A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeito Estufa. Efeito estufa O efeito estufa é um processo no qual a radiação proveniente do Sol, ao ser absorvida pelos corpos ou substâncias na Terra,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeito Estufa. Efeito estufa O efeito estufa é um processo no qual a radiação proveniente do Sol, ao ser absorvida pelos corpos ou substâncias na Terra,"— Transcrição da apresentação:

1 Efeito Estufa

2 Efeito estufa O efeito estufa é um processo no qual a radiação proveniente do Sol, ao ser absorvida pelos corpos ou substâncias na Terra, é convertida e emitida para a atmosfera na forma de radiação infravermelha. Alguns gases presentes na atmosfera podem absorver essa radiação infravermelha emitindo calor. Esse fenômeno é natural e desejável – sem ele, a temperatura na Terra seria baixa demais e a vida, tal como ela é, seria inviável.

3 Efeito estufa O problema é o agravamento do efeito estufa, principalmente pela utilização de combustíveis fósseis. Aumento da temperatura  fortes impactos para vários ecossistemas, tais como: –elevação do nível dos mares; –alterações climáticas em todo o planeta; –modificações profundas na vegetação; –dentre outras.

4 Efeito estufa - Mecanismo Interação radiação eletromagnética – matéria O efeito estufa envolve processos de absorção e emissão das diferentes formas de energia eletromagnética, em que uma radiação mais energética pode ser absorvida por um corpo e, em seguida, transformada em calor ou emitida como outro tipo de radiação, com energia mais baixa.

5 Efeito estufa - Mecanismo

6 A radiação visível e a ultravioleta têm energia suficiente para excitar elétrons de um nível fundamental (menor energia) para um nível excitado (maior energia), dependendo da estrutura eletrônica da molécula. Entretanto, este elétron não fica excitado por muito tempo e tende a decair para seu estado fundamental (mais estável). Efeito estufa - Mecanismo

7

8 A radiação infravermelha não tem energia suficiente para provocar excitação dos elétrons, mas faz com que os átomos, ou grupos de átomos vibrem com maior rapidez e com maior amplitude em torno das ligações covalentes que os unem.

9 Efeito estufa - Mecanismo

10 A absorção radiação infravermelha induz as deformações assimétricas das moléculas, criando momentaneamente um dipolo eletromagnético:

11 Efeito estufa - Mecanismo A absorção da radiação infravermelha induz um aumento na energia cinética média das moléculas, intensificando os movimentos de vibração, rotação e translação destas moléculas  aumento de temperatura no volume ocupado por elas.

12 Efeito estufa - Mecanismo Esta radiação emitida de energia mais baixa pode seguir dois caminhos diferentes: –1. Atravessar a atmosfera e escapar para o espaço; –2. Ser absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Gases como o CO 2, H 2 O, O 3, CH 4, NO x e SO x são capazes de absorver a radiação infravermelha emitida pela Terra e intensificar seus movimentos de vibração, rotação e translação  fluxo de calor para o ambiente, aquecendo a Terra. Gases como o CO 2, H 2 O, O 3, CH 4, NO x e SO x são capazes de absorver a radiação infravermelha emitida pela Terra e intensificar seus movimentos de vibração, rotação e translação  fluxo de calor para o ambiente, aquecendo a Terra.

13 Efeito estufa - Mecanismo

14


Carregar ppt "Efeito Estufa. Efeito estufa O efeito estufa é um processo no qual a radiação proveniente do Sol, ao ser absorvida pelos corpos ou substâncias na Terra,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google