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Think: Guia de Desenvolvimento Mobile em Equipes Reduzidas

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Apresentação em tema: "Think: Guia de Desenvolvimento Mobile em Equipes Reduzidas"— Transcrição da apresentação:

1 Think: Guia de Desenvolvimento Mobile em Equipes Reduzidas
Aluno: Rafael Rabelo Itajubá Orientador: Prof. Dr. Eduardo Martins Morgado Co-Orientador: Lais Munhoz Mastelari

2 Sumário Ambientes Ambiente de Produção Ambiente de Palco Ambiente de Desenvolvimento Frameworks Modelos e Arquitetura Resultados e Conclusões Parciais

3 1 - Ambientes Três tipos básicos de Ambientes:
Development (Desenvolvimento) Staging (ou ‘Encenação’) Production (Produção) Começando do mais ‘simples’ ao mais ‘complexo’ tipo de ambiente.

4 1.1 – Ambiente de Produção Constituído basicamente do Servidor, dos softwares essenciais para o funcionamento do webservice e dos aparelhos mobile dos usuários finais. Dominio: thinkapp.me 1 Servidor Kameda KS 2G (PROC: 1.6 GHz, RAM: 2GB, HD: 1TB, Link: 100 Mbps); Arch Linux, distribuição ovh; Tomcat 7; MariaDB 5.5; Apache 2.2; IPTables 1.4; Aparelhos Android 4.0, Windows 8+;

5 1.2 – Ambiente de Encenação
Como trata da encenação literal do ambiente de produção, a configuração dos software é a mesma, variando o que for relacionado à software. Domínio: stg.thinkapp.me 1 VM (VMWare) (PROC: 1.6 GHz, RAM: 2GB, HD: 60GB); Arch Linux, distribuição ovh; Tomcat 7; MariaDB 5.5; Apache 2.2; IPTables 1.4; Galaxy Note 10.1; Nexus X; Windows 8;

6 1.1 – Ambiente de Desenvolvimento
Mais complexo dos ambientes, composto por tudo o que é necessário ao desenvolvimento. Domínio: dev.thinkapp.me Eclipse Juno, com plug-ins para Maven, Mercurial e Hibernate Tools; Visual Studio 2012, com plug-ins para NuGet e Mercurial; Tomcat 7; MySQL 5.5; Apache 2.2; Vários Emuladores de Android 4.0+;

7 1.1 – Ambiente de Desenvolvimento
Alguns serviços rodam no servidor de Produção por comodidade, porém o correto é a separação em dois servidores, um somente para serviços de desenvolvimento e outro para produção. Domínio neptune.li Bugzilla; Rhodecode & Mercurial; Icescrum;

8 2 - Frameworks Uma variedade enorme de frameworks foram utilizados na construção do Web Service, porém são abaixo são citados os mais importantes: Web Service VRaptor: framework generalista brasileiro, REST e ótima integração com Spring; Spring Security: Autenticação (do usuário e das aplicações) e Autorização; Hibernate: ORM e gerenciamento do acesso aos dados;

9 2 - Frameworks Todos os frameworks utilizados nas aplicações mobile estão citados abaixo: Android Android Annotations: framework generalista com o proposito de facilitar a manutenabilidade do código; Spring Simple REST Template: Autenticação e consumo de dados REST; Windows 8 sqlite3: para persistência dos dados localmente utilizando sqlite;

10 3 – Modelos e Arquitetura

11 3 – Modelos e Arquitetura
Visão do Desenvolvedor Java C# think-web think-rest think-android think-win8 think-winphone7 think-core think-core

12 4 – Resultados e Conclusões Parciais
Manutenabilidade Segurança Projeto de Software Experiência de Usuário Desempenho

13 4 – Resultados e Conclusões Parciais
Android 4.0

14 4 – Resultados e Conclusões Parciais
Android 4.0

15 4 – Resultados e Conclusões Parciais
Windows 8

16 4 – Resultados e Conclusões Parciais
Staging Production


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