A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Anadias Trajano Camargos A ÉTICA, IDOSO E O CUIDADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Anadias Trajano Camargos A ÉTICA, IDOSO E O CUIDADOR."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Anadias Trajano Camargos A ÉTICA, IDOSO E O CUIDADOR

2 DEFINIÇÃO DE ÉTICA Ética - é colocar-se no lugar do outro SER; A Ética é a teoria que explica um tipo de comportamento dos homens, o morql, em sua totalidade, diversidade e variedade (Vázquez, 1996)

3 Moral - é um conjunto de valores, de crenças, de princípios, de deveres que norteiam a conduta das pessoas na sociedade. DEFINIÇÃO DE MORAL

4 A ÉTICA E A MORAL Ação, Comportamen to Valores e Costumes Deveres e Direitos Certo e Errado o Bem e o Mal SOCIEDADE

5 COMPROMISSO ÉTICO É o respeito que se deve ter à vida e o direito que nasce do princípio da dignidade humana (Fernandes, 1992).

6 ÉTICA E OS CUIDADORES Limitações/dependência do idoso; Valores religiosos dos idosos. Solidariedade Identifique o idoso pelo nome;

7 ÉTICA E OS CUIDADORES Respeitar o direito do idoso em relação a sua privacidade e pudor. Defender que o cuidar do idoso não é cuidar de máquinas ou objetos que controlam ou alguma coisa sem vontade e desejos próprios.

8 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 1. Ação 2. Tempo. Queremos interagir, mas não queremos dar o primeiro passo;. Queremos que os outros venham até nós.

9 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Relacionamento implica em ter DEVER e OBRIGAÇÕES: - Preço - Recompensa - Exercitar o AMOR, a JUSTIÇA, a VERDADE com as pessoas idosas.

10 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL O que destrói um relacionamento: - Expectativas falsas; - Egoísmo/individualismo; - Dificuldade de aceitar as pessoas com as suas diferenças;


Carregar ppt "Profa. Anadias Trajano Camargos A ÉTICA, IDOSO E O CUIDADOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google