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Conceitos e Terminologia Musical

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Apresentação em tema: "Conceitos e Terminologia Musical"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Terminologia Musical

2 Notação Musical Evolução Notação Musical Convencional Transmissão Oral
Idade Média Neumas e Melismas (Canto Gregoriano) Aparecimento das linhas da Pauta Período Barroco Estabilização da notação musical utilizada hoje em dia Notação Musical Convencional Emprega símbolos espacialmente posicionados para denotar altura, duração, intensidade, articulação, andamento e outros parâmetros relativos à execução musical

3 Noções Básicas

4 Parametrização Altura  Freqüência da fundamental
Andamento e Duração  Duração em segundos Ritmo (Compasso)  Agrupamento temporal das figuras e/ou notas Tonalidade  Sequenciamento em altura de escalas com 7 de notas (Música Ocidental) Dinâmica  Intensidade sonora

5 Altura Atributo da sensação auditiva a partir do qual o som pode ser ordenado em uma escala musical Audição Humana Logarítmica Extensão:  20 a Hz Podemos distinguir  mudanças de freqüência Escalas Musicais Ocidentais tradicionais utilizam somente 120 freqüências divididas em 10 blocos com 12 notas (oitavas) agrupadas de 7 em 7 (Tonalidades)

6 Oitava Intervalo entre duas freqüências com razão 2:1
Sensação auditiva de mesma nota em alturas diferentes 66 Hz Freqüência 89 Hz 132 Hz 198 Hz 264 Hz Dó2 Ré2 Mi2 Dó1 Ré1 Mi1 Fá1 Sol1 Lá1 Si1

7 Divisão da Oitava 7 notas (do, re, mi, fá, sol, lá, si)
Na Música Ocidental tradicional, divide-se em 12 intervalos iguais denominados semitons (2 semitons = 1 tom) 7 notas (do, re, mi, fá, sol, lá, si) Alterações (operadores) Sustenido e dobrado sustenido para aumentar um semitom e um tom respectivamente Bemol e dobrado bemol para baixar um semitom e um tom respectivamente Freqüência dó# ré# fá# sol# lá# sustenidos réb mib solb láb sib bemóis v do re mi fá sol lá si do re mi fá sol lá si do re mi fá sol lá si ª oitava ª oitava ª oitava

8 Tonalidade Tonalidade
Determina o centro tonal: “7 notas principais” a serem usadas nas construção dos acordes e melodias, assim como ajuda a determinar as seqüências de acordes modulação = mudança de tonalidade 2 Modos (padrões para extração das “notas” entre as 12 que subdividem a oitava) Modo Maior Tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom Modo menor Tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom v do re mi fá sol lá si

9 Notação de Altura Pauta Claves 5 linhas horizontais
Altura de uma figura é indicada pelo seu posicionamento vertical nas linhas ou espaços Claves Definem as alturas a serem atribuídas a uma determinada pauta Clave de Sol Clave de Fá Clave de Do na 4a linha Clave de Do na 3a linha

10 Claves Mais comuns: Sol e Fá
Pode-se utilizar linhas suplementares e/ou sinais de oitava

11 Claves Alterações Sustenido e dobrado sustenido
Elevam um semitom e um tom respectivamente Bemol e dobrado bemol Abaixam um semitom e um tom respectivamente Bequadro Cancela sustenidos e bemóis

12 Convenções de Notação Sistema Latino Sistema Anglo-saxônico
Do (Ut), Re, Mi, Fá, Sol, Lá, Si Sistema Anglo-saxônico A, B, C, D, E, F, G (= lá, si, do, re, mi, fá, sol) Lá central = 440 Hz e Do central = 261,63 Hz Identificação das oitavas

13 Duração Duração de um som Notação
Lapso de tempo entre o início e o final do mesmo Notação Figuras Rítmicas Unidades de duração relativas e dependentes de um determinado andamento Semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e quartifusa /2 1/4 1/8 1/16 1/32

14 Duração Ponto: aumenta a duração da nota (figura ou pausa) em 50%
Pausas

15 Andamento ou Tempo Indicador da velocidade de execução das notas e/ou figuras 2 Formas Precisa: semínimas por minuto Metrônomo Subjetiva Largo Adagio Andante Moderato Allegro Presto

16 Compassos 2 ritmos básicos Binário e Ternário
Indicação do ritmo e unidades de medida 3 tipos Simples (Unitário), Binário, ternário e quaternário com seus múltiplos Composto Numerador divisível por 3 Alternado ou misto Expresso em forma de fração (sem a linha horizontal) onde: Fração = Unidade de compasso com semibreve = 1 (4/4) Numerador = número de tempos quando simples ou misto 1/Denominador = unidade de tempo quando simples ou misto São delimitados na pauta por barras de compasso verticais

17 Dinâmica Dinâmica Magnitude da sensação auditiva produzida por um estímulo sonoro Depende primariamente da intensidade do estímulo sonoro Notação musical é relativa e subjetiva Pianisissimo (ppp) Pianissimo (pp) Piano (p) Mezzo piano (mp) Mezzo forte (mf) Forte (f) Fortissimo (ff) Fortisissimo (fff) Crescendo (<) e Decrescendo (>) Acentos diversos

18 Colocando Tudo Junto: Melodia, Harmonia e Contraponto
Série sucessiva (Melodia) e/ou simultânea (Harmonia) de sons com significado e estrutura definidos de acordo com as leis da melodia, harmonia e ritmo Melodia Sucessão de sons organizados rítmica e tonalmente Harmonia Combinação de acordes tonalmente concordantes com a melodia Contraponto Superposição harmonicamente consistente de melodias

19 Classificação dos Intervalos
do re mi fá sol lá si Quanto ao número de notas Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, etc... Quanto ao número de semitons Maiores e menores ou justos, aumentados, diminutos, super-aumentados e sub-diminutos Uníssono = mesma nota Enarmonia = mesmo som, nomes diferentes

20 Intervalos 2 sons sucessivos = Intervalo melódico
2 sons simultâneos = Intervalo harmônico Consonância e Dissonância Razões de freqüência com pequenos inteiros são consonantes Intervalos consonantes Terças e sextas maiores e menores e todos os justos, os outros são dissonantes

21 Acordes Formação de Acordes Campo harmônico 3 ou mais sons simultâneos
Nota mais grave chama-se baixo ou fundamental As outras são designadas por seu intervalo em relação à fundamental (terça, quinta, sétima, ...) Os mais simples são as tríades (3 notas) Exemplos: Do maior = do mi sol Re menor = re fá lá Podem ser representados por cifras A, C7M, Dm7(9), Campo harmônico cada grau de uma escala possui os seus acordes associados de 3 ou mais sons

22 Afinação e Instrumentos

23 Afinação Vibração de uma corda produz nodos de vibração múltiplos inteiros da fundamental (harmônicos) Série Harmônica Fundamental, 2f, 3f, 4f, 5f, 6f, 7f, etc...

24 Afinação Razões de Freqüência Intervalo Escala
2:1, 3:2, 4:3, 5:3, 5:4, 6:5, 8:5, etc... 2:1 = oitava Intervalo Espaçamento em altura (freqüência) entre duas notas (sons) Escala Série de sons ordenados ascendentemente com intervalos de freqüência definidos a partir da série harmônica

25 Afinação Processo de seleção e ajuste da freqüência dos sons de uma escala musical A Escala extraída diretamente da série harmônica é denominada Escala de Afinação Justa Implementação e/ou execução de instrumentos musicais justos é complicada Escala utilizada musicalmente é denominada Escala de Afinação Temperada Alguns instrumentos são capazes de execução justa

26 Escala de Afinação Justa
Escala Musical que emprega intervalos de freqüência representados pelas razões com inteiros pequenos da série harmônica

27 Dificuldade Principal
O número de freqüências necessárias à execução em todas as tonalidades torna impraticável a construção e execução de instrumentos musicais com sons prefixados v do re mi fá sol lá si

28 Escala de Afinação Temperada
Temperamento Redução por arredondamento, dos intervalos formados a partir da afinação justa A oitava é dividida em 12 intervalos com razões de freqüência idênticas 1, f, f2, f3, f4, f5, f6, f7, f8, f9, f1o, f11, f12 onde f12 = 2 ou  1 Semitom:  Intervalo temperado: Pode-se utilizar centésimos Uma oitava = 1200 centésimos Um semitom = 100 centésimos v do re mi fá sol lá si

29 Afinação Temperada /* Escala.c */ #include <stdio.h>
#include <math.h> #include <stdlib.h> #include <conio.h> void main() { FILE *arq; int i; double base = ; clrscr(); if ((arq = fopen(".\\esc.txt","w")) == NULL) fprintf(stderr,"\nNao pude abrir o arquivo\n"); for (i=-2;i < 129;i++) base = base * pow(2,1.0/12.0); fprintf(arq,"\n midi[%3d] = %15.9lf;",i,base); printf ("\n midi[%3d] = %15.9lf;",i,base); } fprintf(arq,"\n"); fclose(arq); exit(0);

30 Instrumentos Musicais
Sistema mecânico, elétrico, eletrônico ou digital capaz de produzir um ou mais sons (musicais) Tipos Cordas Dedilhadas Friccionadas Percutidas Sopros Embocadura livre Palheta simples e dupla Bocal Cordas Vocais Percussão Altura definida e Altura indefinida Elétricos, eletrônicos e Digitais

31 Resposta em freqüência de alguns instrumentos
Obs: inclui todos os parciais!

32 Faixa de Intensidade

33 Faixas de freqüência e intensidade
O que os seres humanos escutam

34 Envoltória

35 Timbre Conteúdo Espectral Caracteriza-se por:
Quantidade, intensidade, distribuição e relação de fase dos parciais Envoltória dos mesmos Pode variar segundo outros fatores Modo de excitação (maneira de tocar) Acústica do ambiente Ressonância do sistema Resposta de freqüência do sistema

36 Fim


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