A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS"— Transcrição da apresentação:

1 A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
Efésios 2:4-6 Parte 3

2 Na semana passada nós meditamos sobre como a nossa velha natureza morre em Cristo.
Notamos também, que é Deus quem nos diz o que deve morrer em nós e citamos o exemplo do nosso nervosismo.

3 O Espírito Santo diz que o meu nervosismo foi crucificado e que eu não preciso perder o controle. Se eu disser: “Não estou disposto a perder o controle”, o Espírito Santo me dará força para eu não me descontrolar.

4 Hoje vamos meditar acerca de como nós ressuscitamos em Cristo.
Repare a expressão no verso 6: “juntamente com Ele (Cristo), nos ressuscitou”.

5 O verso 5 diz que nós estávamos separados de Deus, devido à nossa vida de ignorância, rebeldia e transgressões e porque cremos no que Cristo fez, recebemos vida juntamente com Ele. Isso tudo se deve ao Seu grande amor e misericórdia a nosso favor. (v.4)

6 Em 1 Pedro 1:3, nós encontramos a mesma mensagem de Paulo.
 Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. (1 Pedro 1:3 NTLH)

7 No entanto, quem de fato ressuscitou foi Cristo, não é?
Então, quando uma pessoa nasce de novo, é porque ela ressuscita com Cristo no mesmo instante. No entanto, quem de fato ressuscitou foi Cristo, não é?

8 O que significa ressurreição?
Jesus havia morrido e seu corpo estava lá sem sangue, com numerosas feridas na cabeça, a marca dos cravos nas mãos e nos pés, a ferida da lança no seu lado. O poder da morte havia se apoderado do corpo de Cristo.

9 Contudo, “a vida ou o poder” de Deus entrou naquele corpo morto e hoje, Ele vive! Essa “vida ou poder” que entrou no Seu corpo, venceu todos os poderes da morte e O ressuscitou.

10 O termo morte na Bíblia significa que uma pessoa está ausente de Deus, totalmente impotente e fraca, ou espiritualmente incapaz.  (...) quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. (...). (Efésios 2:5 NTLH)

11 Portanto, a pessoa que vive no espírito do mundo está morta e o cristão impotente, fraco e espiritualmente incapaz, sem obras resultantes da fé também está morto!

12 A pessoa que vem do mundo experimenta o poder da ressurreição com Cristo; isto é, nele é inserido o poder de Deus que vence a morte. Depois daí, ele precisa desenvolver a salvação por atos de fé no caminho, para não morrer ou afastar-se de Deus.

13  7 Por isso, como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, 8 não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele, no dia em que eles o puseram à prova no deserto. (Hebreus 3:7-8 NTLH)

14 Porque nada dentro do Reino de Deus deve começar por nós mesmos.
Muitos oram para que Deus os ressuscite, pensando que assim experimentarão o poder para fazer a Sua vontade, mas esse tipo de oração é equivocada. Por quê? Porque nada dentro do Reino de Deus deve começar por nós mesmos.

15 Lembre-se que quanto mais nos voltamos para nós mesmos, piores e mais fracassados seremos.
Cristãos assim, podem estar tendo uma crise de consciência e acham que no esforço pessoal e no desespero, poderão agradar e se aproximar de Deus.

16 Nós devemos aprender a ouvir o Espírito Santo, pois Ele é o próprio poder de Deus que age em nós contra o poder da morte.

17 Nós ressuscitamos porque nos sentimos ressuscitados?
Foi Cristo quem nos ressuscitou. Isso é um agir da graça de Deus.

18  (...) Pela graça de Deus vocês são salvos. (Efésios 2:5 NTLH)

19 Pois bem, nós temos que saber que fomos ressuscitados juntamente com Cristo, porque cremos no Filho de Deus. O fato é, que embora saibamos que Cristo ressuscitou, nós precisamos do poder da ressurreição.

20 Jesus já ressuscitou, este é o fato objetivo; mas, dentro de nós há a necessidade de nos sujeitarmos ao “poder” da ressurreição.  19 e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa 20 que ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial. (Efésios 1:19-20 NTLH)

21 Segundo a Palavra de Deus, as pessoas não podem ser salvas sem fé e jamais serão libertas sem obediência. A fé revela a obra consumada de Cristo e a fé, a obediência ao Espírito Santo.

22 Vamos ler o que Paulo diz em Filipenses 3:9,10.

23  9 (...) Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. 10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte. (Filipenses 3:9-10 NTLH)

24 Ele declara que a única razão de considerar todas as coisas como perdas, era conhecer o “poder” da ressurreição. Ele não disse sobre conhecer a ressurreição, mas ao “poder” que a realiza.

25 Comparemos dois textos: João 20:6,7 e João 11:43,44.

26  6 Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou
 6 Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali 7 e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado. (João 20:6-7 NTLH)

27  43 Depois de dizer isso, gritou: —Lázaro, venha para fora
 43 Depois de dizer isso, gritou: —Lázaro, venha para fora! 44 E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: —Desenrolem as faixas e deixem que ele vá. (João 11:43-44 NTLH)

28 O primeiro texto fala da ressurreição de Jesus e o segundo da de Lázaro.
Jesus não precisou que O desenrolassem e cortassem as faixas, mas Lázaro precisou.

29 Isso já não se deu com Jesus.
O que isso significa? Lázaro recebeu o poder da ressurreição e ressuscitou, mas precisou de ajuda posterior. Isso já não se deu com Jesus.

30 Você ressuscita espiritualmente com Cristo, mas é necessário aceitar o processo que o desamarre por inteiro.

31 Jesus ressuscitou, mas Lázaro, foi ressuscitado por Ele.
Quando você creu em Cristo, você foi ressuscitado, mas quando você olha para si mesmo, ainda se vê todo atado.

32 Tire os olhos de si mesmo e aceite o trabalho de Deus em sua vida, a fim de experimentar todo o poder da ressurreição.


Carregar ppt "A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google