A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática

2 Redes de Computadores História das Redes  Antes do advento de computadores dotados com algum tipo de sistema de telecomunicação, a comunicação entre máquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por usuários humanos através do carregamento de instruções entre eles.  Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio.

3 Redes de Computadores História das Redes  Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergaláctica", um precursor da ARPANET.

4 Redes de Computadores Históra das Redes  Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usuários distribuídos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DEC’s PDP-8) para rotear e gerenciar conexões telefônicas.

5 Redes de Computadores História das Redes  Em 1969, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o início da rede ARPANET usando circuitos de 50 kbits/s.  Redes de computadores e as tecnologias necessárias para conexão e comunicação através delas continuam a comandar as indústrias de hardware de computadores, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipos de usuários de redes, desde o pesquisador até o usuário doméstico.

6 Redes de Computadores História das Redes  Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O escopo da comunicação cresceu significativamente na década de 1990 e essa explosão nas comunicações não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computadores.

7 Redes de Computadores O que são Redes  As redes de computadores são um conjunto de computadores interligados para o compartilhamento de recursos.  Nas Redes os computadores conectados são sistemas independentes, cada computador, ou nó da rede, processa localmente suas informações ou podem também utilizar recursos de hardware de outros computadores para obterem um processamento.

8 Redes de Computadores Uma rede permite:  Compartilhar programas e dados  Compartilhar recursos de Hardware  Trocar Mensagens  Utilizar computadores remotamente  Gerenciar Recursos e Dados

9 Redes de Computadores Tipos de Redes  As redes podem ser classificadas em basicamente dois tipos, quanto à maneira de compartilhamento:  Redes Ponto-a-Ponto  Redes Cliente/Servidor

10 Redes de Computadores Redes Ponto-a-Ponto  Tipo mais simples de rede.  Nesse tipo de rede, dados e periféricos podem ser compartilhados sem muita burocracia.  Qualquer computador pode facilmente ler e escrever arquivos armazenados em outros computadores e também usar os periféricos instalados em outros computadores.  Não há um Servidor na rede, todos computadores podem ser um servidor de dados ou periféricos.

11 Redes de Computadores Rede Ponto-a-Ponto  Vantagens  Baixo Custo  Fácil implementação  Sistema simples de cabeamento  Micros funcionam sem estarem conectados a rede  Desvantagens  Não existe um administrador de rede  A rede terá problemas para crescer de tamanho  Baixa segurança

12 Redes de Computadores Redes Cliente/Servidor  Tipo de rede usado quando se deseja conectar mais de 10 computadores ou quando se deseja ter uma maior segurança na rede.  Nesse tipo de rede utiliza-se um servidor, que é um computador que oferece recursos especializados para os demais micros da rede.

13 Redes de Computadores Redes Cliente/Servidor  A vantagem de se ter um servidor dedicado é a velocidade de resposta às solicitações do cliente, já que além dele ser especializado na tarefa em questão, normalmente ele não executa outras tarefas.  Outra vantagem das redes cliente/servidor é a forma centralizada de administração e configuração, o que melhora a segurança e organização da rede.

14 Redes de Computadores Tipos de Servidor  Servidor de Arquivos : responsável pelo armazenamento de arquivos de dados - como arquivos de texto, planilhas eletrônicas, etc.  Servidor de Impressão: responsável por processar os pedidos de impressão solicitados pelos micros da rede e enviá-los para as impressoras disponíveis.  Servidor de Aplicações: É responsável por executar aplicações do tipo cliente/servidor como, por exemplo, um banco de dados.

15 Redes de Computadores Tipos de Servidor  Servidor de Correio Eletrônico: Responsável pelo processamento e pela entrega de  Servidor de Comunicação: Responsável por fazer a comunicação das redes com outras redes.

16 Redes de Computadores Redes Cliente/Servidor  Vantagens  Maior desempenho que as redes ponto-a- ponto  Alta Segurança  Manutenção Centralizada  Desvantagens  Custo mais elevado  Necessidade de Mão-de-obra especializada  Dependência do Servidor para as demais máquinas funcionarem

17 Redes de Computadores FIM DESTE CONTEÚDO


Carregar ppt "Redes de Computadores Prof.: Rafael Silva POLIMIG Técnico em Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google