A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R

2  Para instalar o BRModelo basta fazer o download do arquivo “brModelo.exe” em:  Extrair o arquivo em uma pasta qualquer.  Executar o arquivo brModelo.exe.

3  Para criar um novo modelo conceitual vá em: Sistema > Novo (Conceitual)

4 Entidade Relacionamento Entidade-Associativa Especialização Criar Atributo Ligar objetos

5  Clique no botão de Entidade na barra lateral e clique na área de trabalho.  Para alterar o nome da entidade, selecione-a e mude o campo “Nome” na guia da direita.

6

7  Clicar no botão Criar Relação na barra lateral e depois na área de trabalho.  Para alterar o nome da relação, selecione-a e mude o campo “Nome” na guia da direita.  Em seguida clique no botão Ligar Objetos e ligue a relação criada as entidades desejadas.

8  Para definir a cardinalidade de uma relação, selecione o lado da relação e modifique o campo “Cardinalidade”. ◦ (0,1) -> relacionamento não obrigatório com cardinalidade 1 ◦ (0,n) -> relacionamento não obrigatório com cardinalidade n ◦ (1,1) -> relacionamento obrigatório com cardinalidade 1 ◦ (1,n) -> relacionamento obrigatório com cardinalidade n

9  Para criar um especialização de uma entidade, clique no botão Especialização na barra lateral.  Em seguida clique na entidade que desejar criar a especialização.  Depois crie a outra entidade, que será a especialização da primeira.  Depois ligue as duas entidades usando o botão Ligar Objetos.

10

11 composto multivalorados

12

13

14  O modelo lógico gerado deve ser revisado, para ser corrigido segundo as regras de mapeamento E-R/Relacional, como mostrado na aula;

15

16

17

18 Cadastro de jogos de uma Federação de Futebol. “Um sistema de BD para armazenar resultados de campeonatos de futebol, seus times, estádios, escalações e árbitros, etc.”

19  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

20  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

21  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

22  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

23  Quais são as entidades envolvidas?  Campeonato  Time  Jogo ...

24  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

25  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

26  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

27  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

28  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

29  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

30  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

31  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

32  Quais sãos os atributos das entidades encontradas?  Time: Nome, Cidade, número de cadastro, estádio...  Jogo: número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem...

33  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

34  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

35  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

36  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

37  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

38  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

39  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

40  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

41  Existe relacionamento entre algumas entidades encontradas? De que tipo?  Campeonato -TEM- Jogo  1 para N  obrigatório (não existe campeonato sem jogo) ....

42  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

43  Uma federação de futebol deseja elaborar um cadastro geral para os campeonatos que organiza. Um campeonato é composto de um ou mais jogos. Um jogo pertence a um único campeonato.  Para cada campeonato deve-se armazenar: ◦ Nome, ano e seus jogos.

44  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

45  Para cada time é desejado armazenar: ◦ Nome, Cidade, número de cadastro, estádio (todo time possui um estádio), os times rivais (nem todo time tem um rival), jogos (todo time participa de jogos), o número de gols que o time marcou em cada partida, os profissionais (jogadores ou técnicos) que já atuaram pelo time (todo time possui jogadores e técnicos que atuaram por ele) e os profissionais dos quais o clube possui o passe (um time não é obrigado a possuir passes).

46  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

47  Para cada jogo, armazenar seu número, data, horário, os membro da comissão de arbitragem (cada um com sua função), estádio (todo jogo é realizado em estádio), times que jogaram (todo jogo é realizado por times) e os profissionais que participaram do jogo (em todo jogo cada time tem vários jogadores e um técnico)  Para cada jogador é desejado armazenar o número de cadastro, seu nome, apelido, idade, o time ao qual o passe do jogador pertence (o jogador pode ter passe livre) e os jogos que participou (um jogador não é obrigado a participar de jogos).

48  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

49  Ainda para o jogador, armazenar o número de gols em cada partida, o momento da partida em que gol é marcado, se o gol é contra ou a favor, o número de cartões (amarelo/vermelho) que o jogador recebeu no jogo, o número da camisa que usou no jogo e, se houve substituição, quais jogadores saíram e entraram.  Para os técnicos armazenar o número de cadastro, nome, idade e especialidade.  Um time é patrocinado por uma ou mais empresas em seus campeonatos. Uma empresa pode patrocinar vários times em vários campeonatos. Deve-se armazenar o nome e o CNPJ de cada empresa.

50  Modele o mini-mundo proposto utilizando o brModelo.  Gere o modelo lógico.  Obs: Todas as atividades devem ser corrigidas segundo as regras de mapeamento E-R/Relacional, como mostrado na aula.

51

52


Carregar ppt "Ferramenta Case para desenvolvimento do modelo E/R."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google