A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Socorro: Meus filhos não obedecem! Filho de peixe, peixinho é! Filho de peixe, peixinho é!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Socorro: Meus filhos não obedecem! Filho de peixe, peixinho é! Filho de peixe, peixinho é!"— Transcrição da apresentação:

1 Socorro: Meus filhos não obedecem! Filho de peixe, peixinho é! Filho de peixe, peixinho é!

2 Tipos de Pais Dominadores – supressores Permissivos - bonzinhos Educadores – motivadores

3 Características do Pais Dominadores 1. Fazem observações críticas e hostis, invalidam e diminuem os filhos. Manipulam o poder a seu favor.Sempre estão certos e nunca cometem erros. A culpa é sempre dos outros. 2. Têm tendência a evidenciar os pontos fracos dos filhos e desconhecer as suas qualidades. Dificilmente elogiam.

4 3. Utilizam generalizações ao se referirem aos comportamentos dos filhos – Você não faz nada direito!, Você é um incompetente!, Você sempre me contraria!, Você nunca me obedece! Engolem o poder pessoal dos filhos. Por consequência, estes se transformam em pessoas intimidadas, falham constantemente e agem na vida de maneira deficiente e sem sucesso. Ou, tornam-se modelos de cópia dos filhos, que disputarão o poder com eles, de forma competitiva e supressora.

5 Características de Pais Permissivos 1. São carentes, emocionalmente, e têm dependência emocional dos filhos. 2. Precisam dos filhos para dar sentido à sua vida, por isso, têm muito medo de perdê-lo. Chamam a isso de amor. 3. Sofrem de sentimento de culpa, e para evitar este sentimento fazem todas as vontades dos filhos.

6 4. Superprotegem os filhos e são extremamente preocupados com sua segurança. Isto os faz sentirem-se fortes e necessários. Projetam a sua fragilidade e insegurança nos filhos. 5. Têm dificuldade para dar ordens aos filhos; sofrem porque eles não os obedecem e, na maioria das vezes, não sabem como reverter a situação.

7 Características dos Pais Educadores 1. Constroem o sistema pais e filhos dentro dos princípios de hierarquia e ensinam aos filhos o sentido de autoridade - Pais determinam e filhos obedecem. 2. Procuram informar aos filhos o por quê das determinações, explicando o raciocínio lógico e a conduta moral embutidos na ordem dada. Sustentam o seu comando com firmeza.

8 3. Incansavelmente, treinam os filhos a se esforçarem física, emocional e moralmente, para construírem e fortalecerem a sua força de vontade. 4. Ensinam aos filhos ética e moral e exigem que eles exercitem o seu livre arbítrio de maneira virtuosa. Coíbem com firmeza, a prática dos vícios morais. Invariavelmente ouvem os filhos, cedendo aos seus apelos, por justiça; nunca para fugir às pressões.

9 5. Invariavelmente, assumem a responsabilidade dos seus atos e cobram o mesmo de seus filhos. Não culpam a ninguém e nem a nada, pelos acontecimentos de sua vida. 6. Dizem sim e não com coerência. 7. Educam com amor, paciência, firmeza e justiça. Sentem amor pelos filhos e os tratam com respeito e consideração, ensinando-os a fazerem o mesmo com ele, os pais. 8. Ensinam e praticam o valor família.

10 Curva de maturidade

11 Perguntas ?

12 Felicidades! Susan Leibig Instituto de Pesquisas em Neuroeducação Tel.:


Carregar ppt "Socorro: Meus filhos não obedecem! Filho de peixe, peixinho é! Filho de peixe, peixinho é!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google