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

21 Mini-mundo Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

22 Mini-mundo Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

23 Identificar as Entidades
Quais são as entidades envolvidas? Campeonato Time Jogo ...

24 Identificar as Entidades
Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

25 Identificar as Entidades
Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

26 Identificar as Entidades
Para cada time é desejado armazenar: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

27 Identificar as Entidades
Para cada time é desejado armazenar: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

28 Identificar as Entidades
Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

29 Identificar as Entidades
Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

30 Identificar as Entidades
Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

31 Identificar as Entidades
Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

32 Identificar os Atributos
Quais sãos os atributos das entidades encontradas? Time: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio... Jogo: número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem...

33 Identificar os Atributos
Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

34 Identificar os Atributos
Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

35 Identificar os Atributos
Para cada time é desejado armazenar: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

36 Identificar os Atributos
Para cada time é desejado armazenar: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

37 Identificar os Atributos
Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

38 Identificar os Atributos
Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

39 Identificar os Atributos
Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

40 Identificar os Atributos
Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

41 Identificar os Relacionamentos
Existe relacionamento entre algumas entidades encontradas? De que tipo? Campeonato -TEM- Jogo 1 para N obrigatório (não existe campeonato sem jogo) ....

42 Identificar os Relacionamentos
Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

43 Identificar os Relacionamentos
Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato. Para cada campeonato deve-se armazenar: Nome, ano e seus jogos.

44 Identificar os Relacionamentos
Para cada time é desejado armazenar: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

45 Identificar os Relacionamentos
Para cada time é desejado armazenar: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

46 Identificar os Relacionamentos
Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

47 Identificar os Relacionamentos
Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico) Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

48 Identificar os Relacionamentos
Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

49 Identificar os Relacionamentos
Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram. Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade. Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

50 Vamos trabalhar!! Modele o mini-mundo proposto utilizando o brModelo.
Gere o modelo lógico. Obs: Todas as atividades devem ser corrigidas segundo as regras de mapeamento E-R/Relacional, como mostrado na aula.

51

52 Dúvidas


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